Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

sábado, 12 de maio de 2012

EMPRESÁRIO ACUSADO DE FRAUDES É PROIBIDO DE ORGANIZAR CONCURSOS EM MATO GROSSO



O empresário Ademir Francisco Roza, da Prisma Consultoria, e seus sócios, estão proibidos pela Justiça de Mato Grosso de organizarem provas para concurso público. A decisão vale inclusive para eventuais outras empresas que figurarem seus nomes em razão social A juíza Elza Yara Ribeiro Sales Sansão, titular da Terceira Vara da Comarca de Juína, concluiu, em liminar a Ação Civil Pública de Nulidade do Concurso Público nº 1/2012, do Município de Castanheira, e de Improbidade Administrativa, casos de fraudes envolvendo o empresário.
Ademir Francisco Roza não pode  participar de qualquer licitação com o poder público que vise à deflagração de concurso público. Segundo a juíza, restou devidamente demonstrado que o nome do empresário aparece em casos de  suspeita de fraude e ilegalidades em concursos. Além da Prisma, Roza estaria associado CAPS – Consultoria, Assessoria e Planejamento Empresarial Ltda., que possui ações em trâmite nas comarcas de Alto Araguaia, Mirassol D’Oeste, Cotriguaçu e Colniza.
De acordo com a ação civil pública proposta pelo Ministério Público, a Prisma Consultoria teria copiado 14 questões de conhecimentos gerais de outros certames, disponibilizadas na Internet, e utilizado-as nas provas. Dos 18 candidatos aprovados nas primeiras colocações, 10 eram servidores contratados da prefeitura. Para o MP, eles foram beneficiados, em virtude da patente diferença de pontuação entre os demais colocados.
O Ministério Público também apurou que, antes da realização da prova, já circulava uma lista na Internet com os nomes dos aprovados, o que ao final acabou se confirmando. Além do Município de Castanheira, da Prisma Consultoria e de Ademir Francisco Roza, a ação civil pública também foi impetrada em desfavor de Silvana Marques Reis, Rosemeire Jacinta Duarte e Wesley dos Anjos Borges.
A magistrada ressaltou que a Constituição Federal, em seu artigo 37, II, adotou o princípio da ampla acessibilidade aos cargos, funções e empregos públicos, mediante concurso de provas ou de provas e títulos, visando ensejar igual oportunidade a todos para a disputa de cargos públicos. “A igualdade entre os candidatos é, pois, o primeiro postulado fundamental do concurso público”, salientou.
Redação 24 Horas News

ESTADOS QUEREM CRIAÇÃO DE FUNDOS FEDERAIS NA REFORMA DO ICMS


É consenso entre os estados brasileiros que os benefícios fiscais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) vigentes e concedidos por eles sem aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) nos últimos cinco anos sejam convalidados por dez anos.
Para tanto, defendem que o prazo de dez anos passe a ser considerado a partir da efetiva criação, pela União, de fundos constitucionais de desenvolvimento regional e de equalização das perdas de receitas dos estados, decorrentes da redução das alíquotas interestaduais proposta pelo Governo Federal (PC 185/11) na chamada reforma tributária do ICMS.
O posicionamento foi ratificado na última reunião extraordinária do Confaz, no dia04 de maio, em Brasília, na qual estiveram presentes representantes das cinco regiões do País, dentre eles o secretário de Fazenda de Mato Grosso, Edmilson José dos Santos, e o secretário adjunto da Receita Pública da Sefaz-MT, Marcel Souza de Cursi.
Entretanto, ainda há pontos divergentes sobre o assunto, como a convalidação ampla e irrestrita dos benefícios comerciais e de importação e os percentuais de redução das alíquotas interestaduais do ICMS.
"A redução das alíquotas interestaduais ataca o fator de atração industrial aos estados menos desenvolvidos, em outras palavras, reduz a chamada ‘guerra fiscal", porém, destitui os estados menos favorecidos do mecanismo a longo tempo utilizado para a atração de investimentos produtivos. Por isso, é fundamental que a redução das alíquotas interestaduais venha acompanhada de política de desenvolvimento regional alternativa, capaz de manter a dinâmica de atratividade dos estados periféricos", observa Marcel de Cursi.
A discussão também envolve a fixação de critérios (iguais condições) para concessão de novos benefícios pelos estados. É ponto comum entre as unidades da Federação que essa questão também fique condicionada à criação, pela União, de fundos constitucionais de desenvolvimento regional e de equalização das perdas de receitas.
A discussão foi iniciada por Mato Grosso em 2004, quando, no meio de uma proposta de reforma tributária, elaborou e, juntamente com os estados de Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Goiás, resolveu defendê-la no Confaz. Tal proposta (PC 125/04) e outras duas de iniciativa de Mato Grosso (PC 126/04 e PC 200/06) precederam a PC 185/11. 
O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Edmilson dos Santos, salienta que os benefícios fiscais do ICMS são um instrumento utilizado pelos estados para minimizar as disparidades regionais. "Sem esse mecanismo, os estados brasileiros das regiões menos desenvolvidas (Centro-Oeste, Norte e Nordeste) não teriam como competir com os estados do Sul e Sudeste na atração de investimentos privados, pois as empresas tendem a se instalar em regiões que propiciem ambiente favorável à realização de seus negócios, ou seja, em regiões com mais vantagens comparativas", afirma.
Já para Marcel de Cursi, os benefícios fiscais têm suprido a inexistência de um programa do Governo Federal para atender às necessidades de crescimento econômico das regiões menos desenvolvidas. "Os programas estaduais de benefícios fiscais substituíram a ausência da União, que não cuidou do desenvolvimento regional nas últimas décadas. Os benefícios fiscais estaduais ajudaram a mudar o mapa do desenvolvimento regional do Brasil", argumenta o adjunto.
Entretanto, a concessão unilateral de tais benefícios tem sido objeto recorrente de questionamentos judiciais. "Por isso, a importância da convalidação das normas para o restabelecimento da segurança jurídica e da manutenção dos acordos celebrados, que pode ocorrer por convênio do Confaz ou por alteração constitucional", explica Cursi.
Nesse contexto, outra questão que precisa avançar, simultaneamente à convalidação, é o quórum do Confaz para aprovação dos benefícios fiscais propostos pelos estados. A atual legislação exige que as concessões sejam decididas por unanimidade das unidades da Federação.
Contudo, a convalidação é um dos temas em que não há consenso e, por isso, os estados da região Centro-Oeste, mais Tocantins e Rondônia, defendem a flexibilização do quórum para maioria de três quintos. "Essa seria uma maneira de tornar efetivo o período pós-convalidação", finaliza o secretário Edmilson dos Santos. Nova reunião sobre o assunto será agendada em breve com o presidente do Confaz, em exercício, Nelson Barbosa.
Assessoria

