quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Fábrica de Bandidagem

 João Edisom

Após assistir um telejornal por inteiro, isso mesmo, “por inteiro”, pois hoje é muito difícil assistir um noticiário devido aos horrores de escândalos, roubos, assassinatos, acidentes de trânsito, chacinas, sequestros e corrupção que ao final o telespectador corre o risco de surtar ou entrar em depressão. Mas o impacto foi tão forte que resolvi fazer uma pesquisa no Google com os piores temas possíveis e o resultado precisa de uma reflexão.

Caminhão tomba, motorista morre no local e população saqueia a carga antes do socorro e da polícia chegarem. Acontece pelo menos uma vez ao dia no país. Os saqueadores são moradores de bairros das cidades cortadas por rodovias. Pessoas comuns, consideradas simples, e sem passagem na policia.

Assalto a igrejas (de todos os credos possíveis). Algumas durante os cultos ou celebrações. Fora as que são saqueadas e destruídas na calada da noite. Mais de uma por dia no Brasil e em vários casos os membros ainda são torturados.

Bolsa família, que é uma ajuda governamental para pessoas que estão abaixo da linha da pobreza, são recebidas por pessoas que moram em mansões, pessoas que já morreram e pessoas com rendimento acima da média nacional. Não há informações precisas, mas consultando gente da área social acredita-se que algo acima de 30% dos recurso se perde nas mãos de pessoas malandras que não poderiam estar no programa. Pessoas consideradas de bem dentro da sociedade.

Março está chegando. Consultando contadores e gente da Receita Federal chega-se a conclusão que em torno de 98% dos brasileiros que declaram imposto terminam por sonegar alguma informação propositalmente. Sem falar naqueles que buscam notas frias para obter restituição.

Incentivos fiscais e isenção fiscal, que fazem parte da política de geração de emprego e renda para fomentar a economia das cidades e dos estados, estão sendo questionados no Brasil inteiro. Motivo: a quantidade de fraude envolvendo desde empresas fantasmas, pagamento de propina e desvios de recursos.

Entre ações da polícia, guerras de gangues, justiceiros e acertos de contas estima-se que uma pessoa com passagem pela polícia é morta no Brasil a cada 15 minutos, ou quatro por hora, algo próximo a cem por dia. E mesmo assim o número de bandidos que assaltam, roubam, sequestram e matam está crescendo mais e mais. Essa conta não bate pois quantos bandidos nascem por dia então? Um bandido a cada dez minutos?

Multa de transito: segundo matéria do G1 publicada em agosto de 2015, só na cidade de são Paulo foram aplicadas 70 mil multas por dia. Sabemos que menos de 5% dos condutores que cometem irregularidades no trânsitos são multados, já pensou isso no Brasil todo? Onde aprendemos dirigir desse jeito?

Pirataria; TV por assinatura. Pesquisa realizada pelo FNCP (Forum Nacional Contra a Pirataria) indica que 4,2 milhões de domicílios brasileiros possuem TV paga clandestina, o que corresponde a 23,2 milhões de domicílios com acesso aos canais por assinatura, dos quais 18,1% não pagam pelos serviços. O número de assinantes legais, segundo dados de junho, é de 19 milhões de clientes. Se estendermos a furtos de água, luz e sinais de internet chegamos aos tristes índices de 42% de consumidores pelo país.

Não estou abordando aqui os que colam para passar nas provas, os que vendem e os que compram certificados, os fura fila, as questões de empresas que estão envoltas com o Procon por enganar cliente, os comerciantes e compradores de votos, entre tantos outros caso.

Engraçado que quase todas as pessoas envolvidas em algum destes delitos falam que os políticos são ladrões e corruptos. Será que são os políticos mesmo ou é um cidadão cuja formação está distorcida e porventura chega na política assim como em todas as outras funções da sociedade? Seguindo nesta pegada quanto tempo levaremos para destruir este país?

Agora, vamos analisar: Que sociedade queremos no Brasil? Que tipo de homens e mulheres estamos educando? Quais valores queremos reafirmar?
Professor João Edson  

0 comentários:

Postar um comentário

Visite