Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

AÇÃO PEDE ANTECIPAÇÃO DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO À APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 363), com pedido de medida liminar, solicitando que o governo federal seja obrigado a antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário.
Na ação, o sindicato argumenta que o Poder Executivo e as entidades sindicais celebraram um acordo com a finalidade de antecipar o pagamento no benefício no mês de agosto e que, até o presente momento, o governo federal não deu andamento ao decreto para liberar a antecipação da primeira parcela da gratificação.
“O acordo que garante a antecipação do abono salarial vem sendo cumprido desde 2006, inclusive de forma tácita, desde 2010, de modo que já incorporou o patrimônio jurídico destes se tornando um direto adquirido, conforme artigo 5º, XXXVI, da Constituição Federal”, diz o Sindinapi.
A ADPF 363 pede, liminarmente, que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seja compelido ao pagamento da antecipação do abono salarial dos aposentados e pensionistas do regime geral de previdência social, uma vez que “grande parte deles já negociou junto às instituições financeiras a antecipação do benefício”.
No mérito, a ação pede que o STF dê à Lei º 4.749/65 e ao Decreto nº 57.155/65, que regulamentam o pagamento de gratificação de Natal a trabalhadores, interpretação conforme a Constituição, “de modo a declarar, à luz dos preceitos fundamentais, que o acordo celebrado entre o Poder Executivo e as entidades representativas dos aposentados e pensionistas tem eficácia plena e, portanto, tem aplicabilidade imediata”.
O relator da ADPF é o ministro Celso de Mello.

VAMOS QUE VAMOS - É PARA A FRENTE QUE O TREM ANDA...



Nesta quinta feira, 20 de agosto de 2015, muitas notícias em vários meios de comunicação, tem algo que nos anima e nos deixa mais aberto ao recebimento de coisas boas.
A notícia da abertura ao tráfego do viaduto da SEFAZ já pode ser um novo marco de que algo vai melhorar a vida de todos, que sofremos com tantos percalços durante o ano da Copa do Mundo e logo após, com os entraves naturais para o término de muitas obras.
Há alguns dias, um prefeito da Região Norte do Estado, disse que vem renascendo as esperanças de que o governo olha com mais carinho e com respeito com a comunidade, haja visto, uma decisão que trouxe um novo aleto para pacientes, com a regionalização do Hospital Municipal de Peixoto de Azevedo e com a liberação de verba necessária ao funcionamento deste hospital.
Ao falar do governo passado de Silval Barbosa, dizia este prefeito, ele não teve a dignidade de trazer recursos para a Região do Vale do Peixoto, tendo sido sua origem politica em Matupá, onde poderia ter investido os recursos dos impostos arrecadados ali, e que nada disso foi feito. Foi até categórico, este prefeito em dizer que o Silval, não deixa saudade, por não ter trazido nem um tijolo para alguns municipios do Norte Mato-grossense.
Com a regionalização do Hospital, mais de 150 mil pessoas serão beneficiadas, não só de Mato Grosso, mas também do vizinho estado do Pará.
É para frente que o trem anda...
A esperança de que os trilhos venham a ser usados, e assim se transforme a qualidade de vida dos usuários do transporte coletivo, pois atitudes vem acontecendo, para que a realidade e transparência mostrem como foram usadas as verbas de mais de 1 bilhão e 400 milhos de reais foram gastos ou parte desviada.
As auditorias instaladas pelo atual governo vem mostrando uma realidade que não condiz com aquilo que foi pré-estabelecido na construção de obras tão importantes e que consumiram tanto dinheiro público.
A cada momento surgem novos  dados, mostrando aditivos, pagamento sem obras prontas e tanta coisa que para alguns leigos em matéria financeira, só pode ter acontecido desvio de verbas, para enriquecer poucos em detrimento de muitos.
Mas, vamos ter esperança, pois: É PARA FRENTE QUE O TREM ANDA
(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail - fd.bentinho@uol.com.br)

Visite