quarta-feira, 9 de março de 2016

Cadastro para Exame Online está disponível na Seduc; acesse e garanta sua vaga

Estão abertas as inscrições para realização das provas do Exame Online da Educação Básica, que envolve o Ensino Fundamental e Ensino Médio e certificação do aluno. Os interessados em qualquer município mato-grossense deverão fazer o cadastro pelo site da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) http://www.seduc.mt.gov.br, no link do Exame, para a partir do dia 14 deste mês, agendarem as provas.
No ato do cadastro, o candidato registra um e-mail e uma senha necessários para que acesse com sigilo suas informações e resultados das provas, sempre que desejar. "O e-mail será o seu login e utilizado apenas para envio do código de segurança, e após confirmado o cadastro a Seduc não enviará nenhuma outra mensagem. Servirá apenas para acessar as provas e o próprio cadastro e outras informações constantes no banco de dados do Sistema, necessárias à sua certificação ou de condição em relação aos exames", explica Luis Alberto Alves Santiago, da coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, da Seduc.
O sistema gera um comprovante de inscrição com número de protocolo, que deverá ser apresentado no momento da confirmação no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). "É com este protocolo que um Técnico Administrativo Educacional (TAE) confere no Sistema os dados da ficha de inscrição, ou seja, o pré cadastro", orienta Santiago, destacando que em caso de algum erro de informação no protocolo, o candidato deve solicitar ao TAE as correções necessárias, desde que não haja troca de área de conhecimento e/ou Modalidade.
Além disso, obrigatoriamente, antes de realizar o agendamento das provas, o candidato precisa preencher um questionário socioeconômico, classificado como pré-requisito para o processo.
Todo o processo é gratuito e as inscrições podem ser realizadas 24 horas por dia, conforme prevê o Edital 005, publicado no Diário Oficial do dia 04 deste mês. No site está disponível um modelo de pré cadastro, que exige dados pessoais do aluno. Como nome, filiação, naturalidade, número de identidade, de CPF (menos para indígenas) e etapa na qual está se inscrevendo. Além da data, local e período da prova, podendo ser o Ceja de sua cidade ou de uma cidade mais próxima da sua residência ou ainda outro da preferência do candidato.
Certificação
O Exame Online é uma oferta do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), especialmente para quem não consegue conciliar o trabalho e a educação. "A legislação garante o direito de o cidadão certificar seus conhecimentos pertinentes ao aprendizado escolar mesmo fora da sala de aula, como o autodidata, por exemplo", frisou Antônio Marcos Passos de Mattos, responsável pela organização do Exame Online.
Para o Ensino Fundamental, os inscritos devem ter idade igual ou superior a 15 anos na data da prova, independente de comprovação da escolaridade anterior. Ensino Médio a idade deve ser igual ou superior a 18 anos, também até a data da prova e independente de comprovação da escolaridade anterior. "Candidatos maiores de idade podem realizar a prova do Exame Online do Ensino Médio mesmo sem concluir o Fundamental", explicou Mattos, citando a Resolução 479/2007 do Conselho de Estadual de Educação de Mato Grosso trata do assunto.
O pretendente retido no último ano do Ensino Médio poderá se inscrever na (s) área (s) em que não obteve êxito, conforme Art. 75 da Resolução Normativa Nº 02/2009 – CEE/MT.
Provas
As avaliações serão aplicadas em todos os 23 Cejas do Estado, nas cidades de: Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Jaciara, Juína, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Rosário Oeste, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
As provas acontecem de segunda à sexta-feira, durante todo o ano (até dia 16 de dezembro). O diferencial está no horário, alguns Centros dispõem horários matutinos, outros somente vespertinos, e ainda há os que ofertam opções em dois períodos: tarde e noite.
Em caso de dúvidas, o candidato pode ligar no Ceja Cesário de Figueiredo Neto, em Cuiabá, que está como mantenedor do Exame Online. A parte pedagógica do processo é de responsabilidade da Seduc. Os telefones são (65) 3322-8754 e 0800 647-6325.
- See more at: http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/cadastro-para-exame-online-esta-disponivel-na-seduc-acesse-e-garanta-sua-vaga.html#sthash.o2DcFB2l.dpuf

0 comentários:

Postar um comentário

Visite