MPF PEDE A LIBERDADE DE INDÍGENAS PRESOS NO NORTÃO



O Ministério Público Federal protocolou, hoje, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, habeas corpus pedindo a liberdade de dois indígenas da etnia guarani que estão presos desde quarta-feira (9) por porte ilegal de arma de fogo. No documento o MPF argumenta que os índios, que foram presos em flagrante e depois tiveram a prisão convertida em preventiva, usavam a arma de cano longo unicamente para caça e subsistência da aldeia. E que eles não ofereciam perigo à ordem pública antes da apreensão das armas e tampouco poderiam oferecer perigo depois da medida.
Ainda de acordo com o harbeas corpus, além de não existir a comprovação de intensa periculosidade mencionada na decisão de conversão da prisão em preventiva, o contato com deliquentes de diversos tipos pode trazer malefícios à comunidade indígena local, uma vez que os dois índios presos (pai e filho) são  agricultores, chefes de família e sem antecedentes criminais.
Os indígenas que foram presos por porte ilegal de armas na cidade de Peixoto de Azevedo (MT) há dois dias, respondem a uma ação de reintegração de posse proposta por um fazendeiro em 2011. A ação tenta reaver a posse de terras consideradas tradicionalmente ocupadas por indígenas. Já na Justiça Federal em Cuiabá, uma ação civil pública ajuizada pelo MPF tramita desde 2002, com o objetivo de demarcar como indígena essa terra que tem sido objeto de disputa.
Conforme Só Notícias já informou, duas índias também haviam sido presos, porém, já estão em liberdade. Os dois indígenas foram encaminhados à Polícia Federal em Sinop.
Só Notícias com assessoria

CAMELÔS CONTINUAM NAS PRAÇAS DE CUIABÁ


CDL reclama de concorrência desleal e quer providências


Expirou o prazo dado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE) à Prefeitura de Cuiabá para que fossem retirados os camelôs das praças Caetano Albuquerque, Ipiranga e Maria Taquara. A data limite para a saída das bancas dos vendedores informais era dia 13 de abril.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), José Alberto Vieira de Aguiar, afirmou que o Município, ao não cumprir a sua parte no acordo celebrado entre o MPE, a CDL Cuiabá e a Câmara de Vereadores, aumenta a concorrência desleal com o comércio formal.
Pagamos alvará de funcionamento, impostos sobre mercadorias e sobre o estabelecimento (IPTU, por exemplo), somos, por lei, obrigados a seguir o Código de Postura do Município, nos preocupar com a questão da acessibilidade dos cidadãos e obedecer a legislações como as que estão sob a alçada da Vigilância Sanitária e órgãos fazendários. Mas, os camelôs não seguem regra alguma em Cuiabá”, reclamou.
Aguiar afirmou que vai atuar, pela quarta vez, junto ao MPE para garantir que a medida seja cumprida pela administração municipal e que também irá pedir por outra previsão – feita pelo Município, mas que também não teria sido cumprida –, que é a regulamentação da atividade de ambulante.
“O primeiro passo está na necessidade de que o prefeito dê prioridade e cumpra com o projeto das obras do estabelecimento no bairro Porto para a devida transferência destes vendedores”, afirmou.
O presidente destacou, ainda, que a instalação de banquinhas em frente às lojas chega a ser uma afronta aos comerciantes.
Não somos contra os camelôs, mas eles também devem seguir regras, estarem instalados em locais apropriados e não promovendo a concorrência desleal, locados em frente às lojas que pagam aluguel e IPTU caros”, disse.
Ele lembrou ainda que, quando da construção do Shopping Popular, camelódromo localizado no encontro da Avenida Beira Rio com a Avenida Carmindo de Campos, a CDL Cuiabá foi parceira da Prefeitura.
 “Na época nos pautamos pelo apoio a uma causa social, mas não podemos ferir a lei ao ponto em que estamos ferindo”, afirmou.
Consequências
Segundo Aguiar, além da concorrência desleal, a falta de acessibilidade também é um problema causado pela instalação irregular de bancas nas calçadas e praças da região central da Capital.
“As calçadas e praças da capital mato-grossense são constantemente alvo desta ocupação de camelôs de forma desordenada, além de ilegal. Isto impede o pleno uso da lateral para estacionamento de carros. E bloqueia o trânsito de pedestres, muitas vezes estes correndo riscos ao usar as ruas para se locomover, tendo em conta que os vendedores ambulantes estão ocupando indevidamente a calçada e a praça”, reclamou.
A venda de produtos pirateados e sem quaisquer atendimentos a lei de patentes e marcas ou condições de serem aprovados pelo Inmetro são questões que, de acordo com o presidente, agravam a permissão para os camelôs funcionarem no seu atual modelo de vendas.
Além disso, ele reclamou da comercialização de alimentos, por parte dos ambulantes, sem que os produtos passem pela inspeção da Vigilância Sanitária.
Para o presidente, a imagem que se passa aos comerciantes formais é de que há um tratamento preferencial aos vendedores ambulantes, principalmente em anos eleitorais.
“O que notamos é uma total ilegalidade no tratamento diferenciado e preferencial dos vendedores informais, ano a ano confirmado, pois sempre que conseguimos retirar os camelôs das ruas de Cuiabá, em anos eleitorais e em datas diversas eles voltam a se instalar com aval da Prefeitura e ineficiência da Polícia e do Estado”, disse.
Midianews

GALINDO ASSINA CONTRATO COM MANGUEIRA EM MEIO A BRIGAS JUDICIAIS




Mesmo em meio ao clima de insegurança jurídica na escola de samba Estação Primeira de Mangueira, os vereadores de Cuiabá, em caráter emergencial, autorizaram o prefeito Chico Galindo (PTB) a fazer suplementação orçamentária de R$ 1,6 milhão para pagar a Escola pela escolha da Capital como tema do desfile carnavalesco no Rio de Janeiro em 2013.


