Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

sábado, 7 de julho de 2012

IMAGENS DE HORROR E LUTA DA DITADURA LIBERADAS AO PÚBLICO


O Arquivo Nacional liberou o acesso ao público a cerca de cinco mil fotografias tiradas por agentes da ditadura militar. O acervo era do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI) e estava na Agência Brasileira de Informação (Abin) até 2005, quando foi transferido para o Arquivo Nacional. As imagens só foram divulgadas agora devido à edição da Lei de Acesso à Informação. No acervo, há seis fotos, algumas inéditas, da militante Maria Lúcia Petit da Silva morta, envolta em um paraquedas na mata. Ela atuava na Guerrilha do Araguaia.
 
Há ainda outras imagens da guerrilha, como a de Osvaldo Orlando da Costa, o Osvaldão, quando foi preso pelos militares. Ele foi um dos primeiros a chegar ao local, com o intuito de organizar o movimento no Araguaia. Os agentes da ditadura também fotografaram acampamentos militares e tinham um mapa detalhado da região.
 
O Arquivo Nacional liberou acesso a fotos de centenas de presos acusados de subversão ao sistema. Muitos deles foram obrigados a posar para as lentes da ditadura em roupas íntimas ou até mesmo totalmente nus. Desses presos, 67 foram fotografados em fevereiro de 1971, momentos antes de serem transferidos para outros países, na condição de exilados. Eles foram trocados pela liberdade do embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher, que havia sido sequestrado pela Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) em dezembro do ano anterior.
 
No grupo que seria libertado estavam o frei Tito de Alencar e Nancy Mangabeira Unger, irmã do ex-ministro do governo Lula. O frade dominicano foi encontrado morto no exílio na França em 1974, aos 28 anos. Nancy recebeu indenização do governo federal recentemente pelas torturas e perseguições sofridas.
 
Chamam atenção no meio das fotos as imagens de três mulheres acompanhadas de crianças. Segundo o Arquivo Nacional, os filhos foram entregues às mães no momento da partida. Uma das mulheres posa com três filhas — que, segundo a legenda da foto dada pela ditadura militar, tinham 8, 4 e 3 anos. Há também outras imagens com duas mulheres acompanhadas de dois bebês com idades não informadas.
 
No Arquivo Nacional, também há nove fotos do jornalista Vladimir Herzog morto. Ele foi fotografado nu, de frente e de costas, antes e depois da necrópsia. O pescoço apresenta uma nódoa escura. O jornalista foi achado morto em 1975, pendurado pelo pescoço, em uma cela do DOI-Codi em São Paulo, após uma sessão de tortura. A ditadura alegou suicídio, versão rejeitada por familiares e amigos.
 
O Arquivo Nacional também pôs à disposição para consulta pública imagens da campanha pela “anistia ampla, geral e irrestrita”, em 1979. À distância, em evento no Rio de Janeiro, foram fotografados o cantor Milton Nascimento, os atores Sérgio Britto, Osmar Prado e Carlos Vereza, e as atrizes Renata Sorrah, Lucélia Santos e Bete Mendes. Existem, ainda, fotos de eventos religiosos com o bispo dom Helder Câmara.
Carolina Brígido | O Globo

FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL MORREM EM ACIDENTE ENTRE CARRO E CAMINHÃO



A Polícia Rodoviária Federal confirmou que Ariane dos Santos Terra, 27 anos, e Flavio Rivadávio Resende Sotto, 24 anos, morreram em acidente, nesta sexta-feira, por volta das 22h50, na BR-163, a cerca de 4 quilômetros do Posto Gil. Eles estavam em um Nissan Livina, placas de Claudia, quando ocorreu a colisão com um caminhão Mercedes-Benz 1938, com placas de Nova Mutum. Eles são funcionários do Banco do Brasil. Uma terceira vítima do acidente,  Crispiano Medeiros, foi socorrido e estaria ja fora de perigo
Conforme a PRF, as suspeitas são que o caminhão estaria fazendo uma ultrapassagem indevida quando houve a colisão frontal com o veículo de passeio. O condutor do caminhão, 27 anos, foi socorrido com lesões graves. O motorista do Nissan, 34 anos, também ficou ferido e está hospitalizado. Não foi confirmado o estado de saúde de ambos.
 
Os corpos de Ariane e Flavio estão em uma funerária em Diamantino. Ariane trabalhava em Claudia (90 km de Sinop), em uma agência bancária. O corpo dela será trasladado para Cuiabá. O corpo de Flavio será trasladado para Rondonópolis.
 
Após o acidente, a pista ficou interditada por alguma tempo até que carreta e carro fossem retirados.
24 Horas News e Só Notícias

UM SITE DA CUIABANIA PARA A CUIABANIDADE - AGUARDEM...

www.ebemcuiaba.com.br em construção
Em fase de construção o site www.ebemcuiaba.com.br, onde as oportunidades de informações serão levadas ao público, e onde as opiniões poderão ser levadas aos leitores deste imenso mundo cibernético, que trouxe a rapidez da informação, e como dizia o dr. Altair Sales Barbosa, há mais de trinta anos atrás, O MUNDO ENCOLHEU.
O mundo encolheu, na medida da informação em tempo real, o mundo encolheu, na medida da capacidade de acesso rápido aos meios de comunicação, o mundo encolheu, na rapidez dos deslocamentos aéreos, quando grandes distâncias se tornaram de acesso fácil, o mundo encolheu, quando os ensinamentos foram para a internet e alunos podem assistir aulas, com mestres à longas distâncias e se capacitarem para as atividades profissionais.
No entanto, O MUNDO ENCOLHEU também nas necessidades, que são mais prementes, e um exemplo disto pode ser anotado, quando um executivo chinês, em visita  a Mato Grosso, disse que se o estado for capaz de produzir alimentos, tem consumidores e disse mais, que são necessários 750 milhões, de frangos/dia, para alimentar cada chinês, comendo uma banda de frango, pois a população lá está na casa de 1 bilhão e 500 milhões de pessoas.
O MUNDO ENCOLHEU também nas maneiras de se AMAR, falta amor ao próximo, falta amor familiar, falta fraternidade e tudo isto em consequência de uma falta de estruturas que leve o homem a pensar mais, a ter mais oportunidades e assim por diante. Como diz um comunicador: É MOLE OU QUER MAIS...
Aguardem para breve mais uma oportunidade de dizer, ou ouvir dizer, através do www.ebemcuiaba.com.br, uma nova oportunidade de vermos este mundo encolhendo, cada vez mais...(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail - fd.bentinho@uol.com.br)

MANHÃ DE UM FRIO GOSTOSO, DEPOIS DE UMA SEMANA QUENTE...NA POLÍTICA.

