Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

sábado, 28 de abril de 2012

INTERNET 4G BARATEARÁ SERVIÇOS OFERECIDOS ATUALMENTE,DIZ MINISTRO



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, informou nesta sexta-feira (27) que os preços dos serviços 4G (tecnologia de quarta geração para internet móvel) deverão ser um pouco mais altos que os das tecnologias oferecidas atualmente, no entanto, não serão exorbitantes.
"Não pode ser muito diferente do que é hoje, senão as pessoas não vão mudar para a nova tecnologia. Se for um preço exorbitante, as pessoas vão preferir ficar. O que eu tenho lido é que o 4G vai ser um pouco mais caro e, consequentemente, vai baixar o 3G. A tendência é que quem tem poder aquisitivo vai querer migrar imediatamente para o 4G, que tem um serviço até dez vezes mais rápido", informou Bernardo.
Segundo a Agência Brasil, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) espera arrecadar pelo menos R$ 3,85 bilhões com o leilão da faixa de frequência de 2,5 Ghz (giga-hertz) - que será destinada à tecnologia 4G -, marcado para o dia 12 de junho. No total serão leiloados seis lotes, e o vencedor será aquele que oferecer o maior serviço pela outorga de cada um deles.
Concorrência acirrada
O ministro das Comunicações informou que haverá uma concorrência acirrada no leilão. "Pelo interesse que as empresas têm demonstrado, pelas características do mercado brasileiro e pela forma como foi montado o leilão, não temos dúvida de que vai ter uma disputa acirrada, principalmente nos lotes nacionais. Com certeza, todos serão vendidos", explica.
O presidente da Anatel, João Rezende, compartilha da opinião do ministro, e acredita na concorrência, tanto para o leilão da faixa 2,5 GHz como para o da faixa de 450 MHz (mega-hertz), que servirá para ampliar a cobertura dos serviços de telefonia móvel e internet na área rural.
"O Brasil é um mercado que tem competitividade e é o mais seguro hoje para atração de investimentos, porque as condições favorecem, inclusive com o crescimento da renda da população", argumenta Rezende
Fonte: Infomoney

"QUEM MANDA NO PAGOT É O BLAIRO", DISSE CARLINHOS CACHOEIRA EM GRAVAÇÃO DA PF



O vazameto do teor do inquérito que investiga o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), pelo site de notícias Brasil 247, tornou público um escândalo que vai muito além da imaginação dos membros da CPMI no Congresso.
Para os mato-grossenses cairam como bombas as transcrições de gravações telefônicas entre Carlinhos Cachoeira e o senador Demóstenes Torres (sem partido) mencionando Luiz Antônio Pagot (ex-diretor-geral do Dnit) e o senador Blairo Maggi (PR).
Numa das gravações o senador Demóstenes menciona preocupação com a ida de Pagot para prestar
esclarecimentos na Comissão de Infraestrutura em julho do ano passado. É então que o nome de Maggi é mencionado pela primeira vez por Cachoeira, que diz que falou com ele sobre Pagot e que ele não vai falar nada porque “Blairo é quem manda nele”.
Diversas transcrições revelam ainda que Luiz Antônio Pagot, quando ainda era diretor-geral do Dnit, foi à Comissão de Infraestrutura prestar esclarecimentos sobre possível favorecimento da empresa Delta Construções, tudo estava combinado. O senador Demóstenes temia que Pagot citasse seu nome e de Cachoeira e revelasse ter participado de um jantar na companhia de ambos e o dono da Delta, Fernando Cavendish. Vários telefonemas foram dados e Acácio foi encarregado de pedir a intercessão de Blairo Maggi para conter Pagot.O senador Blairo Maggi não foi localizado pela reportagem para comentar as gravações.
Cícero Henrique


TEOR DE INQUÉRITO SIGILOSO DO STF, QUE INVESTIGA O SENADOR DEMÓSTENES TORRES, É DIVULGADO EM SITE DE NOTICIAIS



Brasília - Três horas após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski decidir compartilhar com o Congresso Nacional o inquérito que investiga o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), osite de notícias Brasil 247 publicou a íntegra do documento que está sob segredo de Justiça.
A decisão de Lewandowski manteve o caráter sigiloso do inquérito e determinou que essa condição fosse respeitada pela comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que investiga as denúncias de envolvimento de parlamentares com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que fez o pedido.
Lewandowski é relator do inquérito que tramita no STF. Além de compartilhar os dados com a CPMI, instalada esta semana no Congresso Nacional, ele também autorizou o compartilhamento de dados com o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, que analisa a representação por quebra de decoro parlamentar contra o senador goiano.
A decisão também se estende à Comissão de Sindicância da Câmara dos Deputados, que investiga os parlamentares João Sandes Junior (PP-GO) e Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), acusados de envolvimento com o empresário Cachoeira.
O empresário é suspeito de explorar jogos ilegais e foi preso na Operação Monte Carlo, em fevereiro. A CPMI que leva seu nome investigará sua ligação com políticos e empresários.
Por: Luciana Lima
Fonte: Agência Brasil

JANDIR MILAN É REELEITO PARA A FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS EM MT

Eleição foi marcada por ações na Justiça;                                                           empresário teve apoio de 28 de 31 sindicatos



Mesmo com a polêmica judicial e as tentativas de impugnação do pleito, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) realizou, na tarde desta sexta-feira (27), a eleição para presidente da entidade, para o triênio 2012/2015. O atual presidente, Jandir Milan, foi reeleito com o apoio de 28 dos 31 sindicatos patronais que votaram.

