Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

AOS 70 EU MANDO EM MIM

Conhecimento e a experiência não 

podem ser ignorados devido à idade

Lendo o artigo de Roberto Pompeu de Toledo "Efeito Guilhotina", inspirei-me a apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição, PEC, que altera o dispositivo que obriga o servidor público em geral a se aposentar compulsoriamente . 
Quem o motivou a escrever o artigo foi o ministro do STF, César Peluso, que foi obrigado a se aposentar este ano por ter completado 70 anos. 
Eu, inspirado no passado, lembrei-me do meu primeiro mandato como prefeito de Sinop/MT, quando fui procurado pelo senhor Roque Canelli, um funcionário pioneiro do município, alegando ter completado 70 anos e o ex-prefeito o aposentou. 
Foi difícil para ele entender que a culpa era da Constituição e não do prefeito em questão. O nomeei imediatamente num cargo de confiança, era um belo jardineiro, plantou as primeiras árvores na cidade, passou a cuidar do Viveiro de Mudas do município, e comandar um programa de trocas de cesta básica de alimentos por uma muda de árvore. 
Cuidou daquele Viveiro como se fosse sua casa: replantou, reflorestou, cultivou, montou diversas hortas. Morreu alguns anos depois, feliz, pois dizia que a sua motivação era o trabalho. O viveiro municipal da cidade, hoje leva seu nome. 
A capacidade, o conhecimento e a experiência não podem ser ignorados devido à idade, por isso a minha proposta é que a decisão de parar aos 70 anos, seja do servidor, pois encontro nos corredores do Congresso homens e mulheres com seus 80 anos cheios de vigor e conhecimento para colaborar com o nosso País.
Encontramos nesse Brasil afora homens e mulheres com opiniões e atitudes que transformam suas comunidades, enfim, se o trabalho é braçal, ou intelectual, somos nós que devemos decidir o momento que devemos nos aposentar e abandonar uma rotina que pra muitos equivale a sua própria vida.
NÍLSON LEITÃO é deputado federal pelo PSDB/MT.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PROJETO DO VLT É APRESENTADO A MEMBROS DO CONSEMA


 
Membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) participaram, hoje, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), de uma Reunião Extraordinária que teve como objetivo dar aos conselheiros a possibilidade de conhecer e tirar duvidas sobre o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), obra que segundo o representante da Secopa na reunião, Rafael Detoni Moraes, irá redesenhar todo o sistema de transportes e tráfego das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande.
Segundo Detoni, a obra irá, sem dúvida, melhorar a qualidade e segurança no transito das duas cidades e vai exigir estudos profundos por parte dos gestores no sentido de permitir e garantir benefícios como a integração com o transporte coletivo e de tarifas além da gratuidade, a revitalização de espaços, entre outros.
"Com a implantação do VLT, toda a rede de transporte coletivo será readequada. Uma nova rede de transporte está sendo redesenhada pelo setor visando a integração do serviço e o melhor atendimento ao cidadão", salientou.
A reunião foi presidida pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho, e contou com a participação do representante do Consórcio do VLT, Ricardo Mastrangeli, responsável pela área ambiental do projeto.
Durante a reunião os conselheiros fizeram questionamentos sobre a segurança do VLT, projetos futuros de ampliação da rede, preservação do patrimônio histórico da área central de Cuiabá, já que a obra irá exigir o alargamento de trechos da Prainha, ações de educação ambiental, integração com o transporte coletivo, tarifas, readequação das calçadas, implantação de áreas para estacionamento, desapropriação e outras.
O assessor da Secopa explicou estudos profundos em vários segmentos visando atender as necessidades da população, inclusive com a criação de espaços de estacionamento, melhorias no calçamento em especial da Prainha e Av. Fernando Correa já estão sendo realizados pela Prefeitura de Cuiabá visando a revitalização de áreas próximas ao Morro da Luz e Igreja Nossa Senhora do Rosário que irão sofrer modificações em razão das obras do VLT. Detoni detalhou alguns pontos relacionados às obras como intervalo entre estações e terminais; aumento de calçadas em determinados trechos e outros.
Em relação aos projetos ambientais, o representante do Consorcio VLT disse que ao todo o projeto possui 17 subprogramas relacionadas à educação ambiental, comunicação social e campanhas e que existe um cuidado no desenvolvimento de campanhas junto a comunidade.
VLT - O Veículo Leve sobre Trilhos será implantado no canteiro central nos itinerários CPA - Aeroporto e Coxipó - Centro, o que totaliza cerca de 22,2 km. O volume de ônibus que circula pelas avenidas será reduzido quando o novo modal entrar em operação. Os veículos alimentarão o sistema de VLT, trazendo os passageiros dos bairros até as estações do metrô de superfície, que ficarão ao lado dos trilhos no canteiro central.
Com 15 quilômetros de extensão, o trajeto CPA - Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no Aeroporto Marechal Rondon), além de 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá. O eixo Coxipó - Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.
Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na capital e em Várzea Grande. O anteprojeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.
AUDIENCIA PÚBLICA - A população terá a oportunidade de conhecer todos os detalhes do projeto do VLT, da obras e seus impactos, nas três Audiências Públicas já marcadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para o próximo dia 20 de setembro.
Em Cuiabá, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-MT, a Audiência Pública será às 8 horas, e na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizada no bairro Chácara dos Pinheiros, na Grande Coxipó, às 14 horas. Em Várzea Grande, a Audiência Públicas vai acontecer no Hotel Ritz Pantanal, às 19 horas.
Nas Audiências Públicas, os representantes do Consórcio VLT estarão apresentando o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) e o Estudo de Impacto de Vizinhança e respectivo Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV-RIV).
Esses documentos, após as Audiências Públicas - e com as observações e contribuições da sociedade -, serão analisados por uma equipe multidisciplinar formada por técnicos da Sema, e das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.
assessoria

ESTUDANTES DE MT PARTICIPAM DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES BRASILEIRAS


 
Estudantes de Mato Grosso participarão, a partir desta sexta-feira (7), das Olimpíadas Escolares Brasileiras 2012, etapa de 12 a 14 anos, em Poços de Caldas, Minas Gerais. O campeonato acontece até o próximo dia 15 e a abertura oficial será na quinta-feira (6), às 18h, no Ginásio Poliesportivo Arthur Moreira Chavez. 
O campeonato de Minas Gerais terá cerca de 4.490 inscritos (entre atletas e treinadores). Esta edição contará com 165 atletas de Mato Grosso, que disputarão nas modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação e xadrez; e nas modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e voleibol. 
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Governo de Minas Gerais. As Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Cuiabá - MT, com idade de 15 a 17 anos, serão realizadas no período de 25 de novembro a 08 de dezembro.
assessoria

Visite