Esta semana foi uma das mais movimentadas no setor político de todo o Brasil e Mato Grosso e Cuiabá não ficou de fora, com os candidatos se movimentando, fazendo coligações, procurando organizar os acertos e assim, foi um Deus nos acuda, no último e na última hora do dia 05/07, quando expirou o prazo de registro de candidaturas.
É como diz, o tempo esteve quente, para alguns e esfriou para outros, como foi o caso do Totó Parente, aliás, parente de quem??? Chegou, fincou planos e projetos, extrapolou, com o seu nome até para ser candidato e prefeito de Cuiabá, mas a ficha caiu e também a máscara, porque chegou impondo, brigando, colocando até o governador Silval da Cunha Barbosa em saia justa, mas eis que: tudo se organiza, tudo entra nos parâmetros da conformidade, e aí, estamos com 6 (seis) candidatos a prefeito e o eleitorado assim terá quem escolher, e que escolha o melhor...
O frio chegou, 14 graus, é sábado, previsão de uma feijoada, uma comida mais forte e desta, talvez suculenta feijoada, em roda de amigos, possa nascer os comentários, os assuntos colocados em dia e aí, vão se definindo os conceitos, sobre estes candidatos à alcaide-mor, de nossa urbe. E viva a cuabania, cantada em verso e prosa e que tem JEJÉ de OJÁ, como marco de uma comunidade, e tenho dito...
(Bentinho - e-mail: fd.bentinho@uol.com.br)

sexta-feira, 6 de julho de 2012

FAMÍLIA PROÍBE INFORMAÇÕES SOBRE O ESTADO DE SAÚDE DE FILHO DE JUIZ


A família de Alex Nunes, acidentado na madrugada desta sexta-feira, 6, na Avenida Fernando Corrêa, que resultou na morte do estudante Ricardo Antunes Henry, o “Ricardinho”, proibiu informações sobre o seu estado de saúde. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva do  Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, para onde foi transferido após receber os primeiros socorros no Pronto Socorro Municipal. Ricardinho foi sepultado no final da tarde.
Esperava-se para o final da tarde a emissão de um boletim médico sobre o estado de saúde do rapaz. Porém, a assessoria de imprensa comunicou através de e-mail às redações que o Hospital Santa Rosa não divulgaria nenhum boletim médico e agradecia a compreensão. Alex é filho do juiz Alex Figueiredo de Castro.
Mais tarde, fontes do hospital informaram que o pedido para evitar informações à imprensa foi dada diretamente pela família. “Eles pediram que evitasse a imprensa” – disse um funcionário.
O  estado de saúde de Alex é grave. No acidente, ele e Ricardo Antunes Henry ficaram presos nas ferragens, sendo resgatados pelo Corpo de Bombeiros. Os air-bags não foram suficientes para evitar a morte do filho do ex-prefeito de Cáceres.
A Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito começou a ouvir, ainda na tarde desta sexta-feira, eventuais testemunhas do acidente. O principal indício é de que o veículo estava em alta velocidade. Havia também  suspeitas de que o carro teria sido fechado por outro veículo, também em alta velocidade, o que fez com que Ricardinho perdesse o controle do Corolla e espatifasse no poste, em frente ao McDonalds da Rotatória da UFMT. A tese, porém, não se confirmou.
24 Horas News

IDOSA DE 94 ANOS EM MATO GROSSO PAGAVA POR EMPRÉSTIMO QUE NÃO FEZ


Uma idosa, de 94 anos de idade estava pagando, diretamente no recebimento de sua aposentadoria,  um empréstimo bancário que ela não realizou. A mulher, moradora de Barra do Garças, percebeu a  redução no valor de sua aposentadoria ao receber o benefício referente ao mês de abril. Na ocasião, ela  pensou se tratar de algo ocasional. Mas não era.
No mês seguinte, ao verificar que a redução ainda continuava, juntamente com a filha, a aposentada se dirigiu à agência da Previdência Social na cidade. Para surpresa das duas, o desconto estava sendo feito porque havia um empréstimo de quase mil e quinhentos reais em seu nome. Por este motivo, seriam descontados, durante 58 meses, o valor de R$ 47,00 de sua aposentadoria.
Como não havia realizado empréstimo algum, e imaginando terem sido vítimas de algum golpe, a filha, de imediato, foi à Defensoria Pública de Barra do Garças para impedir que os descontos continuassem. O defensor público Milton Martini ajuizou ação pedindo a interrupção daquele débito, solicitando prioridade na tramitação do processo, assegurado pelo artigo 71 do Estatuto do Idoso, já que a senhora possui idade superior a 60 anos.
Além de se fazer cessar o desconto, “na ação também foi pedida uma indenização no montante correspondente a 50 vezes o valor da operação, pelos danos morais experimentados pela idosa, e restituição em dobro, de tudo quanto haja sido descontado no benefício da aposentada”, afirma Dr. Milton.
O juízo prontamente deferiu a liminar pleiteada, determinando à Previdência Social a imediata suspensão dos descontos mensais da aposentadoria. Ao banco responsável pelo empréstimo, foi determinado que se abstenha de incluir o nome da idosa em banco de dados de serviço de proteção ao crédito, fixando multa diária no valor de um salário mínimo caso haja descumprimento da decisão.
Para garantir um tratamento diferenciado e humanizado, até por causa da idade da assistida, poupando-a de ficar se deslocando à sede da instituição, Dr. Milton Martini fez questão de ir pessoalmente até a residência da aposentada para que ela assinasse a petição inicial e a ficha de hipossuficiência.
24 Horas News
 

MINISTRO INAUGURA EMBRAPA E DESTACA FORÇA DE SINOP


A sede da Embrapa Agrossilvipastoril foi inaugurada, esta manhã, pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. Ele destacou a grande importância deste centro de pesquisas para o futuro da atividade agrícola, pecuária e florestal em Mato Grosso. "Esta unidade é uma das mais modernas do país, sendo referência e foi concebida em Sinop porque houve um agrupamento de forças", afirmou, lembrando que Sorriso também pretendia ter a unidade. "Sinop é a terra da Embrapa e agora é responsabilidade dos governantes de Mato Grosso lutar por mais investimentos", referindo-se a ampliar a estrutura em vários setores na cidade porque a Embrapa vai atrair mais moradores e investidores.

O chefe da unidade, João Flávio Veloso, destacou a história de implantação do centro de pesquisas mato-grossense e os esforços de todos - governos municipal, estadual e federal - para a concretização da instalação. Veloso resumiu que é um "sonho sendo realizado".

O presidente nacional da Embrapa, Pedro Arraes, também enalteceu a estrutura da sede sinopense onde foram investidos cerca de R$ 30 milhões - construção do centro e aquisição de equipamentos para pesquisas nas áreas agrícola, florestal e outras.

O governador Silval Barbosa, o senador Blairo Maggi, o prefeito Juarez Costa, os deputados federais Nilson Leitão Valtenir Pereira, Wellington Fagundes e os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Baiano Filho e Ademir Brunetto acompanham a solendidade.

Conforme Só Notícias informou, o centro foi construído, desde 2009, pelo governo federal, próximo ao aeroporto, e tem 8.500 m² de área construída (a área total é de 612 hectares sendo 580 de campo experimental) divididos em 24 laboratórios multiusuários, nas áreas de sanidade animal e vegetal, fitoquímica, biologia molecular, solo, água, biomassa, sementes e mudas.
Sinop passa a ter uma das maiores estruturas da Empresa Brasileiro de Pesquisa Agropecuária, na região Centro-Oeste.
Só Notícias/Alex Fama/Karoline Khun 

POLÍCIA OUVE TESTEMUNHA; HÁ INDÍCIOS DE ALTA VELOCIDADE E FECHAMENTO IRREGULAR




Uma testemunha está sendo ouvida.neste momento na Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (DEDT), no Coxipó. Segundo a Polícia, há indícios de que o veículo estava em alta velocidade. Mas também existem suspeitas de que o carro teria sido fechado por outro veículo, também em alta velocidade, quando o motorista perdeu o controle, saiu da pista e se espatifou contra um poste
Mais uma grande tragédia na madrugada. Um jovem de apenas 19 anos morreu e um amigo dele que estava no mesmo carro está na UTI de um hospital particular em estado muito grave. O carro, um Toyota Corolla, bateu violentamente contra um poste de iluminação pública na Avenida Fernando Correa da Costa, na rotatória de acesso à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ao lado da Lanchonete McDonalds, no Coxipó, em Cuiabá.
Rodrigo de Lima, funcionário da Lanchonete McDonalds. Apareceu nas primeiras investigações do delegado Wilson Leite, da Delegacia de Trânsito, como testemunha relacionada no Boletim de Ocorrência elaborada por investigadores da Especializada no local da tragédia.
Além da testemunha que pode ajudar nas investigações para se chegar à causa do acidente, a o delegado Wilson Leite também pediu outra perícia no local da tragédia e no veículo sinistrado.
A TRAGÉDIA – Uma saída de pista seguida de um “choque mecânico” - violenta batida de um veículo contra objeto imóvel, no caso um poste -, aconteceu na madrugada desta sexta-feira (06) na Avenida Fernando Corrêa, em Cuiabá,região do Coxipó, área central de Cuiabá.
A tragédia matou o estudante de Medicina, Ricardo Henry Filho, conhecido como Ricardinho,de 19 anos, filho do ex-prefeito de Cáceres (Oeste, a 220 quilômetros de Cuiabá). Ricardinho era sobrinho do deputado Federal Pedro.
A vítima segundo confirma a família, era aluno do 3º ano de Medicina em uma Universidade de Porto Velho, Rondônia. Ricardinho estava de férias em Cuiabá. Um amigo de infância de Ricardinho, Alex Nunes de Figueiredo, estava no carro e ficou gravemente ferido.
O estudante  Alex Nunes de Figueiredo, 19, que estava no carro,  foi levado em estado grave ao Pronto-Socorro de Cuiabá, mas já foi transferido para um hospital onde permanece em estado grave em uma UTI.
Segundo a Polícia, os dois ocupantes do carro ficaram presos nas ferragens, sendo resgatados pelo Corpo de Bombeiros. Os air-bags não foram suficientes para evitar a morte do filho do ex-prefeito de Cáceres
O corpo de Ricardo Henry Filho já está sendo velado na Capela e Jardins, Sala Orquídea. O sepultamento está marcado para às 16 horas, no Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá, no Parque Atalaia.
José Ribamar Trindade
Redação 24 Horas Ne
ws

VAGA DE DEMÓSTENES É DO EX DA MULHER DE CACHOEIRA


O primeiro suplente, substituto natural de Demóstenes no senado, é ninguém menos que o ex-marido de Andressa Alves Mendonça – a bela mulher do bicheiro Carlos Cachoeira, hoje detido na Penintenciária da Papuda, em Brasília. É de tontear qualquer amante de filmes de ação. O empresário Wilder Pedro de Moraes ficou conhecido como “o marido traído do escândalo Cachoeira”, mas é dono de uma das fortunas do ramo de construção civil em Goiás. Seu patrimônio - que lhe permitiu polpudas doações à campanha de Demóstenes Torres ao senado - no entanto, não se compara ao de Cachoeira, para quem perdeu Andressa, a moça que empresta glamour ao roteiro. Ainda não se sabe se Moraes realmente irá encarar a missão patriótica que a doação financeira e as urnas lhe deram – o mandato de senador. Mas o desfecho deste roteiro de gosto duvidoso até que combina com o escândalo.




Por: Redação - caldeirão político

RARIDADE - É BOM ACREDITAR COM PENSAMENTO POSITIVO E FIRME


Muita luz. Excelente mês de julho!
Melhor não descartar esta possibilidade, não é ?
Olhem que raridade!
JULHO 2012
SEM
DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SAB
28
1
2
29
3
4
5
6
7
8
9
30
10
11
12
13
14
15
16
31
17
18
19
20
21
22
23
32
24
25
26
27
28
29
30
33
31
Este ano, Julho terá 5 sexta-feiras, 5 sábados e 5 domingos.

Isto acontece uma vez a cada 823 anos. Estes anos são conhecidos como
'Money bag'.  (saco de dinheiro)

Passe para 8 boas pessoas e o dinheiro aparece em 4 dias, baseado no
Fengshui chinês. (acho melhor enviar pra 16 pessoas...rs)

Quem parar não recebe, diz aqui...
Bom, não custa tentar.... Na dúvida, fiz a minha parte...

GOVERNADOR E MINISTRO INAUGURAM EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL SEXTA



O governador Silval Barbosa (PMDB), o senador Blairo Maggi (PR), o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes e uma caravana de lideranças políticas inauguram, nesta sexta-feira, o Centro de Pesquisa da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop.

É o primeiro Centro de Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Mato Grosso, um dos principais expoentes da produção agropecuária no país. A unidade foi criada há três anos para trabalhar com tecnologias sustentáveis para sistemas integrados de produção agropecuária.

O chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, João Flávio Veloso Silva, disse, nesta quinta-feira de manhã, em entrevista coletiva à imprensa, que a estrutura foi construída com recursos do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa, o PAC Embrapa. “A estrutura física teve um custo de R$ 16 milhões. Outros R$ 14 milhões foram investidos na compra de equipamentos, máquinas e veículos, que darão suporte para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para sistemas integrados de produção agropecuária”.

Em 8.500 m² de área construída, o Centro de Pesquisa conta com 24 laboratórios multiusuários, nas áreas de sanidade animal e vegetal, fitoquímica, biologia molecular, solo, água, biomassa, sementes e mudas. As salas de trabalho foram construídas de modo a alocar a equipe de pesquisa e suporte à pesquisa sempre em duplas e com a mesma estrutura de mobiliário.

Há ainda salas de reuniões, salas de estagiários e bolsistas e espaços para pesquisadores visitantes e parceiros institucionais. Além disso, a Unidade tem um auditório com capacidade para 120 pessoas, centro de treinamento, restaurante, espaço cultural e biblioteca. No setor de serviços, galpões, garagem, oficina, posto de combustível, central de tratamento de resíduos de laboratório e de campo, casa de força e casas de vegetação completam a estrutura inaugurada.

Inspirada no barroco brasileiro, a arquitetura do centro de pesquisa levou em conta aspectos regionais, conforto térmico, integração das estruturas e aproveitamento dos recursos humanos, materiais e naturais. Parte da madeira utilizada na construção foi legalmente doada pelo Ibama e é originária de desmatamentos irregulares ocorridos na região. A ação visou dar um uso público ao ilícito ambiental.

Como forma de compensação, 320 mudas de itaúba foram plantadas na área experimental da Embrapa Agrossilvipastoril. A localização geográfica de cada uma delas está registrada em placas afixadas nas principais peças de madeira utilizadas na obra.

Ao todo, o Centro de Pesquisa da Embrapa Agrossilvipastoril tem 612 ha, sendo 580 ha de campo experimental, onde já foram instalados grandes experimentos de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF). Em outros 12 ha foi montado o Sítio Tecnológico, uma vitrine onde são expostas tecnologias da Embrapa disponíveis para o estado de Mato Grosso.

Com o foco na agricultura de baixa emissão de carbono e em indicadores de sustentabilidade, as pesquisas desenvolvidas nesta Unidade envolvem a dinâmica de carbono em solos tropicais, mudança do clima, recuperação de áreas degradadas, biocombustíveis, dinâmica de água em agroecossistemas, sanidade animal e vegetal, fruticultura, produção de sementes e mudas de espécies florestais e frutíferas, entre outras áreas.

