Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Azar pouco é bobagem: Joaquim Barbosa deverá analisar denúncias contra Vargas






 O juiz federal Sérgio Fernando Moro, nesta segunda-feira (7), em despacho, advertiu que é prematura a afirmação de que a relação entre o doleiro Alberto Yousseff, preso na operação Lava Jato da Polícia Federal, e o deputado federal André Vargas (PT-PR) tenha natureza criminosa.

Para o magistrado é “prematura a afirmação de que tal relação teria natureza criminosa”. Moro declinou competência para analisar provas nas investigações contra o petista.
Em dez dias, o juiz encaminhará o processo contra Vargas ao Supremo Tribunal Federal (STF). O caso do vice-presidente licenciado da Câmara deverá ser analisado pelo presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa.
No início da tarde de hoje, o deputado se licenciou do cargo de vice e do mandato pelo período de 60 dias sem vencimentos. O parlamentar petista alegou “motivos pessoais” para o afastamento.
Em fevereiro, durante sessão solene de abertura dos trabalhos no Congresso Nacional, Vargas provocou Barbosa fazendo o gesto de punho cerrado em solidariedade aos petistas José Genoino e José Dirceu presos desde 15 de novembro de 2013 por determinação do presidente do STF.
Resumo da ópera: azar pouco é bobagem.
caldeiraopolitico.com.br

segunda-feira, 7 de abril de 2014

"LIBERTAS QUAE SERA TAMEN"...LIBERDADE AINDA QUE TARDIA.

Hoje, 07 de abril de 2014, numa tarde calorenta de Cuiabá, tivemos a oportunidade de assistir uma audiência pública, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, para debater o agravamento da crise econômica, social e politica na Venezuela, com a presença da deputada Maria Corina Machado, daquele vizinho País.
O que podemos constatar foi uma mensagem de pedido de socorro por uma comunidade que hoje passa por todos os tipos de sofrimento, onde estudantes, jornalistas, politicos e a população está a mercê de uma politica em que os meios da Democracia e do respeito humano são deixados à margem, numa verdadeira ditadura disfarçada.
Deputados e Senadores brasileiros ouviram os relatos desta corajosa deputada, que está tendo os seus direitos políticos violados, numa demonstração de força de um regime que vem impingindo a ferro e fogo os mandos e desmandos, mostrados em vídeos, durante a declaração da deputada. 
Presentes os senadores que são presidentes nacionais dos partidos de oposição, no Brasil, foram unânimes em expressar a maneira de que a deputada foi e será bem recebida no Congresso Nacional Brasileiro, onde poderá ter o apoio na busca dos Direitos e Liberdades Individuais.
O senador Pedro Taques, que tem uma posição firme e independente, no Congresso Nacional, como representante do Estado de Mato Grosso, foi um dos que solicitou informações sobre a violação dos direitos do cidadão na Venezuela, cuja população vem sofrendo até mesmo com a falta de mantimentos essenciais no dia a dia de cada pessoa.
Numa data muito próxima uma Comissão de representantes do Poder Legislativo Brasileiro deve visitar a Venezuela, com a finalidade de observar a situação e manter contatos com a representatividade política sobre a situação atual.
(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail : fd.bentinho@uol.com.br)

295 ANOS DE UMA CUIABÁ HOSPITALEIRA


(foto - jogoslimpos.org.br)
Ao comemorar 295 anos, neste dia 08 de abril, a nossa capital passa por uma grande transformação, em vários níveis de atividades e com uma perspectiva de progresso bastante intensa, neste momento ímpar da história recente, e num ano de acontecimentos que deixarão marcas indeléveis para toda a comunidade.
A hospitalidade do povo em Mato Grosso, foi um ponto de vital importância para as transformações que aconteceram logo após a divisão, quando falou mais alto a maneira cordial e fraterna como foram e são tratados aqui os migrantes, pelo povo cuiabano. Acreditava-se numa grande expansão e maior desenvolvimento para o Mato Grosso do Sul, principalmente pela aproximação com os estados do Sul e do Centro Leste, mais evoluídos e com ênfase para o Estado de São Paulo, no entanto, aqui foi a diferença e os avanços em várias atividades predominaram e continuam a mudar estes aspectos de evolução.
Cuiabá que sediou parte deste contingente de pessoas serviu de ponto de partida para a entrada de empreendedores em atividades de agricultura e pecuária, que é o carro chefe de um desenvolvimento sustentável, gerador de rendas, e que fez com que o Estado viesse a ser o maior produtor de grãos e de rebanho bovino, deste País.
A Cuiabá de hoje, que passa por transformações em sua estrutura de trafegabilidade e que ganha obras importantes para configurar no contexto de cidade moderna, vem, nestes 295 anos de existência mostrar uma nova cara e uma nova imagem, que se espera que aconteça, não só neste ano de COPA DO PANTANAL, mas para toda a vida, e cujos marcos de progresso ficará para filhos e netos e toda posteridade de um povo fraterno e hospitaleiro, como são conhecidos os CUIABANOS DE CHAPA E CRUZ, como algunsn gostam de se identificar. Parabéns Cuiabá, parabéns cuiabanos de nascimento e de adoção...
(francisco Delmondes Bentinho - e-mail : fd.bentinho@uol.com.br)

Visite