Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

SIMPLESMENTE VIVIANE


Por : Bentinho
Em nossas caminhadas por estão grande estado de Mato Grosso, sempre nos deparamos com passagens, personagens e acontecimentos do cotidiano, que muitas vezes nos surpreende, servem de exemplos e nos trás muitas alegrias, por saber e poder confirmar que ainda há esperanças.
O título deste assunto, SIMPLESMENTE VIVIANE, é por que ao chegarmos na localidade do Assentamento Bom Jaguar, no município de Marcelândia/MT, às 17 horas de 18/12/2012,  encontramos uma jovem de apenas 17 anos, a Viviane, com sua vestimenta surrada, pelo trabalho difícil e sua botina suja de barro e cimento, e que na sua lida de servente de pedreiro, ou melhor de pedreira, trabalho desempenhado há mais de 8 (oito) meses na obra da construção da caixa d’água, com capacidade de 100 mil litros e que atenderá a comunidade, ficamos sabendo pelo mestre de obras, Sebastião, que esta jovem tem um desempenho acima da média, de qualquer trabalhador e que entre os 5 (cinco) homens que fazem parte da equipe, ela tem se apresentado com força de vontade também no aprendizado de uma profissão e são poucos homens capazes de acompanhá-la nos afazeres de uma construção.
Este é um exemplo a ser seguido por muitos e que impressiona aqueles que não conhecem a dureza dos trabalhos de fazer massa, assentar tijolos, fazer reboco, esquadrinhar contra-piso, que são atividades que a Viviane já aprendeu e desenvolve com a maestria de uma profissional cônscia dos seus deveres.
Enquanto muitos se aquartelam nos bares das cidades, bebendo, fazendo arruaças, se drogando e participando de tantos quantos delitos, Viviane trabalha duro e pesado, para ter o seu ganho diário de R$ 50,00 (cinquenta reais), que servem para fazer face as suas despesas de menina-jovem, e adolescente e que dignifica o sexo que antes era considerado frágil, mas hoje é o representante dominador em todas as atividades onde quer que se encontrem as mulheres.
Fico muito feliz, por ter a oportunidade de presenciar tantas coisas boas e interessantes na vida como é este caso da “SIMPLESMENTE VIVIANE”.
(Francisco Delmondes Bentinho – e-mail : fd.bentinho@uol.com.br) 

Visite