A suplementação (movimentação de recursos de uma secretaria para outra) será feita das secretarias de Cultura e Turismo, de onde R$ 800 mil serão retirados do orçamento de cada uma.
O contrato com a Mangueira deve ser assinado já na próxima semana, depois de a prefeitura pagar a primeira parcela do contrato. Galindo se comprometeu a repassar R$ 3,6 milhões à agremiação, das quais R$ 1,6 milhão serão retirados dos cofres da prefeitura e R$ 2 milhões arrecadados junto ao setor privado.
O atual presidente da Mangueira, Ivo Meireles, só responde pela escola porque obteve uma decisão liminar (temporária) que o garante no cargo depois de denúncias de que chapas concorrentes foram barradas indevidamente na eleição.
(Olhardireto/ Gazeta)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

À VIDA O QUE É DA VIDA

Por : Bentinho

Neste contemporâneo mundo moderno, às vezes a vida nos prega cada peça, que dificilmente vamos nos esquecer, durante toda nossa vida.
Ao participarmos do Mutirão da Cidadania Rural, na Cidade de Nova Lacerda, e que teve como anfitriões, além da prefeitura municipal a Mineradora Apoena e com a participação da diretoria representada na pessoa do Sr Fernando e na coordenação dos trabalhos Vida Maria, que nos distinguiu com o seu sorriso e sua capacidade de se fazer ouvir. Logo na distribuição das camisetas, a sua presença se fez sentir, e andando de um lado para outro as suas determinações iam se cumprindo uma a uma, ao seu tempo.  
Na curiosidade natural de pesquisador,  como quase todo jornalista tem em sua vida de busca de informações, logo foi a nossa argúcia se manifestando para saber porque VIDA, o que significava o seu nome. De início,  ela nos disse ser sobrinha do ex-governador Edson de Freitas, que substituiu Carlos Bezerra no comando do Palácio Paiaguás. Continuando, falou sobre a escolha do seu nome, diferente e interessante para qualquer curioso, pois o significado “VIDA” transcende aos maiores efeitos da natureza e do cotidiano, sintetizando a obra prima de DEUS, quando da sua criação, simbolizada em Adão e Eva, dos anais da Bíblia, no Antigo Testamento.
Do seu nascimento, que foi antecedido de mais três partos, cujas criaturas não sobreviveram, em  consequência de um mal chamado eclampes, e que os médicos sempre aconselham que mulheres com este sintoma não engravidem mais do que duas vezes, assim a VIDA, no seu nascimento já levou para a sua história este agradável nome que causa surpresa a todos que tem um primeiro contato com ela, que é pessoa firme e determinada em seus afazeres profissionais e logo chama a atenção, pela simplicidade e cordialidade com que trata a todos, irradiando paz e segurança. Aos seus pais o nosso respeito, porque souberam escolher um nome que bem representa a alegria de tê-la com vida, depois de três casos de tristeza.
Foi muito bom, ainda que por um dia somente, termos um contato e a felicidade do conhecimento com esta pessoa, tão digna em todos os seus afazeres.
É por tudo isto que vamos sempre dizer ao encontrá-la:  À VIDA O QUE É DA VIDA, temos por você afeto,  gratidão e respeito...  (Francisco Delmondes Bentinho – e-mail: fd.bentinho@uol.com.br)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

VASCO BATE O LANÚS NOS PÊNALTIS E VAI ENCARAR O CORINTHIANS NAS QUARTAS

ESPORTES

Equipe cruz-maltina perde no tempo 

normal por 2 a 1. Felipe, Juninho,

Carlos Alberto, Renato Silva e 

Alecsandro fizeram gol nas penalidades

Lanús x Vasco, Comemoração (Foto: Reuters)Vascaínos comemoram o gol contra o Lanús
(Foto: Reuters)
Foi dramático, mas o Vasco conseguiu se classificar para as quartas de final da Libertadores após vencer o Lanús por 5 a 4 nas cobranças de pênaltis, nesta quarta-feira, no estádio La Fortaleza, na Grande Buenos Aires. No tempo normal, o placar foi 2 a 1 para os argentinos, mesmo resultado da vitória cruz-maltina em São Januário. Nas penalidades, Felipe, Juninho, Carlos Alberto, Renato Silva e Alecsandro marcaram os gols. Do lado argentino, Romero carimbou o travessão.
A equipe vascaína vai enfrentar nas quartas de final o Corinthians, que eliminou o Emelec. A Conmebol ainda irá divulgar as datas dos confrontos, mas a segunda partida será no Pacaembu, pois o time paulista fez campanha melhor na fase de grupos.

Durante os 90 minutos, o Vasco viveu altos e baixos.  Nilton, escalado no lugar de Felipe, abriu o placar com um belo chute do meio da rua no primeiro tempo. Mas o time recuou muito na segunda etapa, permitiu a virada e precisou disputar a vaga na marca da cal.
Bomba de Nilton põe o Vasco na frente
O técnico Cristóvão Borges optou por escalar uma formação mais defensiva para jogar na casa dos argentinos. Desta forma, Felipe foi o escolhido para ficar no banco de reservas e dar lugar a Nilton. Juninho começou entre os 11. Apesar de o time demonstrar mais dificuldade para sair com qualidade do campo de defesa para o ataque sem o camisa 6, o Vasco controlou bem a partida no início.
E coube ao escolhido de Cristóvão dar tranquilidade ao time. Aos 18 minutos, a zaga do Lanús cortou mal, Juninho pegou o rebote e tocou para Nilton. O volante pegou de primeira uma bomba (97km/h) que foi parar no canto direito do goleiro. Na comemoração, ele não escondeu a emoção e chorou.
- Fiquei quase um ano parado (cirurgia no joelho). Só quem esteve ao meu lado sabe da dificuldade que foi. Minha filha já tem quase um ano e eu não tinha feito um gol para ela ainda. Fui muito feliz no chute de longa distância. É uma emoção muito grande - disse Nilton na saída para o intervalo.
Lanús x Vasco, Comemoração (Foto: EFE)Goleiro do Lanús observa a bomba de Nilton
entrar em seu gol (Foto: EFE)
Apesar da necessidade do Lanús de correr em busca da vitória, o Vasco manteve maior posse de bola do que o adversário (51% ao fim do primeiro tempo) e levava perigo nos contra-ataques. Fagner teve boa chance pelo lado direito, mas se enrolou ao cortar para o meio dentro da área e tentar a finalização de perna esquerda. Diego Souza também teve boa oportunidade. O camisa 10 balançou na frente do marcador e tentou surpreender com um chute colocado no ângulo, mas errou o alvo.
O Lanús pouco criou. Pavone e Camoranesi chegaram a ameaçar, mas Regueiro, que fez o gol em São Januário, novamente foi o mais perigoso. Nas costas de Fagner, o jogador do time argentino desviou de cabeça à direita do gol de Prass. Na primeira etapa, o Vasco finalizou sete vezes, enquanto os donos da casa chutaram seis.