Apenas uma chapa concorreu na eleição. Três sindicatos se manifestaram contra a chapa encabeçada por Milan votando em branco, e dois sindicatos não compareceram.

O processo foi tumultuado pelas tentativas do empresário Carlos Antônio de Borges Garcia, o “Catonho”, de anular a eleição. Ele entrou com três ações na Justiça do Trabalho contra o pleito. Teve o mandado de segurança negado em primeira instância, mas acabou conseguindo uma liminar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), suspendendo a eleição.

Na tarde da última quinta (26), a liminar foi cassada pelo pleno do TRT e a Fiemt resolveu dar continuidade ao pleito, agendado para esta sexta (27). Catonho, porém, ainda fez uma última tentativa, na manhã de hoje, e entrou com novo recurso. Ele não conseguiu anular o pleito a tempo, mas promete tentar novamente.

O argumento de Catonho é que Milan teria antecipado a data habitual da eleição em cerca de seis meses, com o objetivo de desarticular a oposição e não dar à chapa adversária tempo para se organizar.

Milan, em entrevista ao MidiaNews, lamentou que o pleito tenha sido tão tumultuado. “É a primeira vez que a eleição na Fiemt tem demandas jurídicas. Não precisava isso, expôs a federação na mídia com inverdades. A Fiemt é democrática, foi o conselho que escolheu a data da eleição; 25 dos 28 sindicatos aprovaram a data de 27 de abril”, afirmou.

Ele disse que o resultado da eleição reflete a vontade dos empresários da indústria em manter a gestão atual. “A Fiemt evoluiu muito na minha gestão. Nosso trabalho é reconhecido em nível nacional. Temos o melhor Senai do Brasil, que capacitou 62 mil pessoas no ano passado”, informou o presidente.

“Desespero”
O empresário atribuiu as tentativas de impugnação do pleito a um “desespero” de Catonho, que não teria respaldo dentro da federação. “Essa é uma tentativa desesperada, pela baixa adesão que ele teve junto aos sindicatos. Então tentou tumultuar o processo. E, se ele impugnasse a eleição, o que ele faria? Montar a chapa? Ele não conseguiu viabilizar nos primeiros 15 dias. Conseguiria depois?”, questionou.

O presidente reeleito informou que, a partir da publicação do calendário da eleição, há o prazo de 15 dias para montar chapa. “Sempre foi assim. No passado, quando ele foi presidente por dois mandatos, foi assim. Ele não pode alegar que não teve prazo”, observou.

Milan justificou a realização do pleito em abril devido à necessidade de desvincular a eleição na Fiemt do calendário das eleições municipais, que serão em outubro. “Não quisemos misturar a eleição da federação com a eleição para prefeito. Não queremos misturar política empresarial com política partidária. Decidimos [o conselho] que o pleito não seria mais em data próxima ao período eleitoral”, alegou.

“Não foi uma antecipação como ele [Catonho] disse, porque não temos trava de datas. Não tem a obrigação de realizar a eleição no máximo seis meses antes da posse, como no caso dos sindicatos, porque as federações e as confederações não têm essa restrição”, argumentou Milan.

O presidente é industrial dos segmentos de móveis e Tecnologia da Informação, e assumiu como presidente interino quando Mauro Mendes se afastou do cargo. Essa foi a primeira vez que Milan foi eleito presidente, e o mandato se inicia em 29 de novembro deste ano, com término em 2015.

Confira abaixo a composição da chapa eleita:

DIRETORIA (EFETIVOS)

PRESIDENTE: JANDIR JOSE MILAN

1º VICE-PRESIDENTE: EDGAR TEODORO BORGES

VICE-PRESIDENTE: CELSO PAULO BANAZESKI

VICE-PRESIDENTE: GERALDO BENTO

VICE-PRESIDENTE: GUSTAVO PINTO COELHO DE OLIVEIRA

VICE-PRESIDENTE: JOSE CARLOS JOB

VICE-PRESIDENTE: JOSE EDUARDO PINTO

VICE-PRESIDENTE: MAURO CABRAL DE MORAES

VICE-PRESIDENTE: PAULO CELIDONEO BRESSER DORES

VICE-PRESIDENTE: SILVIO CEZAR PEREIRA RANGEL

VICE-PRESIDENTE: WILMAR JOSÉ FRANZNER

1º SECRETÁRIO: SERGIO RICARDO SILVA ANTUNES

2º SECRETARIO: LUIZ ANTONIO MARTINS GARCIA

3º SECRETÁRIO: ELIAS CORREIA PEDROSO

1º DIRETOR FINANCEIRO: LIDIO MOREIRA DOS SANTOS

2º DIRETOR FINANCEIRO: MARCOS ANDRÉ BRITA

3º DIRETOR FINANCEIRO: FERNANDO HIDEKAZU ALVES KUZAI

DIRETOR CLAUDIO: CLEBER OTTAIANO

DIRETOR: HEITOR TRENTIN

DIRETOR: HELMUT HOLLATZ

DIRETOR: JALDES LANGER

DIRETOR: JOAO CARLOS BALDASSO

DIRETOR: JOAQUIM AUGUSTO CURVO

DIRETOR: JOSE ALEXANDRE SCHULTZ

DIRETOR: JOSE ROBERTO DADA

DIRETOR: JULIO FLAVIO CAMPOS DE MIRANDA

DIRETOR: JULIO CEZAR PAREIRA DUARTE
DIRETORIA (SUPLENTES)
DOMINGOS KENNEDY GARCIA SALES

LUIZ CARLOS RICHTER FERNANDES

ARNALDO DA SILVA ALVES FILHO

ANILDO LIMA BARROS

DANIEL LOCATELLI

LUIZ ANTONIO MIRANDA 

LUIS LOTUFO JUNIOR

FERNANDO ZAFONATO

JOSE LAVAQUI SOBRINHO

OMAR ALBERTO PEREIRA PINTO

LAERTE LISBOA LEITE

ROBERTO RIOS LIMA

ULANA MARIA BRUEHMUELLER BORGES

ELEANDRO JOSEMAR KREMER

ADILSON SOARES ROCHA

CARLOS LAERCIO SCHOLZ

VONICLEI GASPARINI

WELLINGTON NUNES DOS SANTOS

JARDERSON CESAR BARBIERI

HELOIZO MOTTA RAMOS

EUSTAQUIO MACHADO DE MIRANDA

CLAUDINEI DE MELLO FREITAS

AILTON FERREIRA DA SILVA

WAGNER GASBARRO NASCIMENTO

DAVID FERREIRA DE CARVALHO

RODRIGO NOGUEIRA MANOEL

LUIZ GONZAGA FERREIRA PINTO

CONSELHO FISCAL (EFETIVOS)
CLEVERSON CABRAL

NIVALDO DE ALMEIDA CARVALHO JUNIOR

GUILHERME LOMBA DE MELLO ASSUMPÇÃO

CONSELHO FISCAL (SUPLENTES)

SERGIO RICARDO INOUI

JESUS GONÇALVES DOS SANTOS

EVNY CRISTIANE ALVES SENDESKI

DELEGADOS REPRESENTANTES CNI (EFETIVOS)
MAURO MENDES FERREIRA

ALEXANDRE HERCULANO COELHO DE SOUZA FURLAN

DELEGADOS REPRESENTANTES CNI (SUPLENTES)

JANDIR JOSE MILAN

EDGAR TEODORO BORGES
Midianews

SILVAL MANDA SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA INVESTIGAR POSSÍVEL INTERFERÊNCIA DO GRUPO DE CARLOS CACHOEIRA NA LEMAT




Depois de suspender a realização da audiência pública para debater o Termo de Referência para o lançamento do edital de licitação da Loteria do Estado de Mato Grosso (Lemat), o governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou na manhã desta sexta-feira (27) que o serviço de inteligência ligado à Secretaria de Segurança Pública Estadual irá fazer uma investigação minuciosa para saber se houve ou não interferência do grupo ligado ao contraventor Carlinhos Cachoeira na tentativa de direcionar licitação.
“A Lemat está suspensa por tempo indeterminado. Eu mandei suspender todos os procedimentos e mandei o secretário de segurança pública determinar que o setor de inteligência faça uma investigação sobre a possibilidade de alguém ter feito compromisso com um grupo [de Carlinhos Cachoeira] ou com outro”, declarou.
Inicialmente prevista para o dia 10 de maio, a audiência foi suspensa por tempo indeterminado. O fato é que o vazamento de interceptações feitas pela Polícia Federal de e-mails trocados por Adriano Aprígio de Souza, cunhado do bicheiro Carlinhos Cachoeira, e o argentino Roberto Coppola, consultor do bicheiro, revelam a intenção de o bicheiro assumir o controle da Lemat. 
Consta do inquérito que, às 08h39 de 5 de outubro de 2010, dois dias após a eleição em que Silval se reelegeu, Adriano enviou a seguinte mensagem ao argentino: “Roberto, viu o resultado no Mato Grosso? Foi reeleito o governador. E como ficou Santa Catarina agora? Paraná (sic) aquele encontro foi bom com o governador eleito?”, escreveu Adriano. 
Em resposta, às 18h52 do mesmo dia, Coppola traça, em um texto no qual mistura português e castelhano, as metas do grupo para loterias nos três Estados, a partir do resultado das eleições. A fim de facilitar a compreensão, o Diário de Cuiabá traduziu a mensagem. 
“Agora vamos implantar a loteria em Mato Grosso. Em Santa Catarina também foi bom com [o governador Raimundo] Colombo porque o presidente da loteria era o chefe da campanha de Colombo”, escreveu Coppola. 
Silval adiantou que, além desta investigação, a inteligência vai apurar também se houve direcionamento nas licitações relacionadas às obras da Copa, desde a implantação da extinta Agecopa até os dias atuais.
“A minha determinação é para saber se lá atrás, à época da Agecopa, houve qualquer tentativa de
Olhardireto

MAIS DE 1.300 MULHERES AGREDIDAS EM 2012; OUTRAS 73 MORTAS EM 40 MESES

São quase duas mulheres assassinadas por mês nos últimos 40 meses apenas em duas cidades de Mato Grosso: Cuiabá e Várzea Grande
Os números de violência contra as mulheres, apenas na Grande Cuiabá nos últimos três anos: 36 entre 2009, 2010, e 2011 e os quatro primeiros meses de 2012: 40 meses no total, é mais absurdo do que se imaginava. Neste período, 73 mulheres foram assassinadas. Mais de 1.300 mulheres sofreram algum tipo de agressão. Mais de 1.100 mulheres de todas as idades foram agredidas e sofreram lesões graves, leves e mortes.
Foram mortas 24 mulheres em 2009. Outras 15 mulheres foram motas em 20110 e no ano passado foram mortas 21 mulheres. Em 2012 a mortes contra as mulheres já somam 13, e não seis conforme informamos em uma reportagem anterior, sendo oito vítimas em Cuiabá e cinco mulhres mortas em Várzea Grande. São 73 vítimas fatais em crimes contra a vida das mulheres em 40 meses.
Entre primeiro de janeiro e 25 de abri8l desta no, a Polícia registrou 1.371 ocorrências de violência contra s mulheres na Grande Cuiabá. A maioria das ocorrências se refere a agressões que geraram 1.147 casos de lesões corporais contra mulheres em Cuiabá e Várzea Grande.
Os dados da Polícia ainda registram 108 estupros, sendo 86 em Cuiabá e 22 em Várzea Grande. Os homens também tentaram matar 66 mulheres, sendo 47 em Cuiabá e 19 em Várzea Grande.
Os dados oficiais e atualizados nesta quarta-feira (25), foram fornecidos nesta quinta-feira (26), pela Gerência de Estatísticas da Polícia Judiciária Civil (PJC) de Mato Grosso.

José Ribamar Trindade
Redação 24 Horas News

RESTRIÇÃO DE BITRENS NAS RODOVIAS DE MT SERÁ AMANHÃ ATÉ O MEIO-DIA



A restrição para bitrens, cegonhas e articulados trafegarem nas cinco rodovias federais de Mato Grosso, por causa do feriado prolongado do dia do trabalhador será neste sábado (28) entre às 6h e 12h. A mesma medida será aplicada na terça-feira (1º), das 16h às 22h, e faz parte da Operação Dia do Trabalhador da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A medida tem como foco prevenir acidentes nas BRs 070, 158, 163, 174 e 364. Nas fiscalizações os patrulheiros utilizarão etilômetros para evitar que motoristas dirijam embriagados, e radares para coibir o excesso de velocidade.
Durante a operação os policiais estarão atentos à exploração sexual infanto-juvenil, tráfico de drogas, porte ilegal de armas, embriaguez ao volantes e outros crimes
Só Notícias/Bianca C. Zancanaro

IOVA DE VEÍCULOS COM PLACAS FINAIS 4 E 5 VENCE SEGUNDA-FEIRA



Segunda-feira (30) é o último dia para proprietários de veículos e motos com placas final 6 e 7, em Mato Grosso, pagarem o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) integral e sem desconto ou a primeira parcela para quem optou pelo parcelamento, em até três vezes.
Conforme Só Notícias já informou, o Documento de Arrecadação (DAR-1/AUT), com o valor para pagamento do imposto, pode ser emitido pelo contribuinte no portal da Secretaria de Estado de Fazenda (www.sefaz.mt.gov.br), no menu IPVA.
O contribuinte também pode retirar o DAR-1/AUT para recolhimento do IPVA nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT).
Calendário de pagamento
Placas finais 8 e 9
Em cota única com 5% de desconto - até 10 de maio
Em cota única com 3% de desconto - até 21 de maio
Integral ou parcelado (sem desconto) - até 31 de maio
Final 0
Em cota única com 5% de desconto - até 11 de junho
Em cota única com 3% de desconto - até 20 de junho
Integral ou parcelado (sem desconto) - até 29 de junho.
Assessoria

sexta-feira, 27 de abril de 2012

MAIS DE 200 BANDIDOS ESTÃO MARCADOS PARA MORRER EM CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE


A reportagem do Portal 24 Horas News entrevistou com exclusividade, um homem marcado para morrer. Um ex-policial envolvido com o tráfico de drogas e mortes, mas disposto a parar. O homem conta que em Cuiabá e Várzea Grande existem, pelo menos 200 pessoas que ainda vão morrer este ano por conta de rixas entre quadrilhas, disputas por melhores pontos para venda de entorpecentes, e principalmente por causa de dívidas de usuários e pequenos traficantes com o crime organizado
Cerca de 40 pessoas já foram riscadas de uma lista de mais de 200 vítimas marcadas para morrer este ano na Grande Cuiabá. Setenta e cinco pessoas em Cuiabá, e outras 80 em Várzea Grande, todas estão no “corredor da morte”. Das 40 vítimas deste ano, cinco teriam sido executadas por engano. A sexta vítima de morte por engano seria Weverton Alexandre dos Santos, de 28 anos, baleado oito vezes de pistola. A vítima seria o assaltante “Ratinho”.
“Ratinho”, irmão dele, e mais um assaltante do mesmo bando estão na lista de marcados para morrer em Cuiabá, principalmente agora depois que dois “justiceiros” erraram de vítima e atingiram uma pessoa inocente que transitava em uma moto pelo bairro Santa Rosa-2, em Cuiabá.
Apesar do susto, Weverton sobreviveu, mas continua internado em estado de inspirar cuidados especiais no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), depois de ter sido socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Ao chegar ao local do crime, a reportagem foi chamada à parte por um homem de mais ou menos 45 anos, que se identificou como “Paletó”. Ele pediu para falar com a condição de não ter seu nome oficial identificado.
“Mais de 200 pessoas, todas bandidas envolvidas em crimes de roubo, tráfico e uso de drogas, homicídios, estupros, e até pequenos furtos estão marcados para morrer no restante deste ano em Cuiabá e Várzea Grande”, afirmou.
Questionado pela credibilidade das informações, o homem concluiu: “Eu sou um ex-policial que me envolvi com o tráfico e em algumas mortes. Por isso eu também estou na lista dos marcados. Sei que isso vai acontecer. Aliás, já está acontecendo. Sei disso porque tento parar, mas não consigo e vivo neste meio há mais de 15 anos”.

José Ribamar Trindade
Redação 24 Horas News

PICO DE PRODUTIVIDADE CHEGOU A 85 SACAS DE SOJA POR HECTARE NA SAFRA 2011/2012




Na contramão da média da produtividade de 52 sacas por hectare da safra 2011/2012, alguns produtores que investiram em tecnologia de sementes chegaram a ter alto desempenho no campo com a colheita de 85 sacas por hectare utilizando a TMG 132 RR, variedade da soja da Tropical Melhoramento & Genética (TMG) desenvolvida em parceria com a Fundação MT.
Há mais de duas safras esta é a cultivar mais plantada em Mato Grosso. Resistência à nematoide de cisto é uma das principais características desta semente. No estado há registro de alta ocorrência de nematoides. Estima-se que 80% das áreas cultivadas estão infestadas.
Um dos que investem nas tecnologias é o produtor Domingos Sávio Xavier, da região Sul do estado. Na área cultivada com a TMG 132 RR a produtividade foi de 85 sacas por hectare (ha).
Marisa Rietjens, produtora da região de Itiquira, faz parte dos que estão satisfeitos com o desempenho da cultivar que ocupa o primeiro lugar no ranking dos materiais geneticamente modificados. O rendimento da TMG 132 RR numa área de 205 hectares alcançou 75,5 sc/ha.
O Grupo Bom Futuro também comemorou os bons resultados das cultivares TMG. Suas lavouras estão distribuídas em várias regiões do estado. Em uma fazendas cultivadas no município de Campo Verde, com 620 hectares a produtividade da TMG 132 RR foi de 71,30 sc/ha.
“Produtor que não quer ter prejuízos com nematoides deve procurar utilizar cultivares de soja com resistência aos principais nematoides: cisto e pratylenchus”, alerta Adalberto Basso, supervisor de Desenvolvimento de Mercado da TMG. 
Além da resistência ao nematoide de cisto, a TMG 132 RR tem ampla adaptação podendo ser cultivada em diversas regiões do Brasil. Sua arquitetura facilita o controle de pragas e doenças. Estes fatores auxiliam para obtenção de altíssimos rendimentos. 
No portfólio da TMG há outras cultivares resistentes a outros tipos de nematoides.
De Rondonópolis - Débora Siqueira

COM APOSENTADORIA EM VISTA, RIVA 'LANÇA' FILHA JANAÍNA A DEPUTADA ESTADUAL COMO SUCESSORA DELE NA AL.



Foto: Montagem/Reprodução
Com aposentadoria em vista, Riva 'lança' filha Janaína a deputada estadual como sucessora dele na AL
Com um discurso de que ao fim deste mandato legislativo encerrará também a sua carreira política e não concorrerá a mais nenhum processo eletivo, o presidente da Assembleia Legislativa José Riva (PSD) lançou a filha, a jovem Janaína Riva, de 22 anos, como sua futura sucessora.

“Na minha família eu já tenho uma sucessora na política, que é a minha filha Janaína. Ela gosta de política, é simpática, carismática e muito inteligente. Ela vai ser candidata a deputada estadual. Quando ela externou a vontade de atuar politicamente, conversei com meu irmão e a família toda apoiou, então vamos trabalhar o nome dela para as próximas eleições”, disse.

Em entrevista à imprensa esta semana, Riva afirmou que só seria candidato novamente se pudesse se dedicar integralmente à vida pública, porém como não está mais disposto a abrir mão de seus negócios e de cuidar da sua saúde para fazer política, estará fora da disputa.

“Não quero mais abrir mão de me cuidar, de cuidar dos meus negócios para fazer política, e para mim é oito ou oitenta, ou eu faço muito bem feito ou não faço”, afirmou.

Mesmo com esse discurso de não querer mais disputar eleições, ele afirma que se fosse candidato, seria somente a governador ou senador.

"Para deputado estadual e federal eu não disputo mais. A bem da verdade, nem mesmo a governador eu tenho vontade, só seria candidato mesmo, se os tempos fossem outros, ao Senado", disse.

Janaína, que se casou recentemente, este ano deve se empenhar e trabalhar na candidatura do marido, o ex-secretário municipal de Habitação de Cuiabá, João Emanuel (PSD), a vereador pela capital. Em seguida, o foco da família será a candidatura dela.


Olhardireto da Redação - Laura Petraglia

AUMENTA EM 35 % EMPRÉSTIMOS PARA SETOR RURAL


 
Setor rural mato-grossense contratou 53% a mais de crédito para custeio, investimento e comercialização da safra 2011/2012. Dados da superintendência do Banco do Brasil no Estado apontam que de julho de 2011 a março de 2012 foram emprestados R$ 2,399 bilhões, contra R$ 1,571 bilhão no mesmo período da safra anterior. O número de operações saltou de 15,236 mil para 16,607 mil, aumento de 9%. Em todo o país, segundo balanço do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foram desembolsados R$ 77 bilhões, sendo que o segmento empresarial contratou R$ 67,8 bilhões e a agricultura familiar R$ 9,8 bilhões.
Em solo mato-grossense, agricultura empresarial abocanha a maior fatia do volume emprestado, com R$ 2,149 bilhões, o equivalente a 89,5% do total. Na comparação com o montante do ano passado, quando somou R$ 1,363 bilhão, o aumento é de 58%. Agricultura familiar contratou R$ 250,232 mil este ano, contra R$ 207,945 milhões, evolução de 20% de um ano para outro.
Para Anderson Scorsafava, gerente de Mercado Agronegócio do BB em Mato Grosso, a expansão é motivada por vários fatores, principalmente a restruturação das agências no atendimento aos produtores rurais. "Grandes agricultores são atendidos por 11 carteiras privates e para os médios e pequenos foram criadas 16 carteiras com atendimento diferenciado e mais acelerado", diz ao comentar que os produtores foram reclacificados conforme a renda bruta anual.
Como exemplo ele cita que um produtor que tinha renda bruta anual acima de R$ 1,9 milhão em 2011, que era considerado como grande, podendo financiar 70% da safra com taxa de juros de 8,75% ao ano. Com a reclassificação, essa mesma renda o coloca na categoria de pequeno produtor, com financiamento de 100% da safra e taxa de 6,75% ao ano.
No caso do agricultor familiar, Edson Anelli, gerente de Mercado da Agricultura Familiar do Banco do Brasil, diz que o setor é tratado igualitariamente ao grande produtor, com ações para promover o desenvolvimento das regiões mato-grossenses. Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) ajuda pequenos produtores com o financiamento da produção. É considerado agricultor familiar quem possui renda bruta anual até R$ 110 mil, sendo que a maior parte deve ser originada pela atividade rural. Mão de obra utilizada também deve ser da família. Entre as atividades exploradas por este segmento está bovinocultura leiteira, produção de frutas, verduras e legumes, aves e ovos, ovinos e caprinos, mel e peixes.
Diana Paula Durigon, administradora da Associação Buriti Grande, que atende 40 produtores da comunidade Santo Antônio de Leverger, afirma que de julho de 2011 a março de 2012, na comunidade 8 produtores conseguiram juntos cerca de R$ 200 mil de recursos do Pronaf. Ela explica que todo financiamento para o agricultor familiar é difícil por causa da burocracia. Diz que faz projetos para os produtos, porque sozinhos eles não conseguiriam ser aprovados. "A dificuldade é com documentações e até planilhas que precisam ser feitas".
 Gazeta Digital

MINISTÉRIO DAS CIDADES VAI FISCALIZAR OBRAS DE MOBILIDADE URBANA DA COPA DO MUNDO


O Ministério das Cidades vai começar a visitar, no mês que vem, todas as obras de mobilidade urbana prevista para as cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014 para tentar agilizar projetos com atrasos. “Iremos visitar todos os municípios e tentar, com os órgãos executores, agilizar onde haja problemas de atrasos nas obras e, naquelas que pudermos adiantar o cronograma, vamos incentivá-los a fazer”, disse hoje (25) o ministro Aguinaldo Ribeiro, que participa de uma audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.

Segundo o ministro, ainda não foi identificado um comprometimento do calendário das obras para a Copa. “Eventualmente, tem alguma questão ambiental que tem que ser vencida, mas isso ainda não se aponta na Matriz de Responsabilidades [da Copa do Mundo de 2014] para termos o comprometimento dessas obras”.
Questionado pela imprensa, Ribeiro disse que o Ministério das Cidades ainda não recebeu nenhuma informação sobre problemas em contratos com a construtora Delta, suspeita de envolvimento com o empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, preso por suspeita de corrupção e exploração de jogos ilícitos. “A empresa tem vinculação direta com o órgão contratante, o ministério apenas repassa os recursos. Ainda não tivemos, por parte dos órgãos que estão recebendo recursos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], nenhuma notificação de impacto com relação à retirada da empresa de alguma obra que ela esteja fazendo”.
Agência Brasil

SECOPA ABRE LICITAÇÃO PARA OBRAS DO COMPLEXO VIÁRIO DO TIJUCAL



Está aberto o processo licitatório para construção da obra que melhorará o acesso a uma das principais entradas em Cuiabá, na região do Coxipó. No entroncamento das BR-163/364/070/MT, os visitantes que vierem do Sul e Sudeste do Brasil estarão diante um grande viaduto e uma moderna trincheira, denominados Complexo Viário do Tijucal. O aviso de concorrência está disponível no Diário Oficial do Estado que circulou nesta quinta-feira (26.04). 
O aviso de concorrência 003/2012 está subdividido em dois subtrechos. No primeiro, a obra compreende a construção de um Complexo Viário no bairro Tijucal, composto de uma trincheira e um viaduto. No segundo, a intervenção compreende o recapeamento de um trecho da avenida Miguel Sutil, nas proximidades do viaduto da av. Fernando Correa da Costa, no bairro Areão. 
O empreendimento é uma parceria entre os governos estadual e federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), envolvendo um montante R$ 165,7 milhões para realizar as grandes obras na Av. Miguel Sutil e a construção do Complexo Viário do Tijucal. 
O secretário interino da Secopa, Maurício Guimarães, destacou a importância da licitação de mais uma grande obra para o Estado e Cuiabá. “O Governo do Estado, por meio da Secopa, está abrindo a licitação de mais um grande legado para a Capital. Já licitamos três trincheiras na av. Miguel Sutil, e mais duas obras estão em licitação. O legado para o Estado é fundamental na construção de obras para a Copa do Mundo", concluiu. 
Trincheira, viaduto e recapeamento 
No primeiro subtrecho, está prevista a construção de uma trincheira de 740 metros de extensão, que fará um “mergulho” na BR-364 até a avenida Arquimedes Pereira Lima, melhorando a distribuição do fluxo de trânsito daquela região. 
O viaduto, de 520 metros de extensão, fará a ligação da BR-364, passando por cima do trevo de acesso do bairro Tijucal até a avenida Fernando Correa da Costa. O orçamento previsto para a execução do Complexo Viário no bairro Tijucal é cerca de R$ 29 milhões e o prazo de conclusão será de 540 dias, a contar após a emissão da ordem de serviço.
No subtrecho 02, com aproximadamente 1 Km, será realizado o recapeamento da entrada da avenida Miguel Sutil, no trecho localizado entre o viaduto da Avenida Fernando Correa até a Rua Bela Vista, no Jardim Leblon. O orçamento estimado é de R$ 2 milhões. 
A sessão para habilitação das empresas interessadas em participar do certame será realizada no dia 31/05/2012, às 9 horas, no auditório da Secopa.
Secopa-MT

"MOMENTO CONTURBADO" DA SECOPA ADIA CONCURSO MUSA DO PANTANAL


A Associação dos Músicos e Artistas de Mato Grosso, organizadora do concurso Musa do Pantanal que visa escolher a representante do Estado para a Copa do Pantanal, decidiu adiar a terceira etapa do evento, que estava prevista para o dia 12 de maio no hotel Hits Pantanal. Motivo: o momento conturbado que vive a Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo(Secopa). Assim, a eliminatória que deverá reunir mais de 40 candidatas de Cuiabá e Várzea Grande acontecerá no dia 16 de junho no Hits.

Ao justificar o adiamento do evento, o presidente da Amarmat, Paulo César da Silva, atribuiu a decisão ao impasse com a indefinição do novo titular da Secretaria , que atualmente está sendo dirigida pelo interino Maurício Guimarães.
"Estamos preparando um grande evento para encher os olhos da sociedade cuiabana e deixar marca. No entanto, não gostaríamos que ocorresse agora em um momento conturbado para a Secopa e para o Governo. Estamos vivenciando um momento delicado para o governo e respeitamos muito isso", argumentou Paulo César.
Conforme a organização, já são mais de 20 inscritas para a seletiva da capital. "A procura por inscrições está satisfatória. Esperamos fechar com pelo menos 40 participantes", afirmou. As inscrições podem ser feitas através do site copanopantanal.com.br.

