segunda-feira, 4 de novembro de 2013

MÁRCIO MARTINS - O RAMBO DO PARÁ



Revendo os meus arquivos de matérias escritas e publicadas encontrei vasto material das reportagens que fizemos com Márcio Martins, tanto em Peixoto de Azevedo, quando de sua prisão, naquela Comarca onde foi gerado o processo, que levou a assinatura do Juiz de Direito Dr. Francisco Marques da Silva, que hoje está aposentado, e em Cuiabá, em sua última entrevista concedida, nas dependências do presídio do Carumbé.
Nesta sua entrevista, no Carumbé, no sábado, antes da sua fuga, que aconteceu, nos primeiros dias da semana seguinte, fomos acompanhado pelo fotógrafo Edson Rodrigues, que fez as fotos, no momento da entrevista e acreditamos serem as últimas fotos tiradas do Márcio Martins, ainda em vida.
Destas matérias que foram publicadas no jornal Vale do Peixoto, cujo arquivo foi destruído, restam apenas as fotos, e duas fitas gravadas na época.
Foi um dos momentos de muitas informações, pois o ouro era a mola que movia as cidades do Nortão de Mato Grosso, quando o município de Peixoto de Azevedo era considerado como a Nova Serra Pelado do Norte de nosso estado.
Um fato interessante, e que publicamos na época foi o questionamento ao Juiz se ele havia dado o perdão no processo de Márcio Martins, pois com a morte cessam os efeitos legais sobre o "de cujus", e sua resposta foi de que ainda não havia dado o perdão, pelas dúvidas sobre se seria mesmo Márcio Martins  que havia morrido.
Pensamos até em editar um livro, baseado nas riquezas da região, incluindo aí os fatos corriqueiros, e que tiveram repercussão, como foi também o caso dos "Queimados Vivos de Matupá", cuja cena foi filmada e bastante divulgada na época, chamando a atenção de muitos.
Hoje, no entanto, reina paz e uma sociedade ordeira e laboriosa vive tranquila, tendo como instrumento de desenvolvimento, o trabalho em várias frentes de atividades.
(francisco Delmondes Bentinho - e-mail:fd.bentinho@uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Visite