Vasco recua e permite a reação do Lanús
O Lanús voltou do vestiário disposto a ir para o tudo ou nada e adotou uma postura ainda mais ofensiva com a entrada de Teófilo Gutiérrez no lugar de Pizarro. O jeito que o time argentino arrumou foi cruzar bolas na área do Vasco. Renato Silva, Rodolfo e, principalmente, Nilton, iam afastando do jeito que era possível.

Mas o crescimento do Lanús no jogo, que já se refletia na inversão da vantagem da posse de bola (53% para os argentinos), resultou em gol. Aos 15 minutos, Valeri deu bom passe para Pavone, que, dentro da área, se livrou de Prass e mandou para a rede: 1 a 1. No lance, Regueiro puxou a camisa de Renato Silva, mas o árbitro não observou.
A pressão do Lanús ficou ainda maior, e a bola não parava de rondar a área vascaína. Valeri e Gutiérrez tiveram boas chances em bate-rebates dentro da área, mas não conseguiram finalizar adequadamente. Neste momento, o Vasco se limitava a dar chutões na direção de Diego Souza e Eder Luis.
Diante do domínio do Lanús, Cristóvão colocou o volante Allan no lugar de Diego Souza para tentar deixar o meio de campo mais equilibrado. Os argentinos, no entanto, seguiram no ataque e sempre com perigo para a meta de Prass. Quem assustou o adversário pelo lado cruz-maltino foi Juninho em cobrança de falta que o goleiro Marchesín defendeu bem.
Aos 32 minutos, a pressão do Lanús surtiu efeito. Valázquez mandou uma bomba de fora da área, Prass não defendeu e soltou na boa para Gutiérrez, que só empurrou para o fundo do gol. Com a decisão indo para os pênaltis, Cristóvão apostou em Carlos Alberto e Felipe nos lugares de Eder Luis e Diego Souza, mas não havia tempo para muita coisa e disputa foi para as penalidades. Nelas, o Vasco foi perfeito e se classificou.
Por GLOBOESPORTE.COMBuenos Aire
s

SÉRGIO RICARDO DIZ QUE IDA PARA O TCE ENTERRA EM DEFINITIVO CARREIRA POLÍTICA


Foto: Reprodução/Ilustração
Sérgio Ricardo diz que ida para TCE enterra em definitivo carreira política
O deputado estadual Sérgio Ricardo, cujo nome foi aprovado na manhã desta quarta-feira (09) para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), encerrará definitivamente sua carreira política assim que assumir o posto de conselheiro, sem chances de retorno.

Ele afirmou em entrevista que, ao contrário do conselheiro Alencar Soares, que se aposentou do TCE para disputar as eleições municipais em Barra do Graças e tentar realizar o sonho de ser prefeito, ele não pretende mais disputar nenhum cargo eletivo futuramente e que, portanto, sua carreira política está encerrada.

Além de Alencar Soares, historicamente, outro conselheiro que resolveu retomar a carreira política pós-aposentadoria do TCE foi Júlio Campos (DEM), eleito deputado federal. Sérgio foi eleito vereador em 2000 pelo PMN, com 4.023 votos. Depois deputado estadual pelo PPS, em 2004, se candidatou à Prefeitura de Cuiabá, foi reeleito deputado em 2006 e, em 2010, conquistou o terceiro mandato, sempre entre os deputados mais votados.

Mesmo com a aprovação unânime do seu nome ao Tribunal de Contas, Sérgio permanece deputado estadual até que renuncie do cargo, o que pode ser feito até o dia de sua posse, marcada pra quarta-feira (16), às 10 horas.
Olhardireto da Redação - Laura Petraglia 


