sexta-feira, 2 de março de 2012

BANCÁRIOS E CENTRAIS SINDICAIS COBRAM HUMANIZAÇÃO DA PERICIA DO INSS




Trabalhadores se reuniram na manhã desta quinta-feira (01) em frente ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para cobrar a humanização das perícias da entidade e respeito aos empregados periciados. A ação foi uma realização do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) e contou com a participação de centrais sindicais, sindicatos e pessoas que buscam atendimento no INSS. Após o ato, foi realizada uma reunião com a superintendência do INSS.
 
Com atores representando um trabalhador e um médico do INSS, o protesto chamou a atenção da população para a necessidade de um tratamento mais humano nas perícias com mais respeito. Durante o protesto, várias pessoas procuraram o Sindicato para testemunhar que foram vítimas da falta de humanização nas perícias médicas.
 
O presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva, destacou que é crescente o número de reclamações de pessoas que tem suas enfermidades subestimadas ao se apresentar nas consultas do INSS. Ele destaca que muitos bancários que apresentam problemas de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e doenças psicológicas nem sempre são atendidos com dignidade.
 
“Queremos que as pessoas sejam atendidas com dignidade e respeito. Sabemos que pode haver casos que não procedem nas perícias, mas não pode haver generalização como se todos ali estivessem fingindo uma enfermidade”, diz o presidente.
 
A empregada doméstica, Maria de Lurdes de 56 anos, relata que já testemunhou uma pessoa passando mal depois de sair da sala de perícia por ter ficado muito nervosa.  “Eu mesma já passei por várias perícias porque tenho um problema nas pernas que me impede de ficar muito tempo em pé. Já teve médico perito que me disse que eu não tinha nada e podia trabalhar normalmente. Eu acho que este protesto serve para mostrar que a coisa tem que melhorar para gente”.
 
Denúncia
 
Durante reunião entre as entidades sindicais, o superintendente do INSS em Mato Grosso, Eduardo Luiz da Silva e o chefe de seção de Saúde do Trabalhador do INSS, João Bosco de Oliveira, foram apresentadas as principais queixas dos empregados que recorrem à perícia médica e são atendidos de forma que se sentem humilhados.
 
“Estamos aqui para atentar os médicos que a maior queixa é de que o trabalhador que busca o INSS é tratado como se fosse mentiroso e quisesse tirar proveito da situação. As pessoas merecem ser bem atendidas”, destaca o secretário de Saúde e Condições de Trabalho do SEEB-MT, João Dourado.
 
A superintendência do INSS no Estado deixou claro que todo trabalhador que se sentir mal tratado durante a perícia pode realizar denúncia pelo telefone 135 ou diretamente no INSS e relatar o abuso para que a ouvidoria encaminhe a queixa. O superintendente João Bosco garantiu que todas as denúncias são apuradas.
 
Sindicato
 
O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso disponibilizará atendimento aos trabalhadores que queiram registrar reclamações quanto à perícia médica do INSS. Todas as reclamações entregues no Sindicato serão reunidas e encaminhadas à superintendência do Instituto Nacional para apuração. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 65 3623-5333.
 
Além do SEEB-MT, participou do ato a Fetec/CN, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Sinttel-MT, Sintect-MT, Sindivalores e Ascoban.
 
Redação 24 Horas News

0 comentários:

Postar um comentário

Visite