A Embrapa Agrossilvipastoril contará com uma equipe de 35 pesquisadores, a maioria deles com o título de doutor, e ainda abrigará outros 35 pesquisadores oriundos de outras Unidades da empresa. Adicionalmente, cerca 70 empregados darão suporte à pesquisa nas áreas administrativa, transferência de tecnologia, comunicação, tecnologia da informação e de apoio de campo.

Atualmente, o Centro de Pesquisa já conta com 96 empregados, sendo 40 deles pesquisadores.
*Com informações da assessoria.
Olhardireto de Sinop - Alexandre Alves

quinta-feira, 5 de julho de 2012

O TRISTE FIM DE UM SUPER-SENADOR

 
Demóstenes Torres até comove, mas não mais convence. Na troca de papéis, está provando o amargo sabor de ser réu em um processo político. A única sorte que tem é não ter nenhum Demóstenes no papel de acusador. Seria ainda pior. O senado vive nos últimos dias um de seus momentos mais constrangedores. Os poucos senadores presentes ao plenário – não mais que seis nos últimos dois dias - ouvem calados, sem qualquer intenção de pedir apartes, a última, desesperada tentativa de Demóstenes Torres de salvar seu mandato.
Demóstenes repete tristemente queixas de linchamento público e midiático, de erros e arbitrariedade na investigação policial, de pré-julgamento, de desmonte de sua reputação, e assim por diante. Fala para ouvidos moucos – e poucos. Apesar de alertar seus pares de que os métodos que estão prestes a levá-lo à perda de mandato podem também atingi-los um dia, não há fatos novos em seu discurso que possam reverter o enorme desgaste de sua imagem.
 Redação - CALDEIRÃO POLÍTICO

VENDA DE AUTOMÓVEIS EM JUNHO É A MAIOR DA HISTÓRIA


A venda de automóveis em junho foi a maior para o mês da história do setor no país, segundo dados divulgados hoje (5) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis favoreceu os negócios. Neste ano, as vendas de veículos novos, entre nacionais e importados, somaram 353,2 mil unidades, um crescimento de 22,9% em junho na comparação com maio.
Segundo o presidente da associação, Cledorvino Belini, "a redução do IPI foi uma medida acertada por parte do governo, as montadoras reduziram os seus estoques e, agora, há aumento de produção e emprego".
A medida termina no dia 31 de agosto e, de acordo com Belini, não terá nova prorrogação por parte do governo. Até lá, para ele, ainda há espaço para mais crescimento do mercado de consumo, "a elasticidade é muito grande".
Acompanhando a alta na comercialização, a geração de empregos no setor também subiu de 145 mil trabalhadores contratados em maio para 147 mil em junho.
Com o ritmo de vendas acelerado, os estoques nas fábricas e concessionárias caíram de 409,7 mil unidades em maio para 342 mil em junho. A produção de veículos, no entanto, apresentou queda de 2,6% em junho ante maio.
A expectativa, na opinião de Belini, é de crescimento na produção para suprir essa baixa dos estoques, "o nível de estoques está confortável e isso, agora, vai fazer acelerar a produção".
Agência Brasil

CORINTHIANS LIBERTA DORES 2x0 - AGORA QUE VENHA DEZEMBRO

Depois deste grande feito Corintiano, em que aconteceu o Liberta Dores, vamos arquivar toda a energia durante estes meses até dezembro quando teremos que dar um imenso grito. Lá no Japão seremos uma NAÇÃO torcendo pela vitoria, que marcara definitivamente a ousadia da maior torcida FIEL debatidos os tempos. E viva o CORINTHIANS Campeão da Libertadores de 2012. Bentinho email: fé.bentinho@uol.com.br

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO TEM CONHECIMENTO DO TCE-MT



Os conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso votaram pelo registro do processo seletivo simplificado nº 01/2010, sob a gestão de Milton Geller, para contratação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, realizado pela Prefeitura de Tapurah. A decisão aconteceu na sessão plenária do dia 3 de julho, sob relatoria do conselheiro Waldir Teis com Voto-Vista do conselheiro substituto Ronaldo Ribeiro.
O conselheiro substituto Ronaldo Ribeiro pediu e obteve vista dos autos em análise no sentido de: registrar, aplicar multa, recomendar que os contratos decorrentes do processo seletivo simplificado não sejam prorrogados e alertar ao gestor que a reincidência poderá incidir no julgamento irregular das contas anuais de gestão.
24 Horas News

CARTÃO DO BOLSA FAMÍLIA FOI ENTREGUE PARA 1.440 BENEFICIADOS EM VG


A Prefeitura Municipal de Várzea Grande – sob a coordenação da secretaria de Assistência Social - a entrega de 1.440 cartões do Programa Federal Bolsa Família, para famílias que já estavam cadastradas. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (04/07), às 08h, no Tênis Clube.


As mães dos beneficiários receberam uma ligação em casa, para comparecerem ao Tênis Clube, para receberem o cartão, do filho beneficiado. Somente elas poderão retirar o dinheiro nas lotéricas, ou na Caixa Econômica Federal (CEF).
A secretária municipal de Assistência Social, Bernadete Miranda, ressaltou a importância do trabalho da equipe da pasta e da CEF que possibilitaram que - a entrega dos cartões fossem efetuadas dentro do prazo estabelecido. “Esse programa tem o intuito de beneficiar as famílias que, se encontram em situações de vulnerabilidade financeira.
Elas tem ainda, o direito de estar participando de outros programas sociais”, informou. Vale destacar que o gerente da CEF/VG, Marcelo Pavão, esteve pessoalmente, entregando os cartões do Bolsa Família.  
SERVIÇOS - As listas dos nomes dos beneficiários, que não retiraram do cartão, bem como os que compareceram, estarão afixadas no Terminal “André Maggi”, na secretaria municipal de Assistência Social e nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), dos bairros: São Mateus, Santa Maria, Cristo Rei e Jardim dos Estados.  
BENEFÍCIOS - O cidadão que se cadastrou no Bolsa Família tem alguns direitos, dentre eles o de fazer a inscrição para concurso público. Ele poderá ainda apresentar o cartão, para ter um desconto na hora de pagar o boleto”, explicou o funcionário da prefeitura, Élvio dos Anjos.
Para obter o Bolsa Família é necessário que a família tenha uma renda que, não ultrapasse a meio salário mínimo. Outro critério é que a criança esteja matriculada e, que freqüente as aulas. Se por ventura o beneficiário perder o cartão do Bolsa Família, deverá ligar no 0800, para fazer o bloqueio.
24 HORASNEWS

quarta-feira, 4 de julho de 2012

CORINTHIANS É CAMPEÃO INVICTO DA LIBERTADORES

 
A América passou a ter um novo dono neste dia 4 de julho de 2012. Com dois gols marcados por Emerson Sheik, o Corinthians se livrou da sina de nunca ter conquistado o título da Libertadores e derrotou o Boca Juniors por 2 a 0, no Pacaembu. Com o triunfo desta quarta-feira, o Timão mostra que superou de forma definitiva o trauma de ter caído para a Série B em 2007 e consolida a sua hegemonia no País sob o comando do técnico Tite.
O grito de campeão estava entalado há 35 anos na garganta do torcedor corintiano. A primeira participação da equipe de Parque São Jorge no torneio continental foi em 1977. O longo período de espera acumulou seguidos fracassos na história vitoriosa da equipe, mas a redenção no continente veio da melhor forma possível. O time alvinegro se impôs diante do grande carrasco de brasileiros na competição e conquistou o seu grande sonho de forma invicta.
Além de levar o inédito troféu para a sua estante, o Corinthians também garante a sua passagem para o Mundial de Clubes da Fifa. No final deste ano, a equipe viajará até o Japão, onde poderá disputar o título de melhor equipe da atualidade com os ingleses do Chelsea, campeões da Liga dos Campeões da última temporada europeia.
O Jogo -Corinthians e Boca Juniors entraram em campo dispostos a buscar o resultado nos primeiros minutos da partida. Contudo, a tensão que envolve uma final de Libertadores ditou o ritmo do início do confronto. Errando muitos passes no meio-campo, o Timão pouco ameaçava o seu adversário e apresentava sinais de irritação com a marcação argentina.
Logo aos quatro minutos, Chicão sofreu falta no meio-campo e se estranhou com Mouche. A fim de coibir qualquer entrevero dentro de campo, o árbitro mostrou cartão amarelo para os dois e cessou o tumulto criado pelos jogadores. Instantes depois, a torcida corintiana prendeu a respiração quando o próprio Mouche invadiu a área, mas ficou aliviada ao ver o bandeira assinalando o impedimento no lance.
Com os ânimos controlados, o Corinthians soube colocar a bola no chão e passou a ameaçar o Boca Juniors. Aos dez minutos, Alex encontrou espaço na marcação e chutou de fora da área. O goleiro Orión se agachou para defender, mas não conseguiu segurar. Antes que Paulinho pudesse chegar para concluir ao gol, o arqueiro se recuperou no lance e recolheu a bola para junto de si.
Apesar de errar muito em seu campo ofensivo, o Corinthians chegou a assustar os argentinos com uma boa jogada individual de Emerson aos 16 minutos. O Sheik correu até a linha de fundo e parou em frente à marcação adversária. Com um belo drible, o atacante passou no meio dos defensores do Boca Juniors e invadiu a área. Entretanto, o atleta não conseguiu concluir a jogada, pois Ledesma chegou de forma providencial e afastou com um chutão para a linha de fundo.
As chances criadas pelos donos da casa não surtiram qualquer efeito no modo como os times de comportavam dentro de campo. Os erros na intermediária continuavam se repetindo, assim como as faltas duras que ambos cometiam. Em um primeiro lance, Alex dividiu de carrinho com Erviti e saiu impune após o árbitro considerar a infração como algo corriqueiro. Já aos 25, Emerson tentava se infiltrar na marcação argentina e foi derrubado perto da meia-lua da área por Schiavi.
A falta era propícia o zagueiro Chicão bater, mas uma conversa com Alex determinou que o meia cobraria o tiro para o gol. Antes da finalização, Orión caiu no gramado e se queixou de dores no joelho. Sob vaias, o atleta foi atendido pelos médicos e gerou apreensão no banco de reservas. Com condições de permanecer em campo, o camisa 01 do Boca viu o armador corintiano chutar em cima da barreira e desperdiçar a chance de abrir o placar.
Sem ser exigido nos minutos seguintes, o goleiro Orión viu a sua noite se transformar em um pesadelo aos 33 minutos. O atleta sentiu novamente uma pancada no joelho e caiu desolado em campo. Amparado por seus companheiros de clube, o argentino foi conduzido até a lateral do campo e substituído por Sebastián Sosa. Decepcionado e chorando muito, o arqueiro ainda foi abraçado pelo técnico Julio Cesar Falcioni e pelos demais jogadores do banco de reservas visitante.
Atento em seu primeiro lance na partida, Sebastián Sosa mostrou tranquilidade ao se antecipar a Jorge Henrique e cair bem para defender o cruzamento rasteiro de Danilo. No entanto, um lance aos 37 minutos demonstrou que o goleiro ainda não tinha total confiança. Emerson avançou pela esquerda e lançou rasteiro para dentro da área. A bola percorreu toda a extensão da grande área e confundiu o novo arqueiro do Boca, que foi salvo apenas pela intervenção de Clemente Rodríguez.
Mesmo com o susto sofrido neste lance, Sosa se recuperou rapidamente na partida e mostrou confiança ao encaixar o chute de fora da área de Alex. O meia finalizou no meio do gol e não deu trabalho para o goleiro argentino praticar a defesa aos 39. Quatro minutos depois, Santiago Silva fez sua primeira aparição no jogo, mas de forma negativa. O atleta enfiou o cotovelo no rosto de Leandro Castán e foi amarelado pelo árbitro.
Sem qualquer jogada que arrancasse aplausos de nenhuma das duas torcidas, o primeiro tempo se encerrou após os cinco minutos de acréscimo dados pelo árbitro da partida. Com o reinício após o intervalo, o Corinthians tomou a iniciativa logo depois do pontapé inicial e exigiu que Sosa saísse bem do gol para segurar o cruzamento de Emerson da direita.
Em seguida, o Boca Juniors mostrou ter forças para se recuperar na partida e se redimir da apatia na etapa inicial. Após lançamento da esquerda, Cássio saiu muito mal do gol e contou com o apoio de sua zaga para se livrar de qualquer perigo. Já aos três minutos, o time argentino tentou chegar ao gol em cobrança de escanteio, mas o cruzamento de Riquelme não encontrou a cabeça de nenhum atacante de sua equipe.
Com o ímpeto do Boca Juniors controlado, o Corinthians partiu para o ataque e conseguiu desestabilizar a zaga adversária pelo alto. Aos seis minutos, Schiavi deu um pontapé em Danilo e recebeu o cartão amarelo. Na cobrança, Danilo colocou no centro do gol e Sosa precisou afastar de soco para não se complicar.
Na sobra deste lance, a posse de bola continuou com o Corinthians e originou a falta que culminaria no gol histórico de Emerson Sheik aos oito minutos. Quando o marcador apontava oito minutos, Riquelme cometeu a infração na direita e teve uma breve discussão com Tite. Na cobrança, Alex tomou a bola e lançou para dentro da área. Jorge Henrique desviou de cabeça para o centro da área e Danilo, com o espírito do Dr. Sócrates, acertou um passe de calcanhar que livrou Emerson da marcação adversária e deixou o atacante cara a cara com o goleiro Sosa. Sem titubear, o atleta fuzilou as redes argentinas e fez o Pacaembu explodir em êxtase.
Ciente de que precisaria mudar a sua postura para chegar ao empate, o Boca Juniors tentou esboçar uma reação, mas o destempero emocional da equipe continuava comprometendo o seu rendimento. Em nova falta dura sobre Emerson, Caruzzo recebeu o cartão amarelo e se irritou com o árbitro. O time ainda conseguiria chegar ao ataque aos 13, após Jorge Henrique cometer falta. Amarelado pelo juiz, o atacante corintiano voltou para auxiliar na marcação e viu a cobrança de Riquelme ser invalidada após o bandeira sinalizar impedimento.
Receoso com a forma como o Boca Juniors se comportava, o técnico Julio Cesar Falcioni colocou Cvitanich para dar mais poder ofensivo ao seu time. A saída do volante Ledesma deixou um buraco no meio-campo argentino e permitiu o domínio corintiano nos minutos seguintes. Com a ausência de um marcador, os visitantes foram para cima aos 26 minutos e Cássio mostrou segurança para defender a cabeçada de Mouche após falta cobrada por Riquelme.
No minuto seguinte, o Pacaembu pôde soltar o grito de campeão com segurança e vibrar com o segundo gol marcado por Emerson Sheik na partida. Aos 27 minutos, o atacante marcou a saída de bola da zaga argentina e tomou a bola mal passada por Schiavi. Com a posse do esférico, o atleta apostou corrida com Caruzzo e ficou novamente na frente de Sosa. Com tranquilidade, o jogador tocou no canto do arqueiro e consolidou a vantagem de sua equipe no duelo.
Atrás no placar, o Boca Juniors perdeu a cabeça de vez e passou a explorar o temperamento explosivo de Emerson para causar a sua expulsão. Os jogadores argentinos passaram a intensificar a marcação em cima do Sheik e tiveram que ouvir a série de provocações do herói contiano. Concentrado, o atleta falava na orelha do zagueiro Caruzzo constantemente e deixava a irritação do defensor transparecer a cada intervenção do juiz.
Provocações à partida, o Corinthians teve a chance de marcar o terceiro com Chicão. O zagueiro cobrou falta perto da entrada da área e buscou o canto oposto do goleiro Sosa. A própria torcida chegou a gritar gol nas arquibancadas do Pacaembu, mas o tirou saiu rente ao poste e acertou a rede pelo lado de fora.
Aos 40 minutos, a torcida corintiana não conseguiu mais segurar o grito de "É Campeão!" e passou a embalar a equipe dentro de campo em coro. O técnico Tite ainda colocou o meia Douglas no lugar de Alex e Emerson ganhou tempo ao cair no gramado antes de ser substituído por Liedson. Quando o marcador apontava 48 minutos, o árbitro tomou as bolas em suas mãos e encerrou a partida que sagrou o Timão como campeão da Libertadores de 2012.
Gazeta Esportiva



CORINTHIANS É CAMPEÃO.ÃO.ÃO.ÃO.ÃO.......


Parabéns a todos os CORINTHIANOS, por este grande feito de uma equipe, que com a humildade dos seus jogadores, técnico e administradores souberam com maestria trazer a alegria para milhões de torcedores por este imenso BRASIL afora.
Agora é esperar para em dezembro partirmos para uma grande e vitoriosa campanha para levar o Brasil ao PÓDIO dos vencedores.
Isto de eu já sabia...já era...agora é eu já sei SALVE O CORINTHIANS....CAMPEÃO DOS CAMPEÕES...
(Bentinho - e-mail : fd.bentinho@uol.com.br

MATO GROSSO PRECISA DE R$ 11 BILHÕES EM INVESTIMENTOS EM HIDROVIAS


Mato Grosso precisará de R$ 11,6 bilhões até 2018 para construção de hidrovias. O cálculo foi apresentado pelo Secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, durante Simpósio sobre Hidrovias do Norte do Mato Grosso, ocorrido na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira de iniciativa do Movimento Pró-Logístico.
De acordo com o secretário, no levantamento de mais longo prazo, o órgão federal apontou que a navegabilidade dos rios que cortam o estado depende de investimentos na ordem de R$ 28,6 bilhões a serem aplicados até 2026.
Esses investimentos incluem a construção da hidrovia Teles Pires-Tapajos. Segundo o presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog), deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), o projeto é fundamental para a integração de Mato Grosso às rotas comerciais mais competitivas do país. Pereira fez a abertura do simpósio.
Apesar de o modal hidroviário gerar grande expectativa devido à vantagem econômica, outros aspectos como redução de acidentes de trânsito e ganho ambiental somam-se aos argumentos em defesa do uso múltiplos das águas.
"O Brasil vem literalmente jogando dinheiro fora por transportar quase toda a sua produção em rodovias, na maioria em precário estado de conservação. Hidrovia é comprovadamente mais sustentável e econômica. Ações como o simpósio, do Movimento Pró-Logística, é necessário para manter esse assunto na agenda do país", destacou Homero.
O diretor do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, lembrou ainda que a mudança no perfil de transporte no Brasil só muda se houver vontade política em fazer. "Os projetos estão prontos, estudos foram realizados. Agora depende de vontade política para tirá-los do papel", disse.
Fonte: Joana Dantas

TCE ENTREGA NESTA QUARTA-FEIRA A LISTA DOS "FICHA SUJAS" EM MATO GROSSO


O  presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, José Carlos Novelli, fará  nesta quarta-feira, 4,  a entrega oficial da relação dos gestores com contas julgadas irregulares.  A lista será entregue ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Rui Rams. Será entregue uma relação simplificada e uma relação com dados complementares dos processos.
 
A entrega da lista é considerada como importantíssima para o cumprimento da "Lei da Ficha Limpa" que proíbe gestores que tiveram contas reprovadas em colegiado de candidaturas. De posse da lista entregue pelo TCE, a Justiça Eleitoral vai se basear no registro de candidaturas a prefeito e vereador neste ano. 
 
A relação dos chamados "ficha suja" foi elaborada seguindo instrução normativa nº 01/2012 publicada no Diário Oficial do Estado no dia 13 de junho. A  instrução normativa determina que será encaminhada uma única relação ao TRE-MT, no entanto não é responsabilidade do Tribunal de Contas declarar inelegibilidade dos gestores, tarefa de competência exclusiva da Justiça Eleitoral.  
 
Também integrarão a relação os gestores públicos que tiveram a prestação de contas de convênios julgadas irregulares; denúncias ou representações julgadas procedentes, ainda que parcialmente, que tenham resultado na condenação à restituição de valores ao erário. 
Neste caso, os integrantes da lista tiveram decisão definitiva irrecorrível do TCE-MT.
 
As contas de governo de Chefe de Poder Executivo que tenham sido rejeitadas pelo Poder Legislativo, devidamente acompanhadas das informações do respectivo decreto legislativo, ainda que divergentes do parecer emitido pelo TCE, também farão parte da lista.
 
Não constarão da relação os nomes dos gestores que: os pareceres relativos às contas de Governo emitidos pelo TCE e que não tenham sido apreciados pelo respectivo Poder Legislativo, contas julgadas regulares, ainda que contenham aplicações de multas, recomendações ou determinações legais, denúncias ou representações julgadas procedentes, ainda que parcialmente, e que tenham resultado somente na aplicação de multas.   
 24 Horas News  

PARTIDOS TÊM ATÉ O DIA 5/07/12 PARA ABRIR CONTA ELEITORAL


Todos os candidatos a prefeito e vereadores e os próprios partidos políticos em todo o país têm até a próxima quinta-feira (5) para abrirem a conta pela qual farão toda movimentação financeira durante o período de campanha. De acordo com o portal Terra, as contas servirão para movimentar os gastos com material publicitário como para receber doações. Depois de abertas as contas é que os candidatos poderão arrecadar recursos e usá-los. Também é necessário que os postulantes aos cargos de prefeito e vereador apresentem suas contas à Justiça Eleitoral para que possam emitor recibos eleitorais.

Por: Redação -caldeirão- político

terça-feira, 3 de julho de 2012

MATO GROSSO REGISTRA 21 CASOS DE INFLUENZA H1N1 EM 2012

A Secretaria de Estado de Saúde divulga as ocorrências por H1N1 em todo o Estado de Mato Grosso no ano de 2012. Até a presente data(03/07), a notificação é de 21 casos de Influenza H1N1, dos quais 11 casos foram confirmados e 10 casos estão sob investigação. Até o momento, foram confirmados dois óbitos - um ocorreu no município de Cuiabá e o outro no município de Campo Verde.
 
Os municípios que apresentaram confirmação dos casos foram: Cuiabá (5), Campo Novo dos Parecis (4), Campo Verde (1) e Rondonópolis (1). Os municípios que possuem casos sob investigação são: Rondonópolis (7), sendo que destes sete casos dois evoluíram para óbito; Sorriso (1), Pedra Preta (1) e Paranatinga (1). O Caso de Paranatinga, que está sob investigação, evoluiu para óbito.
 
A Gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado, Valéria Cristina da Silva, disse que as ocorrências estão dentro do esperado e descarta surto ou epidemia da doença em Mato Grosso. 
 
A Doença
 
A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade. A transmissão ocorre por meio de secreção das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Os sintomas são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores: tosse, rouquidão, congestão nasal, febre, mal estar, mialgia, cefaleia.
 
O tratamento antiviral é importante no manejo clínico da gripe para melhoria do quadro e quebra na cadeia de transmissão, uma vez que após o uso de antiviral o indivíduo deixa de transmitir o vírus. O controle da Influenza requer uma vigilância qualificada, somada às ações de imunização anuais, direcionadas aos grupos considerados de maior vulnerabilidade: idosos, crianças, povos indígenas, trabalhadores de saúde, gestantes e população prisional.
 
A principal intervenção preventiva em saúde pública é a vacinação, que contribui para prevenção da gripe, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.
 
A vacina é Trivalente, previne contra 3 tipos de vírus de Influenza H3N2, H1N1, Influenza B.
Redação 24 Horas News 

OS CANDIDATOS E A REALIDADE HISTÓRICA DE CUIABÁ

OPINIÃO


Após as convenções e as definições dos candidatos, e a luta desesperada por um vice, finalmente vamos conhecer os candidatos através dos programas de governo, inicia-se os debates sobre os grandes temas, e a partir das propostas facilmente conheceremos quem é quem. Pelas propostas saberemos quem é sério e responsável diante da realidade, e quem é irresponsável ou devaneador. Se o candidato mente antes de assumir o mais importante cargo público da cidade, imagine ele gerindo os problemas diário de uma cidade que é a extensão da sua casa.

Cuidado!

Um cidadão que se dispõe a candidatar a Prefeito de Cuiabá tem que conhecer e respeitar a história da cidade e do seu povo:

1 – Que ele saiba, quais foram os nossos heróis, que lutaram no Movimento Rusga, e que deram a vida pela liberdade do comércio e de livre pensamento dos cuiabanos;

2 – Que ele saiba, sobre a vida e luta dos famosos cuiabanos que estão inseridos na história do país, como: Marechal Eurico Gaspar Dutra (Presidente da República do Brasil); Marechal Candido Mariano da Silva Rondon ( Considerado Mundialmente como o Patrono das Comunicações); Gov. Dante Martins de Oliveira (Conhecido Nacionalmente como o Homem das Diretas Já, movimento pela redemocratização do país) e outros;

3 – Que pelo menos já tenham lido os livros, ouvido as nossas músicas ou tenham conhecimento dos trabalhos de homens que lutaram e lutam pela Cultura cuiabana como: Rubens de Mendonça; Silva Freire; Mestre Albertino, Mestre Inácio, Moises Martins; Lenine Povoas, Liu Arruda, Dom Aquino Correa e outros;

4 – Que conheça e respeite as tradições das festas religiosas de São Benedito, Senhor Divino e São João, que tenha o prazer de sentir os sabores e cheiros do Chá com Bolo após as missas. Que sinta saudade dos bailes na Casa de Bem-Bem, Beleca e Juja, eram festas de fazer noite virar dia e dia virar noite; que fique sabendo que o Santo Negro Benedito, é o símbolo da religiosidade desta Terra, e que por séculos fazemos festa para referenciá-lo e para relembrar aos outros que também somos uns dos povos mais religiosos, alegres e festeiros do mundo. Fazemos festas de uma semana para celebrar a santidade negra, com procissão composta de milhares de seguidores e devotos seguindo pelas ruas de Cuiabá, e lá no alto do Rosário a festa é completa, e nesses momentos reverenciamos a nossa cultura, onde se misturam músicas (rasqueado, cururu e siriri) e culinárias tradicionais (Chá com Bolo de Arroz e Fransisquito; e a noite se completa com os pratos saborosos de Maria Isabel; Farofa de Banana, Paçoca de Pilão, Sarapatel, Ventrecha de Pacu e Mugica de Pintado e Pacú seco com arroz) , e são nesses momentos que se destaca a cuiabanidade, extrapolando uma mistura de festividade com a peculiar alegria de viver, que é própria da essência dos cuiabanos:

Agora o que, que é esse,
Não importa da onde você veio,
Se quiser ser integrado,
Seja feliz e festeiro,
Se não quiser,
Lugar de gente triste e feio é de onde veio.

Este texto, antes que alguém queira intitulá-lo de xenófobo, este é um momento de reflexão e recordação dos grandes momentos vividos nesta cidade acolhedora e que hoje é considerada como a cidade das oportunidades. Todos nos somos estrangeiros, pois chegamos a esta parte do mundo através dos nossos ancestrais, ás vezes entre percalços, quem chega é bem recebido e logo é apresentado a uma nova vida. Uma vida que exige uma rápida adaptação, contornos de obstáculos, escolhas de amigos(as), e até mesmos estratégias de sobrevivências nesta terra de muito calor, mas que é compensado com o calor humano espalhado em cada esquina desta terra.

Quem vem para cá, veio por escolha própria e aqui começaram a escrever a sua vida de acordo com livre arbítrio, são novos cuiabanos que serão responsáveis por suas próprias caminhadas. Portanto, Cuiabá poderá ser o fim da sua estrada, e aqui ficará sua bagagem de vida, recheada de conhecimentos, derrotas e vitorias construída e que ficará em forma de herança aos seus filhos que serão os novos cuiabanos por conseqüência da sua escolha. Será que ao escolher Cuiabá para sua morada definitiva foi uma escolha sábia, ou os seus caminhos foram traçados ao enlaces dos caminhos de outras pessoas?

Aqui em Cuiabá todos os estrangeiros (paus rodados) são bem recebidos e com o passar do tempo, começam a assimilar os costumes locais, o sotaque, o amor a terra, e logo recebe um apelido e vira cuiabano. Mas, alguns oferecem uma forma de resistência, mantendo na íntegra os seus costumes, (por ações diferentes de um cidadão do mundo, que são pessoas que jamais desdenha a cultura e o sotaque da cidade visitada), e pelos seus próprios raivosos preconceitos, dificilmente deixarão de serem vistos como “pau rodado”, e se esse candidato que você quer escolher traz em suas atitudes esses preconceitos, fica claro que seus sentimentos são desagregadores, tenha certeza ela não está preparada para ser o melhor Prefeito para Cuiabá.

O melhor candidato será aquele que respeita a nossa história e que você possa escolhê-lo, para dar conselho ao seu filho e ser exemplo para os jovens que constituem a nova geração de cuiabanos.
Pense bem, faça muitas reflexões antes de decidir.

Aquele “nhenhenhem” aquele “lero-lero”, de dizer:

1 – Sou candidato porque amo Cuiabá mais que os próprios cuiabanos (como se fosse possível);
2 - Cuiabá me deu tudo que eu queria, e por isso tenho que devolver tudo que tenho ao povo cuiabano;
3 - Que vai mudar a temperatura de Cuiabá instalando um grande aparelho de ar condicionado central lá no Morro da Luz;
4 - Que vamos construir ou reformar o pronto socorro, para melhorar a saúde povo de Cuiabá;
5 - Que vai transformar Cuiabá na melhor cidade em coleta de lixo, que os abrigos de ônibus terão ar condicionado e que o transporte público será de excelência; com distribuição de água tratada a todos e tratamento de esgoto terá resíduo sólido e líquido zerado, e que o Prefeito ao final do seu mandato deverá apanhar um copo com água do Rio Cuiabá e beber publicamente;
6 - Esses itens serão ditos por alguns candidatos, sem responsabilidade nenhuma.
Não procrastine em questões de honra, em política faça a melhor escolha e não dê oportunidade à vitória do mal nem do vício, nem da corrupção na administração de Cuiabá. Não esperem felicidades da ação daquele político que calcou sob os seus pés a felicidade de outros.