VITÓRIA VENCE DE VIRADA E ELIMINA O BOTAFOGO DA COPA BRASIL


ESPORTES
Como tem acontecido nos últimos anos, o Botafogo não conseguiu avançar na Copa do Brasil. Em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Engenhão, o time de General Severiano foi derrotado pelo Vitória por 2 a 1 e acabou eliminado da competição. O Vitória que tinha empatado por 1 a 1 no Barradão agora vai enfrentar o Coritiba na próxima fase da competição.
O Botafogo saiu na frente do marcador mas se perdeu a partir da nova expulsão do lateral Lucas que recebeu cartão vermelho no final do primeiro tempo por ter usado a mão para impedir que a bola entrasse no gol de Jéfferson.
Foi a segunda derrota seguida da equipe alvinegra que voltará a jogar domingo contra o Fluminense no segundo jogo das finais do Campeonato Carioca.Ao final da partida, os jogadores da equipe carioca foram muito hostilizados pela pequena torcida que compareceu ao estádio.
O jogo - O Botafogo começou a partida tentando pressionar a defesa do Vitória mas os erros de passe dos jogadores do meio campo. O Vitória parecia mais preocupado em bloquear as investidas do adversário, deixando apenas Tartá e Neto Baiano em posição mais adiantada, tentando surpreender a defesa carioca com lançamentos de Geovanni.
O primeiro momento de emoção aconteceu aos dez minutos.Maicosuel ganhou a dividida com os zagueiros baianos e a bola acabou sobrando para Loco Abreu, livre, na grande área;O uruguaio completou de pé direito e a bola bateu nas redes pelo lado de fora, frustrando parte da torcida alvinegra que chegou a gritar gol.
o lance animou o time de General Severiano que passou a forçar as jogadas pelas laterais com Lucas e Márcio Azevedo mas as jogadas não se completavam por causa dos erros cometidos por Elkeson e Felipe Menezes. O Vitória seguia com uma postura defensiva e não ameaçava o gol defendido por Jéfferson.
Aos 19 minutos, o goleiro Jéfferson deu um susto na torcida ao rebater a bola nas costas de Geovanni. Aos 20 minutos, o Botafogo marcou o primeiro gol. Loco Abreu dividiu pelo alto com o zagueiro Rodrigo e a bola caiu nos pés de Elkeson que, mesmo caído, conseguiu ser mais rápido do que Wellington Saci e completou para as redes. Elkeson comemorou desabafando contra os torcedores que o estavam vaiando.
Em desvantagem o time baiano tentou sair para o ataque mas continuava esbarrando nos erros de passe. Aos 31 minutos, Felipe Menezes driblou vários adversários, entrou na área mas errou ao tentar o passe para Loco Abreu.
Ao 34 minutos, o lateral Romário cruzou da direira e Jéfferson se atrapalhou e quase deixa a bola sobrar para Neto Baiano mas acabou se recuperando. Aos 36 minutos, novamente o goleiro da equipe carioca saiu mal após cobrança de escanteio, Neto Baiano cabeceou e Lucas salvou, de cabeça, em cima da linha.
Aos 40 minutos, Jéfferson apareceu bem ao defender uma cabeçada de Geovanni. O goleiro espalmou para o lado e a zaga aliviou.Aos 43 minutos, Uellinton arriscou da intermediária e Jéfferson espalmou para a frente mas não apareceu nenhum atacante baiano para aproveitar o rebote.
A resposta do Botafogo veio em chute de Felipe Menezes que Douglas defendeu com dificuldade. Aos 45 minutos, Jéfferson voltou a sair mal do gol, Ueliton cabeceou e Lucas usou a mão para evitar que a bola entrasse.
O jogador do Botafogo recebeu cartão vermelho, o que já tinha acontecido contra o Fluminense, mas Jéfferson conseguiu se redimir ao defender o pênalti cobrado por Neto Baiano.
O Vitória voltou para o segundo tempo com um atacante a mais, tentativa do técnico Ricardo Silva de aproveitar a superioridade numérica. Aos três minutos, Brinner derrubou Dinei na entrada da área. Pedro Ken cobrou colocado e Jéfferson fez grande defesa, evitando o gol do empate. O Vitória continuava melhor em campo e aos dez minutos, Tartá chutou rasteiro e Jéfferson fez outra boa defesa.
Aos 11 minutos, o Vitória empatou. Marcelo Mattos e Renato se atrapalharam dentro da pequena área e a bola acabou sobrando para Pedro Ken que se livrou da marcação de Brinner e bateu no ângulo direito sem qualquer chance de defesa para Jéfferson.
Aos 16 minutos,p goleiro do Botafogo evitou o segundo gol ao defender cabeçada de Dinei. O time dirigido por Oswaldo de Oliveira não conseguia criar uma jogada de ataque sequer e o treinador acabou colocando Herrera no lugar de Elkeson que saiu muito vaiado. Aos 22 minutos, o Vitória perdeu outra grande chance. Romário cruzou da direita e Neto Baiano entrou entre os zagueiros e meteu a cabeça, mas a bola saiu.
Aos 23 minutos, o Vitória marcou o segundo gol. Wellington Saci cruzou da esquerda, Tartá se aproveitou da indecisão da zaga e cabecou sem chances para Jéfferson. Com um jogador a menos e em desvantagem no placar, o Botafogo se perdeu completamente, errando passes e mostrando muito nervosismo.
Aos 30 minutos, a torcida alvinegra voltou a ter esperanças quando Pedro Ken fez falta dura em Renato e foi expulso de campo. Oswaldo de Oliveira colocou o estreante Vítor Júnior no lugar do volante Marcelo Mattos e mandou o time para o ataque.
Aos 33 minutos, Loco Abreu desviou de cabeça e Maicosuel errou a conclusão. Aos 34 minutos, o goleiro Douglas saiu mal e Loco Abreu cabeceou para o gol, mas Rodrigo salvou em cima da linha. Nos minutos finais o Vitória recuou para defender a vantagem e o Botafogo pressionou até o final, mas não conseguiu mudar a sorte da partida.
Gazeta Esportiva

CORINTHIANS ELIMINA EMELEC, VAI ÀS QUARTAS E DERUURA TABU DE 12 ANOS


ESPORTES 
Qualquer apreensão do torcedor corintiano quanto ao placar do jogo desta quarta-feira contra o Emelec se desfez sete minutos após a bola rolar no Pacaembu, quando o lateral esquerdo Fábio Santos abriu a vitória por 3 a 0. O empate com gols era favorável ao rival, contudo a equipe em momento algum viu a vaga nas quartas de final da Copa Libertadores ser ameaçada de fato e até ampliou na etapa final, com Paulinho e Alex.
O resultado positivo derruba um tabu de 12 anos, pois desde 2000 o Corinthians não avançava em mata-mata no torneio sul-americano - depois de eliminar o Atlético-MG nas quartas de final daquela edição e cair em seguida para o Palmeiras, saiu três vezes nas oitavas (duas para o River Plate, em 2003 e 2006, e uma para o Flamengo, em 2010) e uma na repescagem (para o colombiano Deportes Tolima, no ano passado).
O próximo desafio do único invicto na competição será diante de Lanús ou Vasco. A primeira partida será fora de casa, já que, por terem feito melhor campanha na fase de grupos, os comandados do técnico Tite levam vantagem de decidir a classificação em São Paulo. Os jogos serão nas duas próximas semanas, mas as datas ainda não estão confirmadas.
Se placar não saiu do zero na partida de ida, o time brasileiro precisou só de sete minutos para vazar a meta de Dreer no Pacaembu. Alex, que ocupava a vaga do suspenso Jorge Henrique (expulso no primeiro confronto), fez um longo lançamento do campo de defesa em direção à ponta esquerda e encontrou Emerson, que disparou e atrasou para o meio da área. A bola chegou a Fábio Santos, o lateral disputou com a marcação e tocou na saída do goleiro.
O Corinthians ameaçou o arqueiro do Emelec em outras três oportunidades antes do intervalo. Na primeira delas, o volante Paulinho, sempre homem-surpresa, acertou uma pancada de fora da área e o fez espalmar para escanteio. Depois, foi a vez de Willian surpreender ao invadir a área em velocidade e desviar, por cima da meta, um cruzamento de Emerson. Por fim, Dreer ainda observou Paulinho acertar cabeceio na trave.
Apesar do claro domínio, os mandantes também tomaram breves sustos na etapa inicial. Estreando novo conjunto de uniformes, todo amarelo, o goleiro Cássio viu o atacante Figueroa receber na meia-lua da grande área e, de primeira, chutar para fora. O camisa 24 corintiano também quase foi surpreendido por chute da ponta esquerda por estar adiantado dentro da área. No mais, até aí, o novo dono da posição, que fez seu segundo jogo como substituto de Julio Cesar, mal trabalhou.
Foi no comecinho do segundo tempo que Cássio realmente teve que se esforçar. Logo aos dois minutos, Chicão cometeu falta em Figueroa na altura da meia-lua e cedeu talvez a melhor chance do Emelec em todo o jogo. Giménez rolou para Valencia, que soltou o pé e fez o goleiro pular ao canto direito para evitar o empate. Mais tarde, graças à rápida recuperação da defesa em contragolpe equatoriano, Figueroa teve chute travado.
Como o ataque do Corinthians pouco oferecia perigo com Emerson e Willian, a torcida passou a gritar o nome de Liedson, atacante que deixou o time depois da eliminação no Paulista para readquirir melhor condição física. Nesse meio tempo, aos 19 minutos, saiu o segundo gol alvinegro. Chicão cobrou falta da intermediária, Paulinho subiu de cabeça e mandou a bola no canto esquerdo baixo de Dreer, para muita festa do banco de reservas, em que Liedson esperou mais sete minutos até substituir o bastante apagado nesta noite Willian.
O tiro de misericórdia saiu dos pés de Alex. Aos 40 minutos, o time da casa engatou veloz contra-ataque e deixou o meia em ótima situação, à frente de Dreer. Ele bateu firme e anotou o terceiro gol corintiano, tranquilizando de vez a fiel torcida, que gritou olé em alto e bom som.
A sequência até o apito final foi tranquila. Precisando do empate, o Emelec não abdicou do ataque, mas também não apresentou melhora nenhuma que justificasse no mínimo um gol de honra - os equatorianos até balançaram a rede, só que a arbitragem o invalidou por impedimento. Vitorioso, o Corinthians finda longo jejum sem sucesso em mata-mata na Libertadores, passando para as quartas de final pela quarta vez na história (1996, 1996, 2000 e 2012).
Gazeta Esportiva

MENINO-BANDIDO ESTAVA FICANDO RICO ALUGANDO ARMAS PARA ASSALTANTES



"Menino-bandido" de apenas 15 anos estava ficando rico alugando armas de fogo para assaltantes e "trabalhando" de segurança para traficantes
Aumenta em Cuiabá um comercial que surgiu no final dos anos 80: alugar armas para bandidos realizarem assaltos. Um dos “empresários” do crime, no entanto, tem apenas 15 anos. O garoto T.R.M., foi flagrado com um revólver 357 de uso proibido, pronto para “acertar as contas” com um desafeto, que só não morreu na porta de uma escola porque a Polícia Militar abortou a ação do menino-bandido.
Bem vestido, usando acessórios caros como uma mochila que custa mais de R$ 1 mil, joias, celulares e quase R$ 2 mil na carteira, o menino-bandido de 15 anos confessou que usava a arma para se defender de roubos, mas a Polícia tem quase certeza de que ele estava aguardando uma vítima para executar.
A abordagem ao menino-bandido aconteceu na frente do Colégio André Avelino, na Morada da Serra (CPA-I), uma das escolas mais movimentados pela quantidade de alunos em Cuiabá.
O pior, no entanto, é que a Polícia Militar resolveu dar uma batida na casa do menino-bandido no bairro Renascer. Lá os militares tiveram outra surpresa. O  menino guardava outros três revólveres de calibres 38.
Daí em diante o menino-bandido confessou que tanto alugava armas para bandidos realizarem assaltos, como trabalhava de segurança na “boca” de Juarez Duarte dos Santos, segundo ele (o menino-bandido), um dos traficantes do Renascer..
Na casa de Juarez a Polícia Militar teve outra surpresa. Foram apreendidos drogas, celulares, armas, objetos roubados e mais de R$ R$ 3 mil em dinheiro em notas e moedas.
Os dois foram transferidos para a Central de Flagrantes do Centro Integrado (Cisc-Norte). Juarez foi autuado em flagrante em crime de tráfico, porte ilegal de armas e receptação. O menino-bandido foi autuado em porte ilegal de arma de uso restrito, e foi recambiado para a Delegacia Especializada do Adolescente (DEA)
José Ribamar Trindade
Redação 24 Horas News

FISCAIS SÃO PRESOS EM FLAGRANTE POR COBRAR PROPINA E LIBERAR MADEIRA


Uma ação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da Polícia Federal culminou com a prisão em flagrante de dois fiscais do Ibama, ontem (8), por cobrarem propina para liberar madeira extraída irregularmente em Cláudia (580 km ao Norte de Cuiabá).

Depois de denúncia recebida pelo Ibama, de que agentes ambientais federais estariam cobrando dinheiro para liberar madeira apreendida dentro da Operação Verdes Veredas, o órgão ambiental informou a Polícia Federal, que promoveu o flagrante com gravação de áudio e vídeo.
De acordo com o delegado de Polícia Federal, Rômulo Rodovalho Gomes, os servidores públicos foram presos em flagrante pelo crime de corrupção passiva, cuja pena é de dois a 12 anos de reclusão.
A superintendente do Ibama em Mato Grosso, Cibele Ribeiro, ressalta que o fato ocorrido em Cláudia será apurado com o rigor que o caso merece.
"Não vamos tolerar esse tipo de conduta deplorável, que entristece e envergonha os demais servidores e a sociedade. Os servidores envolvidos no episódio serão submetidos a processo administrativo disciplinar que será instaurado pela Corregedoria e Presidência da autarquia, em que será garantido amplo direito a defesa e ao contraditório. O fato será exaustivamente apurado”, conclui a superintendente, por meio da assessoria de comunicação.
De Sinop - Alexandre Alves

