Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

segunda-feira, 31 de março de 2014

REVOLUÇÃO...REVOLUÇÃO...REVO-LUÇÃO...


Revolução com revanche.

Hoje, 31 de março de 2014, ao completar 50 anos da Revolução de 1964, temos muito a analisar sobre os acontecimentos que demandaram esta página da história recente do nosso País, onde se fala que não houve derramamento de sangue e que foi uma revolução sem o uso de armas. No entanto, jovens, jornalistas, estudantes e pessoas contrárias à revolução, foram presas, torturadas e mortas em nome e em busca de uma democracia. Portanto, não podemos dizer que não houve derramamento de sangue, houve sim, e até de pessoas, possivelmente inocentes.

Revolução com benefícios.

Porém, esta revolução que trouxe alguns benefícios, para Mato Grosso, segundo o deputado federal Júlio José de Campos, que cita entre outros, a interligação do Estado com a construção de rodovias,importantes eixos de desenvolvimento, como a construções das BRs – 070, a 364 e 163, entre outros.

Revolução que agitou o Brasil.

Foi no período da revolução que de Mato Grosso surgiu o jovem e combativo deputado federal que apresentou o projeto das “Diretas Já”, na figura do saudoso  mato-grossense Dante de Oliveira (PMDB), cuja proposta ganhou as ruas em todo o País, culminando com o processo de passagem de um sistema revolucionário para o regime democrático que perdura em nossos dias.

No período mais intenso da revolução, nos idos de 1967 a 1972, quando os militares comandavam com mãos de ferro toda estrutura, nós, que exercíamos o magistério,lecionando no Colégio Estadual de Hidrolândia – GO, e que juntamente com outros companheiros, como Bernardino Granja Campos, Valeriano Ribeiro Ferreira, Célia Maria dos Reis e mais alguns, trabalhávamos no Centro dos Professores de Goiás, e tínhamos um ideal de uma educação voltada ao aperfeiçoamento e valorização da classe de professores, trabalho este que teve como resultado a criação do Sindicato Estadual dos Professores de Goiás – SINTEGO.


Foi por este trabalho, que também passamos a ser considerado, contra revolucionário e tivemos momentos da nossa liberdade tolhida, quando fomos levado ao Quartel do Batalhão do Exército em Goiânia. E que até hoje não me sai da memória a frase usada pelos interrogadores “Diga tudo, não negue nada”. (francisco Delmondes Bentinho - e-mail - fd.bentinho@uol.com.br)

Visite