Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

sábado, 23 de maio de 2015

II CONFERÊNCIA DO IDOSO EM MIRASSOL - MISSÃO CUMPRIDA - 2

Por - Bentinho

Com a leitura do regimento da Conferência pelo vice presidente do Conselho Municipal, Dr. Ivo Pereira Silva, os trabalhos se iniciaram no dia 22/05, que logo após foi discutido o referido regimento, o mesmo foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade.

Logo após, aconteceu palestra sobre o tema da Conferência - PROTAGONISMO E EMPODERAMENTO DA PESSOA IDOSA - POR UM BRASIL DE TODAS AS IDADES, assunto abordado com muita autoridade pelo Dr. Isandir Rezende, com ênfase em convocar os idosos para tomarem parte decisiva em todos os assuntos políticos e sociais do municipio, pois as transformações que o Brasil necessita tem como ator principal a pessoa idosa, pelo crescimento da classe e pelo fato de que o idoso possui base e poderio para ser o elo mais forte da corrente para as mudanças necessárias que se fazem necessárias.
A sua fala, que durou mais de uma hora, foi bastante ouvida com atenção pelos presentes pela forma simples e clara como foram colocados os assuntos para análise e debates que acontecem nos grupos deliberativos dos eixos I - II e III, da Conferência.



Após a palestra foram escolhidos os representantes de cada grupo para os debates e votação das propostas que farão parte do relatório para a IV - Conferência Estadual a se realizar em Cuiabá, no mês de agosto próximo.


Francisco Delmondes Bentinho - e-mail : fd.bentinho@uol.com.br)

II CONFERÊNCIA DO IDOSO EM MIRASSOL - MISSÃO CUMPRIDA - 1

Por - Bentinho

Realizada no Salão do CRÁS, no Bairro São Paulo,  nos dias 21 e 22/05, aconteceu a II - Conferência da Pessoa Idosa do Município de Mirassol D'Oeste, com a participação de  l42  participantes, que apresentaram propostas, discutiram e aprovaram,  propostas estas obedecendo o que determina os temas dos eixos I - II e III, do regimento.
Inicio dos trabalhos da II Conferência Municipal dos Idosos de Mirassol.

Dia 21, às 19:30 hs, foi dado inicio aos trabalhos, com a participação de autoridades, entre prefeito municipal - sr. Elias Mendes Leal Filho, Primeira Dama e Secretária de Assistência Social senhora Iris Marques de Azevedo Leal, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, senhora Elisângela Vicentini Fazolo, secretários municipais e representantes da Justiça Nivaldo, e Dayse de Jesus, do CEDEDIPI/MT conselheiro  Francisco Delmondes Bentinho e da OAB/MT, Dr. Isandir Rezende. estes que foram convidados pela direção do Conselho Municipal..

Composta a mesa, vários oradores se fizeram ouvir, com destaque para o prefeito Elias que discorreu sobre a situação dos idosos, que passam por muitas dificuldades, mas que também tem muito para a apresentar aos mais jovens, ela experiência e praticas de vida. Disse o prefeito que todos devem se unir e buscar aqueles que ainda não estão sendo atendidos em suas necessidades através do INSS.
A Primeira Dama, senhora Iris fez a apresentação do trabalho realizado pelo Poder Executivo e que consiste no DIAGNÓSTICO MUNICIPAL DO IDOSO, onde foram feitas pesquisas e através destas a amostragem da realidade de cada idoso. Foram apresentadas as atuações que serão realizadas pelas secretarias municipais no sentido de trazer as soluções dos problemas diagnosticados.
Sentida a ausência do Ministério Público e de representantes do Poder Legislativo Municipal.
Com uma apresentação de danças de músicas dos anos 60, um grupo de mulheres conseguiu levantar aplausos de todos os presentes. 
(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail : fd.bentinho@uol.com.br)

domingo, 17 de maio de 2015

JUARA - RESULTADOS POSITIVOS. II CONFERÊNCIA DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA



Aconteceu neste último dia 14/05, no municipio de Juara a Segunda Conferência dos Direito da Pessoa Idosa, no Clube da Terceira Idade VIVA A VIDA, e com a presença de idosos, autoridades, entre elas, a primeira Dama Anita Piovesan, presidente do Conselho Municipal dos Idosos senhora Rosa Sachette, vereador João Cândido Oliveira, vereadora Nilza Paraná, Psicologa Edna Moreira, assistente social Creuza Cristina Carvalho, ex-vereadora Benedita, entre outras, além dos conselheiros Francisco Delmondes Bentinho e Dr. Isandir Oliveira de Rezende, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.


Os trabalhos foram iniciados com a composição da mesa pela Primeira Dama Anita, pelo vereador João Oliveira, pela presidente do Conselho Municipal senhora Rosa e Francisco D. Bentinho e Isandir Rezende.


Usando a palavra a senhora Anita agradeceu a presença de todos, explicou sobre o motivo da ausência do prefeito Edson Piovesan e desejou que os trabalhos se desenvolvessem de forma a obter resultados positivos e com propostas que venham de encontram a realidade do municipio.
O vereador João Cândido trouxa a mensagem da Câmara de que tudo fosse concretizado, obedecendo os encaminhamentos recebidos dos Conselhos Estadual e Nacional.
A senhora Rosa pediu que se desfizesse a mesa e todos passassem a assistir os trabalhos com as palestras e os debates em grupos, grupos estes que foram coordenados pela Creuza Cristina, assiistente social do CRAS.

Falando aos presentes Francisco D. Bentinho. Iniciando a sua fala usou a palavra AMOR para incentivar a todos a terem amor à família, amor à sociedade, amor aos gestores e neste pensamento solicitou que todos de mãos dadas orassem o PAI NOSSO. Discorreu sobre os aspectos sociais que envolvem os idosos, enumerando as disficuldades pelo grau de vulnerabilidade da pessoa idosa, que pelas suas carências passa por séria dificuldades.

A Palestra sobre o Tema da Conferência foi de responsabilidade do Dr. Isandir Oliveira de Rezende que traço os dados sobre "o Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa por um Brasil de todas as idades". Chamou a atenção de todos para a participação, mostrando as dificuldades e principalmente participando dos eventos que dizem respeito ao bem da comunidade.

As equipes foram divididas e as 143 pessoas tiveram uma participação firme, com debates e votação dos temas que dizem respeito aos eixos

Visite