Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MARCELÂNDIA RECEBE O CADASTRO AMBIENTAL RURAL NESTE 29/08/2012

Marcelândia recebe o CAR                                                                                       

Arquivo Prefeitura MunicipalFalta pouco: 71% dos imóveis rurais estão reguralizadosFalta pouco: 71% dos imóveis rurais estão reguralizados

Iniciativa já beneficiou seis municípios do Acre, Mato Grosso e Pará e servirá de modelo para atuar em outras regiões da Amazônia.

Sophia Gebrim

O município mato-grossense de Marcelândia (712 km da capital) recebe, nesta quarta-feira (29/08), o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de 482 propriedades rurais. A ação faz parte de projeto piloto de cadastramento ambiental de imóveis rurais realizado por meio de parceria do Ministério do Meio Ambiente com os governos estaduais, com apoio financeiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do governo da Noruega. A iniciativa alcançou seis municípios do Acre, Mato Grosso e Pará e servirá de modelo para implantar o Cadastro em outras regiões da Amazônia.

No total, com o CAR de Marcelândia (além dos municípios paraenses de Dom Eliseu e Ulianópolis e acreanos de Senador Guiomard, Plácido de castro e Acrelândia, que já receberam seus projetos piloto), a ação regularizou 3.610 propriedades. Além de insumos para os municípios darem continuidade ao Cadastro Ambiental, a parceria promoveu cursos de identificação de incêndios florestais em parceria com o Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Para auxiliar na capacitação técnica, cada município recebeu, ainda, dez computadores, cinco notebooks e dezoito aparelhos de localização (GPS).

O projeto piloto em Marcelândia atingiu 71% do CAR. A intenção do município é atingir, em breve, 80% do cadastro, o que possibilitará a localidade sair da lista de municípios que mais desmatam no país. Metas de controle ao desmatamento e Cadastro Ambiental Rural de, no mínimo, 80% dos imóveis rurais são alguns dos critérios para retirada da zona de exclusão. A lista, criada em 2008 pelo Ministério do Meio Ambiente, detalha os 45 municípios com maiores índices de desmatamento no país. A cerimônia será às 19h no Clube da Melhor Idade.

BENEFÍCIOS

Em linhas gerais, os benefícios da adesão ao CAR vão desde a simplificação do processo de regularização ambiental, isenção e suspensão de cobrança de multas sobre os passivos ambientais do imóvel rural, ao apoio do poder público para a efetiva recuperação das áreas degradadas, Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal. Além de simplificar o processo de regularização ambiental do imóvel rural possibilitando o acesso ao crédito rural, a adesão ao sistema garante apoio do governo federal com subprogramas de Assistência Técnica e Extensão Rural, Produção e Distribuição de Sementes e Mudas, Capacitação e Educação Ambiental.

Por meio do levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e remanescentes de vegetação nativa, o CAR traça um mapa digital da propriedade, a partir do qual são calculados os valores da área para diagnóstico ambiental.

Agricultores familiares, assentados da reforma agrária, empreendedores familiares rurais e povos e comunidades tradicionais são os beneficiários especiais do programa e terão apoio do poder público para recuperar as áreas de APP e RL degradadas dos seus imóveis rurais. Dentre as facilidades para esse grupo estão o Cadastro Ambienta Rural (CAR) e Averbação da Reserva Legal de forma gratuita. Além disso, os beneficiários especiais receberão assistência técnica rural, educação ambiental, mudas e sementes e capacitação. Isso vai ajudar os produtores rurais na geração de emprego e renda, movimentando a economia.
ASSESSORIA
NOTA DA REDAÇÃO - A EQUIPE DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E SEMA SE REUNEM NESTE MOMEMNTO NA PREFEITURA MUNICIPAL COM OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS, ENTRE ELES EMERSON LOPES E PEDRO QUIRIRNO COM A FINALIDADE DE TRAÇAR METAS DE TRABALHO EM CONJUNTO

domingo, 26 de agosto de 2012

ÍNDIOS VÃO BLOQUEAR RODOVIAS FEDERAIS EM MT NESTA SEGUNDA-FEIRA


Ivan Pereira
JNMT de Juína



Indígenas de diversas etnias vão bloquear várias rodovias federais que ligam Mato Grosso aos demais estados. Segundo uma fonte ouvida pelo JNMT, cerca de 150 indígenas de Juína viajaram para ajudar outras etnias nas paralisações.
 
Rodovias como a BR-364 e 163 deverão ser interditadas a partir das 6 horas da manhã desta segunda-feira (27). As ligações de MT com Pará, Rondônia e Acre, também deverão ser interditadas pelos indígenas.
 
Ainda não foram divulgadas as reivindicações que as etnias fazem, mas a intenção agora é chamar atenção do governo federal.
Ivan Pereira
JNMT de Juína

AVENIDA SERÁ INTERDITADA AMANHÃ NO SENTIDO VÁRZEA GRANDE-CUAIBÁ


 
Os motoristas que utilizam a Avenida da FEB no sentido Várzea Grande-Cuiabá vão encontrar o trânsito alterado amanhã. A interdição da pista ocorre para a construção da trincheira do KM Zero, prevista no conjunto de obras viárias para a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). No sentido contrário, Cuiabá/Várzea Grande, a pista continua liberada para tráfego normalmente. O fluxo será desviado pela Avenida 31 de Março, seguindo pela rua Isabel Pinto até a Avenida Dom Orlando Chaves, depois entra pela Avenida Sebastião de Oliveira - Doutor Paraná (via que dá acesso à Ponte Sérgio Mota). Os usuários que desejarem retornar à Avenida da FEB poderão entrar à esquerda pela Alameda.
A rota oficial de desvio vai atender as duas obras previstas na FEB, as trincheiras do KM Zero (em construção) e da entrada do bairro Cristo Rei/Avenida Dom Orlando Chaves (que será iniciada). A trincheira que será construída no entroncamento das avenidas 31 de Março/Ulisses Pompeo de Campos com as avenidas João Ponce de Arruda/FEB, na rotatória do KM Zero, terá 384 metros de extensão. A obra será composta por duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e uma via permanente do VLT. É a primeira obra de mobilidade urbana a ser iniciada no conjunto de implantação do modal de transportes.
A segunda trincheira na Avenida da FEB entroncamento com a Avenida Dom Orlando Chaves, no trevo do bairro Cristo Rei, terá 337 metros.Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa.
Serão três terminais de integração e 32 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro. Ao longo dos 22,2 quilômetros de trajeto do VLT serão edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes. A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por veículo e o tempo de espera para o embarque será de até quatro minutos.
assessoria

POLÍCIA PRENDE UM DOS MAIS ATUANTES ARROMBADOR DE CAIXAS ELETRÔNICOS NO ESTADO


Um dos mais atuantes arrombadores de caixas eletrônicos foi preso neste sábado (25), pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Investigado desde o ano de 2010, Jorge Marcelo Souza Nazário, conhecido por “Nazo”, foi preso no bairro CPA II, em Cuiabá.

As investigações que resultaram na prisão de Jorge Marcelo Souza Nazário iniciaram no GCCO, em 2010, em inquéritos policiais da operação “Contra Senha”, instaurados para apurar roubos e furtos de caixas eletrônicos em Cuiabá e cidades do interior do estado.
O preso “Nazo” era apontado em relatórios de inquéritos policiais, informes e denúncias anônimas recebidas pela polícia como um dos mais atuantes arrombadores de caixas eletrônicos que agia na capital e em cidades do interior do Estado.
O suspeito também aparece em testemunhos, reconhecimentos e interrogatórios coletados pelos delegados do GCCO. Seu nome é citado como uma das pessoas que habitualmente praticava ataques a caixas eletrônicos.
Na Gerência de Combate ao Crime Organizado há  inquéritos policiais destinados a apurar arrombamentos a caixas eletrônicos anteriormente ocorridos, que levam ao  ao nome de Jorge Marcelo Souza Nazário, como parte integrante de uma organização criminosa que pratica explosões de terminais de autoatendimento em agências bancárias e estabelecimentos comerciais.
Um dos recentes arrombamentos praticados por Nazo ocorreu no município de Alta Floresta, onde a polícia identificou mais um arrombamento com explosão atribuído ao investigado. Nas investigações, ele foi reconhecido por filmagens e apontado como parte integrante de uma quadrilha que há dias atrás explodiu o caixa eletrônico instalado em um posto de combustível da cidade.
Na residência do acusado, os policiais do GCCO encontraram vários objetos suspeito de serem utilizados no arrombamento a caixas eletrônicos, que serão averiguados para confirmar o envolvimento dele também assaltos a bancos, como fardas camufladas semelhante às utilizadas por membros da forças armadas, empregadas pelos criminosos que atuam na modalidade de roubo a banco Novo Cangaço”, além de cinto tático entre outros apetrechos.
Em poder de Jorge Marcelo Souza Nazário, os policiais localizaram uma camionete GM S-10 de cor preta, com características semelhantes ao veículo usado no apoio de arrombamentos a caixa eletrônicos praticados. A camionete foi apreendida a recolhida ao pátio do estacionamento do GCCO.
O preso “Nazo” responde a vários processos criminais pelas comarcas de Barra do Garças, Alta Floresta, Cuiabá e Várzea Grande, além de possuir extensa ficha criminal por incorrer em crimes como lesão corporal, ameaça, formação de quadrilha, furto qualificado, roubo qualificado entre outros. 
Assessoria PJC-MT

Visite