quarta-feira, 6 de abril de 2016

PREVIDÊNCIA Antonio Joaquim é eleito vice-presidente do MTPrev



O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Antonio Joaquim, foi aclamado vice-presidente do Conselho de previdência do Estado, o MTPrev. A designação unânime à autarquia se deu durante a 2ª reunião ordinária do Conselho realizada no Palácio Paiaguás, presidida pelo governado Pedro Taques. O nome do conselheiro havia sido proposto pelo Ministério Público do Estado, representado pelo procurador Paulo Prado, na última reunião do colegiado realizada no dia 17 de fevereiro.

Segundo definiu Antonio Joaquim, a responsabilidade em assumir um cargo de tal envergadura consiste no fato de que a questão previdenciária no Estado e no país mostrou ser um problema de proporções gigantescas, mas que a consolidação do Conselho e suas posteriores discussões são o início para que se chegue a uma solução. “Nós estamos tratando do futuro de milhares de pessoas e é um assunto grave sobre o qual todos nós líderes devemos nos debruçar. Há um déficit na previdência que precisa ser encarado de forma definitiva”, pontuou o agora vice-presidente do Conselho do MTPrev.

Antonio Joaquim afirmou ainda, que contará com o apoio do conselheiro Valter Albano, que em 2014 participou dos estudos para aprovação da lei do MTPrev. “A contribuição do conselheiro Valter Albano, que tem vasta experiência no assunto, será indispensável para que obtenhamos bons resultados”, afirmou o presidente do TCE-MT.

Albano atualmente preside um grupo de trabalho sobre a reforma de previdência, com discussões sobre a legislação que rege o regime previdenciário do país e quanto à liquidação do déficit atuarial. Segundo o conselheiro, a aclamação de Antonio Joaquim à vice-presidência do MTPrev tem uma representação pedagógica, extremamente importante e simbólica à Administração Pública. “Antonio Joaquim é um gestor experiente, com uma visão estratégica extraordinária e representa um órgão de controle que tem uma perspectiva a longo prazo e não se envolve em políticas partidárias. Assim, vai ajudar muito o presidente nos interesses específicos da previdência no Estado”, contribuiu.

Na solenidade, também foi eleito para o comitê de Investimento do Conselho do MTPrev o auditor público externo, Edicarlos Lima Silva, que assume o cargo ao lado de representantes da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e do Tribunal de Justiça (TJ-MT). O conselheiro substituto ligado à presidência, Ronaldo Ribeiro, foi indicado pelo presidente Antonio Joaquim a ocupar um dos cargos no grupo de estudos do regimento interno e reestruturação do MTPrev, nomeação que deve ser deliberada nas próximas reuniões do Conselho.

Segundo o suplente do procurador Paulo Prado, Arnaldo Justino, o Ministério Público (MP-MT) reconhece a solidez do Tribunal de Contas de Mato Grosso e de seus servidores para liderar a pauta das discussões previdenciárias no Estado. “Nós acreditamos que o Tribunal do Estado tem uma visão mais adiantada e detalhada da previdência do que outras Instituições. Sabendo dessa competência e responsabilidade é que o procurador Paulo Prado fez a indicação que hoje se concretiza com a aclamação do Antonio Joaquim”, finalizou o procurador

Assessoria TCE/MT


0 comentários:

Postar um comentário

Visite