domingo, 14 de fevereiro de 2016

TECNOLOGIA"Carro espião" identifica devedores do IPVA e multas em MT




transito-engarrafamenot.jpg

Um veículo Fiat Doblô adaptado é o novo equipamento de fiscalização móvel adquirido pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura de Cuiabá que, entre outras funções, poderá identificar se um veículo possui pendências com o IPVA apenas fazendo a leitura do número da placa. A nova “arma” de combate à inadimplência fiscal foi apresentada na semana passada ao secretário de Estado de Fazenda, Paulo Brustolin. 
O secretário destacou a importância de utilizar tecnologia na fiscalização para torná-la mais eficiente e evitar possíveis constrangimentos ao abordar desnecessariamente um condutor que está com os impostos em dia. A parceria depende de assinatura de convênio, para que a prefeitura tenha acesso ao sistema do Detran e Sefaz e identifique os veículos com débitos de IPVA.
Embora seja um imposto estadual, 50% dos recursos arrecadados com IPVA vão para o município onde o veículo foi emplacado. De 2011 para cá, Mato Grosso registrou um aumento de 36,34% na frota de veículos. Nesse período, o número de carros e motocicletas circulando pelas ruas ou avenidas de todo o Estado subiu de 1,3 para 1,8 milhão.
A maioria encontra-se em Cuiabá, onde houve um incremento de 13.430 veículos apenas no ano passado. Na capital mato-grossense, o número subiu de 382.102 para 395.532 (3,51%) conduções, apenas nos 12 meses de 2015. 
Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mostram que os automóveis continuam liderando o interesse dos cuiabanos. Em doze meses, a frota de carros cresceu 2,69%, ou seja, aumentou de 196.995 para 202.290. No entanto, a procura tem sido maior pelas motos, que já são 85.724 trafegando pelas vias da cidade. Neste caso, o salto foi de 4,42%. 
Os utilitários também estão na lista dos que mais sofreram evolução (9,60%) no ano passado. Mas, curiosamente, os dados do Detran revelam um interesse pelo motor-casa (espécie de casa sobre rodas), embora sejam em número bem inferiores se comparado aos outros tipos. Neste caso, a frota subiu de 36 para 46 (27,78%). 
O restante fica por conta do caminhão (11.119), caminhonete (37 mil), camioneta (15 mil), entre outros. Em Várzea Grande, cidade vizinha à capital, o crescimento foi de 4,19% (5.966), saltando de 142.312 para 148.278 veículos, em 2015. 
Com tantos carros nas ruas, o trânsito fica cada vez mais lento, especialmente nos horários de pico, e os motoristas estressados e irritados, tendo que arcar com gastos extras com combustível e manutenção. O transporte público, que poderia amenizar a situação, é frequentemente alvo de reclamação por parte da população. “Têm horas que o desafio é grande, até por que alguns motoristas não respeitam a legislação, não dão preferência, fecham cruzamentos e acabam tumultuando o trânsito”, comentou o motorista Fernando Viana, 38 anos. 
De acordo com o coordenador do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan) do Detran, Augusto Cordeiro, para este ano existe uma projeção de crescimento em torno de 5% da frota em Mato Grosso. Ele explica que o Estado tem uma característica atípica em relação ao país, uma vez que se encontra em processo de crescimento, por conta do agronegócio. 
Entretanto, conforme Cordeiro, a frota de veículos que hoje circula em todo o Estado é pequena se comparada aos números nacionais. No país, são mais de 90,6 milhões de automóveis e motos, sendo a maioria nas regiões Sul e Sudeste. 
Juntos, os estados do Centro-Oeste (MT, MS e GO), além do Distrito Federal, contabilizam 8 milhões de veículos. Cordeiro entende ainda que o crescimento da frota local é resultado de algumas políticas públicas adotadas pelo governo, como a isenção ao comprador do IPVA ao adquirir um carro zero quilômetro e, também, devido ao próprio crescimento populacional. 
Porém, chama a atenção a inadimplência. No Estado, 47% dos veículos estão irregulares por conta da falta de pagamento de impostos, como o IPVA ou licenciamento anual. 
Fonte : Diário de Cuiabá

0 comentários:

Postar um comentário

Visite