terça-feira, 8 de maio de 2012

POR MAIORIA, TRE NEGA PEDIDO DE CASSAÇÃO DE SILVAL



Maioria dos magistrados acompanhou relator,

 que disse não ver ato ilícito na atitude do governador


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) inocentou o governador Silval Barbosa (PMDB) da acusação de abuso do poder econômico nas eleições de 2010, feita pela coligação "Mato Grosso Melhor Pra Você", que era encabeçada pelo empresário Mauro Mendes (PSB). 
Com a decisão da Justiça Federal, o peemedebista mantém o mandato conquistado no pleito, quando buscou a reeleição ao Palácio Paiaguás. O processo de Mendes será arquivado.
Na sessão da noite desta terça-feira (8), presidida pelo desembargador Rui Ramos, a maioria dos juízes acompanhou o voto do relator, Gerson Ferreira Paes, e absolveu o chefe do Executivo das acusações. Foram cinco votos a favor de Silval - dos juízes Sebastião Arrudam, Samuel Frando Dália Júnior, André Pozzeti e Francisco Mendes - e um pedido de vistas, do juiz federal Pedro Francisco.
O relator Gérson Ferreira Paes, ao final de sua explanação, observou que, quando nada, teria havido uma confusão no contexto das agendas, considerando que Silval Barbosa e o governador "são a mesma pessoa". Para o magistrado, não é ilícito pedir votos num comitê de campanha.
O grupo político formado pelo PSB, PPS, PDT e PV acusou o governador de ter promovido uma reunião político-eleitoral, supostamente usando recursos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer), durante a campanha eleitoral.
Em entrevista, após um ato público na Arena Pantanal, na manhã de segunda-feira (7), Silval confirmou a realização do encontro, mas negou que tenha usado dinheiro público para isso. “A reunião política houve, mas não com abuso de poder econômico, nada disso”, afirmou.
“Eu reuni praticamente todos os servidores, fora de expediente, como foi o caso dessa [na Empaer]. E, na minha avaliação, essa foi a reunião mais desorganizada que houve na minha campanha. E é a que mais estão polemizando”, declarou Silval.
Em caso de cassação, o presidente do Legislativo Estadual, José Riva (PSD), assumiria o Governo interinamente, e convocaria eleições suplementares para a população escolher um novo governador.
ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO

HELICÓPTERO DA POLICIA CIVIL GO CAI EM SERRA MATANDO QUATRO DELEGADOS, DOIS PERITOS E AUTORA DA CHACINA



Foto: Benedito Braga/Jornal Hoje/AE
Suspeito embarca momentos antes da queda
Suspeito embarca momentos antes da queda
Um helicóptero da Polícia Civil do Estado de Goiás caiu por volta das 16h30 desta terça-feira (8) na região da Serra Negra, no município de Piranhas (90 km de Barra do Garças), vitimando faltamente oito pessoas. Quatro delegados, dois peritos, um piloto e o autor da chacina de Doverlândia-GO, Aparecido Souza Alves, 22 anos. Eles estavam retornando de Doverlândia para Goiânia, onde participaram do segundo dia de reconstituição do crime cometido por Aparecido, que matou sete pessoas degoladas.

A tripulação estava a bordo de um helicoptero Agusta, de fabricação italiana, que segundo informações, teria explodido ao entrar em contato com o chão e caiu numa grota na antiga fazenda do Bonifácio, no Idanhá.

Morreram os delegados Antônio Gonçalves, Elvis Almir Carrasco, Jorge Moreira, Vinícius Batista, dois peritos, o autor da chacina e o piloto da aeronave.

O assessor da Polícia Civil, Norton Luiz Ferreira, informou que o helicóptero teria passado por uma revisão na segunda-feira (07). Norton esteve reunido com o secretário de Segurança Pública e Justiça do Estado, João Furtado, e eles definem a operação de resgate dos corpos. Não informação de sobreviventes.

Uma equipe da Polícia Civil de Aragarças-GO, sob comando da delegada Azuel Albarello, deslocou-se para Piranhas para auxiliar o delegado Diogo Rincon no resgate dos corpos.

Ninguém sabe ao certo a causa da queda da aeronave.

A chacina de Doverlândia chocou o país, dia 28 de abril. quando Aparecido matou sete pessoas degoladas, estuprando uma das vítimas. Inicialmente, a suspeita era de que o crime teria sido cometio por encomenda, mas depois o assassino contou que fez tudo sozinho, para roubar R$ 34 mil do fazendeiro.

Exames psicológicos foram realizados na segunda-feira (07) para confirmar a versão dada por Aparecido. Ele chegou a incriminar outras pessoas, mas deplois voltou atrás. 
De Barra do Garças - Ronaldo Couto

segunda-feira, 7 de maio de 2012

IDOSO COM HISTÓRICO DE TROTE É PRESO PELA FALSA DENÚNCIA DE SEQUESTRO


Um idoso de 65 anos foi o responsável pelo trote que mobilizou toda a elite da polícia de Cuiabá na manhã desta segunda-feira (7). Paulo Rodrigo Pereira, 65 anos, passou 29 trotes somente neste ano. Ele foi preso, em casa, no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, e responderá por falsidade ideológica e contravenção e pode ser condenado de um a seis meses de cadeia ou a pagar uma multa.

De acordo com a Polícia Militar, durante o trote de hoje, Pereira criou toda a cena do crime para enganar as autoridades.  Primeiro ele ligou se passando por porteiro do edifício Wall Street, localizado na avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá. Ele dizia que já tinha sido do Exército e conseguiu ver o arma dos falsos bandidos, dizendo que eles estavam com armamento pesado e com granada. 

Mais de 35 minutos depois, ele voltou a ligar para o 190, desta vez dizendo ser um dos seqüestradores. A atendente pedia para que o denunciante ficasse calmo. Até o momento ainda não se sabia que tratava-se de um trote.

O idoso ameaçava os policiais dizendo que mataria os falsos reféns se o Batalhão de Operações Especiais (Bope) entrasse no prédio. Ele detalhava por telefone toda uma falsa situação e apesar das gravações telefônicas, o acusado nega que tenha realizado os trotes. 

O comandante da Polícia Militar Osmar Lino Farias disse que o idoso alegou que o trote havia sido realizado pela filha. "Mesmo não sendo períto, posso afirmar que a voz do homem que passou o trote hoje de manhã é do Paulo Rodrigo Pereira", relatou.