Olhe bem na imagem dos candidatos e nas suas palavras, pois este pode estar entre os seus inimigos ou pode estar o parceiro político que administrará Cuiabá em seu nome. Dentro de uma argumentação pode estar escondido uma ação antiética ou corrupta. Mas, também através de um discurso simples e pouco rebuscado pode estar um grande líder ou um grande estadista, que será um renovador das causas sociais e você terá orgulho de dizer eu votei nele, ele honrou meu voto.

O político na sua essência é um líder natural, a sua responsabilidade existencial é muito grande, por receber esse dom divino ele nunca pode transgredir a verdade, a honestidade e o sentido comunitário.
Pense bem!
Autor: Wilson Carlos Fuá

É DEVER DOS JUÍZES FAZEREM VALER LEI DA FICHA LIMPA, DIZ PRESIDENTE DO TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia Rocha, afirmou que é dever dos juízes fazer valer a Lei da Ficha Limpa, que barra das eleições políticos que tenham sido condenados em segunda instância. A ministra destacou que a lei é resultado de uma iniciativa popular. "É preciso que nós, juízes, tenhamos uma conduta exatamente coerente com a demanda da sociedade", afirmou.
A ministra participou de encontro hoje com o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter; juízes eleitorais; e chefes de cartório das 249 zonas eleitorais fluminenses, durante o Seminário de Direito Eleitoral, na sede do tribunal de Justiça, no centro do Rio.
A ministra afirmou ainda que o tribunal está se esforçando para que haja a presença de pelo menos um juiz em cada zona eleitoral e que a segurança de cada juiz esteja assegurada. Segundo ela, cinco Estados pediram a presença do exército em alguns municípios. Um deles é o Estado do Rio. Até o fim do mês, o TSE decidirá se aprovará ou não.
Nestas eleições, segundo a ministra, serão mais de 350 mil candidatos a prefeitos e vereadores. Cármen Lúcia destacou também o papel do cidadão ao defender e lutar pelos seus direitos. "As leis não fazem milagre. O que faz milagre é o cidadão quando exige a aplicação da lei", disse a ministra.
Durante seu discurso de 30 minutos para uma plateia lotada no auditório da escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, a ministra pediu que todos os presentes trabalhem com o rigor da lei durante estas eleições. "O TSE está 100% a disposição ao que for necessário", disse Cármen Lúcia.
A ministra caracterizou a eleição deste ano como "acalorada" por decidir a candidatura de prefeitos e vereadores que, segundo ela, são mais próximos da população.
Celular
Já Zveiter afirmou que o tribunal tem intenção de proibir celulares nas cabines de votação. De acordo com Zveiter, os cidadãos que não cumprirem a proibição poderão ser presos. A iniciativa tem como objetivo evitar que eleitores tirem fotos dos seus votos para provar que votaram em determinados candidatos.
O desembargador afirmou que pediu ao TSE a presença do Exército em determinadas regiões do Estado do Rio, que são classificadas como "críticas" pelo tribunal, em tempos de votação. São regiões que, por englobarem características específicas, como presença elevada de milícias; e de outras forças que podem obrigar o eleitor a mudar seu voto, podem dificultar a eficiência do andamento do processo eleitoral, no âmbito democrático, na hora da votação.
Segundo Zveiter, foi feito um levantamento de regiões críticas que serão definidas exatamente assim que o TSE permitir a presença do exército. "O Exército poderá dar tranquilidade para a população", disse Zveiter. Nestas zonas, além do Exército, haverá presenças das polícias militar, civil, federal, e rodoviária federal. Ocorrerá, ainda, um esforço para que a circulação das pessoas nestas zonas seja limitada à votação e à circulação de moradores. Entre as regiões citadas como críticas por Zveiter estão o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), além de Campos e Rio das Ostras.
Por: Valor Online

segunda-feira, 2 de julho de 2012

COMISSÃO AVALIA REDUÇÃO DE TARIFAS BANCÁRIAS

 
A subcomissão especial da Câmara dos Deputados que estuda taxas e tarifas bancárias solicitou ao Banco Central (BC), ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério Público Federal (MPF) a indicação de especialistas para ajudar na análise das tarifas de serviços bancários cobradas dos clientes, informou o presidente da subcomissão, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE).
Instalada no final de maio, no âmbito da Comissão de Defesa do Consumidor, a subcomissão trabalha com o objetivo de reduzir o número de tarifas, de modo a garantir mais transparência aos serviços oferecidos pela rede bancária, além de evitar que o cliente se confunda ao ter uma lista muita vasta de serviços, o que o faria ter dificuldade de escolher aquele que realmente necessita.
"Queremos evitar que o consumidor pague por serviços a que tem direito, no pacote essencial definido pelo BC, e que, eventualmente, possam ser embutidos em pacotes de nomenclaturas e composições diferentes, que contribuem para aumentar a confusão do cliente", acrescentou o consultor legislativo Luiz Humberto Veiga, estudioso da matéria, que está se dedicando exclusivamente à subcomissão e pretende lançar, ainda este ano, um livro sobre o assunto.
Segundo Humberto, há casos em que, em vez de elucidar o cliente sobre as tarifas a que tem direito gratuitamente, o encarregado do atendimento acena com pacotes de serviços que até barateiam algumas operações, mas encarecem outras que nem são necessárias. "Não raro, o gerente preenche o contrato e o cliente apenas assina, sem a devida avaliação sobre o que é mais conveniente para ele", ressaltou.
A diretora de Assuntos e Pesquisas da Fundação Procon de São Paulo, Valéria Rodrigues Garcia, alerta para a necessidade de uma análise do cliente para que ele não assuma gastos desnecessários e supérfluos, ao contratar uma lista muito extensa de serviços. "O cliente deve verificar, antes de mais nada, quais os serviços adequados para sua movimentação bancária e optar pelo que for mais vantajoso".
De acordo com Valéria Garcia, o pacote essencial do BC garante serviços gratuitos a quem faz poucas movimentações e atende às necessidades da maioria dos brasileiros com conta-corrente e/ou conta de poupança.
Mensalmente, o pacote dá direito a quatro saques (caixa, cheque ou terminal), duas transferências em contas da própria instituição, dois extratos, dez folhas de cheque, compensação de cheques, cartão de débito e um extrato consolidado do ano anterior, até final de fevereiro, para o Imposto de Renda. No caso da poupança, são dois saques.
Em maio, o Procon-SP fez uma pesquisa com os sete maiores bancos do país, para identificar os pacotes e cestas de serviços disponíveis, pois a diversidade oferecida pelas instituições financeiras "dificulta e até impossibilita uma comparação adequada, pelo consumidor, quanto à melhor opção".
Ao comparar os dados da pesquisa deste ano com dados apurados em maio do ano passado, o Procon-SP constatou que a diferença de valor entre os pacotes padronizados e tarifas de serviços prioritários chega a 70% em alguns casos.
Agência Brasil

Visite