sábado, 12 de março de 2016

UFMT “Confronto” coloca frente a frente os candidatos à reitoria da instituição


No programa Confronto de Ideias da próxima segunda-feira (14/03) a pauta é a educação superior em Mato Grosso, mais especificamente os novos rumos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O tema é espinhoso: Qual o futuro da UFMT?
Na briga pela reitoria, quatro candidatos: João Carlos Maia (Chapa 1 - Inova UFMT), Paulo Teixeira (Chapa 2 - UFMT Mais 50), Sérgio de Paulo (Chapa 3 - Universidade Proativa) e Myrian Serra (Chapa 4 – Diálogo e Ação).
Este será o último debate antes da eleição que acontecerá na terça-feira dia 15/03. Já foram realizados debates em várias regiões do estado: Hospital Júlio Müller, em Cuiabá; no campus de Sinop, nos campi do Araguaia, no campus de Rondonópolis e no campus de Cuiabá (e Várzea Grande).

Plataforma dos candidatos

Para João Maia a inovação da universidade é o principal ponto para melhorar a instituição. “A nossa plataforma é tentar mostrar para a sociedade que nós temos competência suficiente para inovar nos nossos processos. Nós temos que ter uma universidade proativa, moderna. Estamos no século XXI, no qual as tecnologias têm que servir de base para o andamento dos processos e dos produtos que nós temos na UFMT. Então, o principal foco mesmo é ter uma universidade inovadora. É usar do nosso conhecimento para benefício da nossa academia.”, explica Maia
Paulo Teixeira afirma que tem muito trabalho a ser realizado. ”Nosso propósito principal é propor políticas para a melhoria da qualidade da nossa instituição. Ela se dá em alguns eixos: primeiramente, buscando investir na qualificação do nosso corpo docente e técnico administrativo. Nós temos apenas 66% de doutores na universidade. Vamos tentar avançar nesse quesito. Precisamos também melhorar as condições de sala de aula, de laboratório, investir em novas tecnologias de informação para melhorar também as nossas aulas. Criar um sistema de acompanhamento de egressos. Isso é importante para que a gente meça a relevância do nosso ensino, e aumente a nossa interlocução com a sociedade. A nossa proposta prevê a participação dos movimentos sociais e de entidades de classe nos nossos conselhos, Consuni, Consepe. A internacionalização é outra estratégia importante para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Nosso foco tem sido excessivamente no ensino e nós precisamos focar mais na aprendizagem. Queremos radicalizar na transparência e nos processos participativos, ainda que tenham melhorado muito nos últimos anos na universidade. Somos parceiros nas lutas dos campi do interior. Àqueles que quiserem buscar autonomia, nós estamos juntos nesse processo. Temos o compromisso de implantar um processo participativo de escolha de pró-reitores no interior... enfim, tem bastante coisa”, reforça.
Sérgio de Paulo quer uma universidade proativa. “O que quer dizer isso? Que temos uma perspectiva, um desejo da universidade assumir uma postura mais ativa no processo de desenvolvimento do país. A UFMT, principalmente, nos últimos 16 anos, que é o período que o grupo atual está na administração superior, se fechou para a sociedade. E uma característica fundamental não só da UFMT, mas de todas as universidades federais, é que elas deixaram de ser partícipes do processo de desenvolvimento do país. Ou seja, os partidos políticos que ditam os caminhos que o país está seguindo não ouvem a universidade, e as pessoas que detém o conhecimento são as comunidades universitárias. São aquelas pessoas que têm mais informação, mais esclarecimento, mais conhecimento, mais ciência. Então, deveríamos ter um papel muito mais ativo no desenvolvimento do país, e não temos, justamente porque não assumimos essa oportunidade e porque a universidade tem uma postura muito respondente”, afirma o candidato
Myrian Serra acredita que precisa haver mais diálogo. “Toda ação deve ser decidida coletivamente. A plataforma de campanha é construída com base na autonomia da universidade, que deve existir por meio de nossa democracia interna. Cada desafio deve ser superado por soluções construídas de forma coletiva e participativa para que a UFMT tenha significado para cada um de nós e para a sociedade. Propomos uma universidade com qualidade acadêmica e administrativa, pautada na melhoria das condições de trabalho e de desenvolvimento acadêmico da comunidade universitária, com a pesquisa e a extensão como eixos de consolidação para o ensino de graduação e de pós-graduação, valorizando, assim, a política de gestão de pessoas, com formação e capacitação em todos os níveis, de todos os servidores da UFMT”, finaliza.
CONFRONTO DE IDEIAS
O “Confronto de Ideias” é uma iniciativa do Instituto Mato-grossense de Altos Estudos (IMAE) e do Instituto Mark, em parceria com a TV Bandeirantes e apoio da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.
Além disso, ganhou força por meio de um grupo do aplicativo WhatsApp, intitulado “GW 100+”, formado por políticos, jornalistas, cientistas políticos, empresários e demais formadores de opinião de Mato Grosso.
(Ieda Barros - Jornalista)

(Com informações da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso - ADUFMAT)






0 comentários:

Postar um comentário

Visite