24 Horas News

CPI CONCLUI QUE ESQUEMA DAS PCHs EM MT CRIA MILIONÁRIOS FORA DO ESTADO


O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou os negócios das hidrelétricas em Mato Grosso, deputado Percival Muniz (PPS), afirmou que a CPI das PCHs mostrou que “Mato Grosso vende suas riquezas e fica com muito pouco”. Num discurso eloquente, puxando para o ambientalismo, o socialista foi taxativo: “Somos um emprestador daquilo que é bom para ficar com nada. Então, acabamos com nossas cachoeiras, com nosso potencial, prejudicamos nossos rios e o que é bom mesmo para o estado não fica nada. ” – disse. “Ficam alguns milionários de fora do Estado e o povo de Mato Grosso fica sem suas riquezas naturais e novamente chupando dedo”.


Criada no final de março de 2011 para averiguar suposto favorecimento de alguns empresários do ramo energético na emissão de licenças para instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas no estado, a CPI analisou  41 processos dos 154 existentes na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Desses, 35 apresentaram irregularidades e pelo menos cinco licenças de funcionamento devem ser cassadas.

“Vamos ver o que a sociedade quer. Se quiser radicalizar, vai ter oportunidade e estamos aqui para isso. Se não quiser, vamos ouvir o que a opinião pública vai falar a respeito”, disse Percival Muniz, acrescentando que considera que este será o melhor momento da CPI, “pois poderá ouvir os roncos das ruas e a chiadeira dos prejudicados e assim construir algo seja melhor para o Estado.

O relatório final da CPI, entregue pelo relator, deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), conta com 441 páginas  e recomenda oito projetos de Leis visando a regulação do setor e a criação, além  de quatro impostos em que a receita obtida será repassada aos Municípios,  de uma Área de Proteção Ambiental do Sumidouro do Rio Claro, no local onde tramita pedido de PCH's (Saracura e Jacutinga), entre os municípios de São José do Rio Claro e Diamantino.

 As principais propostas no relatório da CPI das Hidrelétricas tratam da readequação do setor energético em Mato Grosso. Entre elas está a criação de quatro impostos. O primeiro prevê a cobrança de 2% do faturamento das usinas pelo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Também deverá ser taxado o uso dos recursos hídricos dos municípios e o da rede de transmissão de energia no estado. O relatório ainda propõe a cobrança de 0,5% do valor total adquirido pelo empreendedor com a instalação de Usinas e Pequenas Centrais Hidrelétricas.

O relatório  prevê se obrigar a instalação de eclusas paralelamente à construção de barragens e, também, estudos de navegação para implantação de hidrovias. O documento, ainda, sugere a proibição da construção de novas usinas nos rios da bacia do Alto Paraguai, que formam o pantanal mato-grossense.  Epor fim, propõe a criação de uma APA, com o fito de proteger o patrimônio espeleológico de Mato Grosso.

Além disso, sugere a criação da APA (Área de Proteção Ambiental) na região do Rio Claro conhecida como sumidouro, com o propósito de proteger o patrimônio espeleológico. O local é cobiçado para serem instaladas duas PCHs: Jacutinga e Saracura. Inclusive, a construção das duas PCHs motivou a briga entre dois empresários, Eraí Maggi e  José Puppin, levando, posteriormente, para a instalação da CPI

Edilson Almeida
Redação 24 Horas News

quinta-feira, 26 de abril de 2012

SILVAL BARBOSA DIZ QUE MAURÍCIO GUIMARÃES SEGUIRÁ NO COMANDO DA SECOPA


O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, anunciou que o secretário Maurício Guimarães seguirá no comando da Secretaria da Copa do Mundo (Secopa). “Ele era o adjunto direto, era o responsável pela parte técnica, é um técnico e é ele que tem a responsabilidade de conduzir a direção da Secopa”, disse. 
Silval falou ainda que os projetos para a Copa de 2014 andam normalmente. “Esta equipe que está lá ajudou a elaborar todos os projetos, eles estão por dentro de tudo. Eu tenho a confiança na competência dessa equipe, que eles vão responder a tudo aquilo que eu quero sobre as obras da Copa do Mundo”. Segundo Silval, todos os processos para a Copa estão em andamento, exceção feita ao do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). 
Sobre o VLT, Silval disse que concedeu um novo prazo para o processo licitatório, porque este foi um pedido de praticamente todas as empresas envolvidas. Ele tem certeza de que o prazo do dia 15 de maio é suficiente para que todas as empresas se habilitem e tenham condições de participar com igualdade, em um processo transparente.

24 Horas News

TAQUES E RIVA DE ACORDO



O senador Pedro Taques (PDT-MT) e o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), finalmente concordam numa coisa: defendem que a Secopa deve ser dirigida por alguém com perfil técnico e não político.
José Riva defende esta posição e recusou-se a fazer indicação de nome do PSD para ocupar a vaga aberta com a exoneração de Eder Moraes na semana passada.
Na tarde de quarta-feira o senador Pedro Taques defendeu, no plenário do Senado, que a vaga deve ser preenchida por um técnico e a Secopa despolitizada
Cícero Henrique

Visite