Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

ATUAÇÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA


Na reunião deste mês, acontecida no último dia 10, os assuntos abordados, discutidos e votados foram importantes para a atuação durante o ano de 2015.
Neste ano, teremos as Conferências Municipais, que serão realizadas até o mês de junho em todos os municípios de Mato Grosso.
Em setembro, teremos a realização da Conferência Estadual e com a preparação para a participação do Estado na Conferência Nacional que se realizará em Dezembro, em Brasília.
É importante a conscientização dos gestores municipais, para a criação dos conselhos municipais, onde não haja ainda.
Outro assunto discutido é com referência a casas para idosos e que tem a sua determinação na lei.Com um levantamento dos conjuntos habitacionais e sobre a contemplação dos 3 %, conforme a Lei 10.741, no seu artigo 38 - caput e 38 - I
"Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observado o seguinte: I - reserva de pelo menos 3% (três por cento) das unidades residenciais para atendimento aos idosos".
(Francisco Delmondes Bentinho - Conselheiro - secretário do CEDEDIPI/MT)

Ministra do Meio Ambiente critica 'militância' de secretária em MT


Ministra lamentou que alguns órgãos sequer tenham sabido ler e interpretar a referida portaria e, que secretários de estado do Meio Ambiente ajam como militantes
Durante reunião com a bancada de Mato Grosso e representantes do seto florestal na noite de quarta-feira,11, em Brasília, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, garantiu que a Portaria 443/2014 - que proíbe a extração e comercialização de 31 espécies de madeiras - não torna inexequível o trabalho dos madeireiros, uma vez que a lei não retroage e quem já tem plano de manejo e licenças ambientais, poderá continuar trabalhando normalmente.

A ministra lamentou que alguns órgãos sequer tenham sabido ler e interpretar a referida portaria e, que secretários de estado do Meio Ambiente ajam como militantes, ao invés de fazerem políticas públicas.

“Eu disse isso para a secretária de Mato Grosso (Ana Luiza Peterlini). Secretário de governo não é para fazer militância, isso se faz do lado de fora. Secretário é para fazer políticas públicas”, disse a ministra ao garantir que o MMA não demoniza nenhum setor e tem interesse que na continuidade de extração legal da madeira.

A deputada Janaina Riva (PSD), que participou da reunião junto à bancada federal de Mato Grosso, disse que a fala da ministra foi um alívio para as mais 20 mil famílias mato-grossenses que sobrevivem do setor.

“Sou nascida em uma região onde a madeira faz girar a economia e é parte da subsistência da população. Já fazermos parte da reserva legal onde a lei para extração e manejo é rigorosíssima e determina que 80% das áreas sejam preservadas. Proibir a extração de espécies nativas e abundantes no nosso estado é tirar o sustento de ao menos 20 famílias. Saio daqui hoje com a sensação de dever comprido e promessa de resolução deste imbróglio”, afirmou Janaina
fonte - caldeirãopolitico.com.br

Visite