O falso assalto com suposto refém resultou na mobilização de 80 policiais, além de equipes do Corpo de Bombeiros e atiradores de elite, que se posicionarem em pontos estratégicos na área. 

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) e a Rotam foram acionadas. Até o helicóptero da PM participou da ação.

Por várias horas houve suspeita de que os assaltantes estavam com alto aparato de armamento, incluindo granadas, o que assustou ainda mais todos que estavam na região. Entretanto, horas depois foi levantada hipótese de que o caso fosse um trote. 
Olhardireto da Redação - Priscilla Vilela e Lucas Bólico/ Da Reportagem Local - Victor Cabral

MORADORES VÃO AO MPE CONTRA ENTREGA DE ÁREA DE R$ 7 MILHÕES PARA CAMELÔS



Moradores do bairro Dom Aquino, em Cuiabá,  reagiram à decisão da Câmara de Cuiabá que aprovou a Lei nº 5.501 de doação para construção da ampliação da sede dos camelôs na região. A área envolve boa parte das dependências do Centro Esportivo. Eles decidiram acionar o Ministério Público Estadual (MPE)  para suspender os atos públicos, de forma a fazer com que a Prefeitura do cancele a Lei que autoriza a doação da área para a Associação dos Camelôs do Shopping Popular.

A área de doação está localizada na Avenida Coronel Duarte,  esquina com a Avenida Carmindo de Campos. O espaço possui 15.348.56 metros quadrados, A área está avaliada em quase R$ 7 milhões. A representação ao MPE foi assinada por 60 moradores.

O líder comunitário Claudemilson Ceriaco da Silva,  disse que os moradores não aceitam a doação de uma área destinada para á pratica do esporte e clama para que os gestores olhem para aquela área com atenção.  “O ginásio de esporte será demolido e quatro campos de futebol serão destruídos. O esporte é vida e não aceitamos a demolição deste espaço para que a vontade do vereador Misael Galvão seja realizada” – ele protestou.

Para o morador João Milton, 47, o vereador cuiabano que possui bancas esta se fortalecendo para as eleições que acontecem em dois meses, pois a Prefeitura não pode doar um bem público para várias empresas que vendem cada banca pelo preço minimo de R$ 100 mil.
Segundo a moradora Vania Costa, a área pertence aos moradores do bairro e não deveria ser doada para os trabalhadores dos camelôs que vendem mercadorias ilegais e proporcionam concorrência desleal além de não gerar impostos.
24HORASNEWS.


EMPREITEIRA LIGADA A CACHOEIRA TEVE R$ 25 MILHÕES DE EMENDAS DA BANCADA FEDERAL DE MT



A Delta Construções (empreiteira investigada por suas ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira) foi contemplada com R$ 104 milhões em recursos provenientes de emendas parlamentares, desde 2009. Mais da metade deste valor acabou financiando obras no Centro-Oeste, região do diretor Cláudio Abreu, acusado de ser um dos braços de apoio do esquema criminoso do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o "Carlinhos Cachoeira". 

De acordo com reportagem do Estado de São Paulo, emendas provenientes da bancada federal mato-grossense, que foram destinados para a empresa, somaram R$ 25,4 milhões. Este valor ficou abaixo somente das emendas da bancada de Mato Grosso do Sul, no valor de R$ 27,8 milhões. A bancada de Goiás destinou R$ 2,1 milhões em emendas para obras vencidas pela empresa. Na região, ao todo, foram 17 emendas de bancada, que somadas chegam a R$ 55,4 milhões. Todo este valor já foi desembolsado pelo governo para a construtora.

Ainda segundo a reportagem, "essas emendas foram apresentadas em conjunto por bancadas estaduais, estratégia que, não raro, serve para impedir a identificação do verdadeiro padrinho dos recursos. Esse tipo de emenda costuma ser liberado com prioridade pelo governo federal e geralmente escapa de cortes orçamentários".

Os dados constam do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Estes R$ 104 milhões correspondem ao que a União empenhou (comprometeu-se a pagar) por meio de 48 emendas, todas para obras de manutenção e adequação de trechos rodoviários, tocadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Só Notícias/Alex Fama

CUIABÁ SERÁ SAMBA ENREDO DA MANGUEIRA NO CARNAVAL DE 2013



A prefeitura e a diretoria da Mangueira - tradicional escola de samba carioca- assinam, esta tarde, protocolo de intenções para que Cuiabá seja o enredo da agremiação no carnaval da Sapucaí de 2013. O tema "Cuiabá - um paraíso no centro da américa", como enredo será apresentado daqui a pouco, no Cine Teatro da capital. A prefeitura vai viablizar R$ 1,6 milhão junto aos Poderes Públicos e outros R$ 2 milhões através da iniciativa privada, com o emprego da Lei Rouanet, que serão repassados pra a escola carioca.
A justificativa da prefeitura é que estará cumprindo "compromisso da matriz técnica firmada com a FIFA (a capital será uma das 12 sedes da copa do mundo de 2014) e o Governo do Estado, especialmente na área de turismo, que prevê dar maior projeção à cidade. "Queremos Cuiabá no roteiro mundial de turismo e negócios. Temos o Pantanal, a nossa história e cultura, a hospitalidade da nossa gente e a iniciativa privada fazendo grandes investimentos. Por isso, não podemos perder um evento deste porte", disse o prefeito Chico Galindo.
O carnaval no Rio de Janeiro é transmitido para mais de 170 países e Cuiabá buscará mostras as potencialidades turísticas do Estado, por "ser porta de entrada para paraísos ecológicos de inigualáveis belezas naturais, como o Pantanal Mato-grossense, o Cerrado e a Floresta Amazônica".
A diretoria da escola entende que o enredo é de fácil mobilização e tem amplas possibilidades artísticas e técnicas. "Temos grande interesse em produzir este enredo", afirmou, através da assessoria. o presidente da Mangueira, Ivo Meirelles, que está em Cuiabá para o lançamento do samba enredo. "Estamos encantados com Cuiabá, com a sua gente e, sem dúvida, teremos um dos maiores enredos da história da Mangueira", opinou. A escola trouxe para o lançamento, a rainha de bateria, Renata Santos, mestre sala, a porta-bandeira, Elis Pinheiro, além do intérprete, Luisito, músicos e diretoria.
Só Notícias


Visite