Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

TCE-MT PASSA A TER EQUIPE ESPECIALIZADA NA FISCALIZAÇÃO DE COBRANÇA DE TRIBUTOS


Secex de Receita e Governo conta com uma equipe de 29 servidores, entre auditores, técnicos e auxiliares, e está sob a liderança do secretário Joel Bino Nascimento Junior
A especialização da área de fiscalização do Tribunal de Contas de Mato Grosso garante resultados imediatos em uma atividade pública que quase nunca era observada pelo órgão de controle: a gestão tributária de responsabilidade do Estado e dos 141 municípios. Com a criação da Secretaria de Controle Externo de Receita e Governo, o TCE-MT passará a fiscalizar anualmente a eficiência desses entes públicos na cobrança de impostos como o IPTU, ISS, ITBI, ICMS, ITCMD e IPVA. Também é observada a atuação dos órgãos públicos responsáveis pela gestão e cobrança da dívida ativa. Anteriormente, a fiscalização do TCE-MT tinha foco na execução de despesas.
Além de totalmente dedicada às questões de ordem tributária, a Secex de Receita e Governo tem como atribuição fiscalizar e instruir as contas de governo do chefe do Poder Executivo Estadual, o governador, e dos chefes dos Poderes Executivos Municipais, os 141 prefeitos. No caso dessas contas, o TCE-MT anualmente aprecia os processos e expede pareceres prévios circunstanciados, manifestando-se pela aprovação ou rejeição em auxílio técnico à Assembleia Legislativa e às Câmaras Municipais, que tem a competência para julgar o governador e os prefeitos, respectivamente.
A fiscalização especializada recai sobre as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Fazenda, Tesouro do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Fundeic), as secretarias de Finanças das 141 Prefeituras Municipais, bem como a Procuradoria-Geral do Estado.
Tem como atividades fiscalizatórias as instruções dos processos de contas de governo, auditorias contábeis e financeiras, e acompanhamentos de concessões e controle de incentivos fiscais, emissão de alertas relativos ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal pelos entes públicos estadual e municipais e cumprimento das metas de arrecadação.
A Secex de Receita e Governo conta com uma equipe de 29 servidores, entre auditores, técnicos e auxiliares, está sob a liderança dos servidores Joel Bino Nascimento Junior, secretário, e Alisson Francis de Moraes, Maria Felícia Santos e Micheline Fátima de Souza Falcão Arruda, supervisores de áreas temáticas.

Visite