Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

JOÃO EMANUEL É O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL E DE TABELA VICE - PREFEITO DE CUIABÁ


* Francisco Delmondes Bentinho

Após uma acirrada disputa eleitoral para a direção da mesa da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador João Emanuel (PSD) e que teve a maior votação eleitoral, no último pleito, ganha também a presidência para o primeiro biênio, da legislatura que começou hoje, 01//01/2013.
Esta eleição se estabeleceu numa verdadeira disputa entre os grupos políticos do estado e certamente terá reflexos para o próximo embate eleitoral de 2014, quando estarão sendo disputados o cargo majoritário, cargos de senador, uma vaga, que hoje é do Senador Jayme Campos, oito vagas de deputados federais e 24 vagas de deputados estaduais, com os suplentes.
Sai deste embate como uma das derrotas do grupo Mauro Mendes, pelo seu enfrentamento e depois de optar por participar da disputa, inclusive colocando dois assessores imediatos para fazerem os contatos e acertos nesta disputa, que deu inicio a mais um entrevero entre Mauro Mendes, presidente do diretório provisório do PSB e o deputado federal Valtenir Pereira que é o presidente do Diretório Regional do Partido.
A maior causa do desgaste do prefeito Mauro foi ter se empenhado na campanha do vereador Júlio Pinheiro que queria ser reeleito presidente do Poder Legislativo Cuiabano e que era indicação do ex-prefeito Chico Belo Galindo, depois de acertos para os aumentos que foram votados no apagar das luzes do mandato passado, onde o presidente Júlio Pinheiro foi peça fundamental para tais aumentos.
Este desgaste, como outros que deverão vir em breve, poderá enfraquecer o grupo que ganhou a eleição municipal, mas que teve vários desgastes, com decisões que não agradam a população e outras decisões, cujas especulações já vem circulando, nas redes sociais.
Esta vitória, reforça mais e mais o poderio que vem do deputado estadual José Geraldo Riva, cujo partido PSD,  passa a contar com mais um presidente de Poder Legislativo Municipal e por consequência da renúncia do vice-eleito João Malheiros, um cargo de vice-prefeito, que é do presidente João Emanuel, que também é genro do deputado, e casado com Janaina, que também estará disputando o cargo de deputada estadual, em 2014 e com grandes possibilidades de se eleger.
(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail: fd.bentinho@uol.com.br)

Visite