quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ANALFABETISMO NA TERCEIRA IDADE, UMA MANCHA NA HISTÓRIA DO BRASIL

Por - Bentinho

As causas e os efeitos são devastadores quando se analisa o quadro em que se encontram muitos idosos, principalmente na zona rural, onde o percentual de analfabetos atinge um número bastante alto.
Numa de nossas andanças pelo estado, podemos constatar uma realidade assustadora, onde a população de analfabetos idosos passa de 80 %, segundo dados cadastrados pelo SINDAPI/MT.
Agora, quando assistimos as notícias de que o Brasil foi classificado na décima posição de analfabetos no contexto mundial, podemos dizer que o quadro apresentado sem dúvida nenhuma tem nos idosos a maior parcela de contribuição para esta         situação.
As causas sempre foram conhecidas dos responsáveis pela educação no País, na medida em que são apresentados planos de combate ao analfabetismo, mas que tais planos e projetos não chegaram ou não chegam aos verdadeiros lugares onde se encontra esta classe de pessoas.
Outros fatores também podem ser citados, entre estes, a falta de pessoal qualificado nas regiões rurais e mais afastadas da sede dos municípios, o que contribuiu para que pessoas que hoje já atingiram a casa  dos 60 anos de idade para cima fossem privados destes benefícios. Em alguns municípios, a distância entre os assentamentos, ou regiões rurais, num País de dimensões continentais também pode ser causa das dificuldades em se atingir os que verdadeiramente necessitam destes atendimentos.
Os efeitos, hoje, podem ser notados com este percentual elevadíssimo de idosos analfabetos, e que passam a ser as maiores vítimas do atual quadro apresentado pela UNESCO.
Uma verdadeira batalha campal de combate ao analfabetismo na terceira idade seria um dos pontos essenciais de desenvolvimento para o País, uma vez que estamos diante de um quadro de crescimento populacional da terceira idade, que já mudou a pirâmide do quadro populacional brasileiro
Para que se tenha uma ideia da situação da educação no País é interessante que estudiosos possam ter em mãos a publicação de Lauro de Oliveira Lima que bem define esta situação. o Livro Estórias da Educação no Brasil de Pombal a Passarinho, que relata fatos e acontecimentos da época em que foram ministros.
(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail : fd.bentinho@uol.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite