Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

sábado, 27 de julho de 2013

PSB EM SAIA JUSTA NO MATO GROSSO

O PSB, partido que tem Eduardo Campos, governador de Pernambuco como a figura exponencial  e até mesmo como um provável candidato ao cargo majoritário do País, vem passando por uma saia justa com a denúncia contra o deputado federal Valtenir Pereira, aqui do nosso Mato Grosso.
As acusações partem de investigações elaboradas pela Policia Federal, com um empresa que já está denunciada com desviu de verba pública para implantação de Internet Digital gratuíta em vários lugares. Incluindo aqui em Mato Grosso a cidade de SINOP, com projeto em andamento.
A situação não é nada confortável, para o deputado, já que alguns integrantes do partido estão pedindo explicações do deputado federal. e alguns até mais exigentes, já pedindo o seu afastamento até que seja tudo esclarecido devidamente.
É aguardar o desenrolar dos fatos para que seja tudo esclarecido e os fatos devidamente esclarecidos.
(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail: fd.bentinho@uol.com.br)

terça-feira, 23 de julho de 2013

UMA NOVA MENTALIDADE DE TRABALHO

Anunciado pelo secretário municipal Carlos Brito, já começaram os trabalhos de limpeza das ruas do bairro Jardim Paulicéia, com a retirada do lixo e o patrolamento e encascalhamento de vários lugares.
Neste trabalho, que vem sendo acompanhado de perto, tanto pelos moradores como pelo responsável pela administração sul da prefeitura municipal, o bastante conhecido Gasolina.
Neste primeiro começa a credibilidade dos moradores dos bairros da Regional em ver que após os primeiros meses da administração Mauro Mendes tudo pode acontecer de bom e do melhor, pois até mesmo uma expectativa de asfaltamento pode vir a fazer parte dos trabalhos em pról da comunidade, e que o asfaltamento venha de encontro aos anseios de comunidade.
São fatos novos que passam a fazer parte do dia e com as melhorias, cresce a confiança e esperança dos novos administradores da municipalidade cuiabana.

MAIOR FRIO DOS ÚLTIMOS ANOS EM CUIABÁ

Com uma  temperatura oscilando entre a máxima de 17 graus e mínima de 9 graus, este dia se transformou em dos mais frios dos últimos anos na terra de Rondon, fazendo com os cuiabanos permanecem em casa e as ruas completamente vazias, nesta manhã.

Cuiabá, cuja fama de uma temperatura sempre alta e em alguns casos chegando a ultrapassar os 40 graus, hoje, nesta temperatura fria, faz com que todos procurem os agasalhos, incluindo gorros, luvas e meias grossas, além de blusas quentes para que a temperatura do corpo não venha a sentir os efeitos do frio, trazendo em consequência algumas doenças que sempre ocorrem nestes casos. Aqui também um alerta para responsáveis pelas crianças e também para com os idosos que são mais vulneráveis e que podem sofrer mais com tanto frio em nossa cidade.

Alimentação à base de caldos quentes é uma boa pedida nesta terça feira, quando os termômetros vai baixar mais um pouco segundo a meteorologia, já vem anunciando.

A Cuiabá de 40 graus, passa a ser a Cuiabá abaixo de 10 graus, nesta semana, que antecede a chegada do mês de agosto.

Os pontos de maior concentração do frio é nas proximidades do CPA, onde o vento faz com que aumente mais ainda a sensação de frio.
Enquanto aqui ainda estamos nesta situação, em algumas cidades do sul do País, se encontra nevando, parecendo mesmo com alguns lugares da Europa, onde muitos vão esquiar e assistir a neve cair, cobrindo os lugares.
(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail: fd.bentinho@uol.com.br)

PAPA FRANCISCO E SUAS LIÇÕES DE HUMILDADE

"Aprendei de MIM, que SOU manso e humilde de coração", lições do Senhor JESUS.

A escolha do nome de FRANCISCO, para marcar um pontificado que tem nas suas raízes, a grande lição de São Francisco, um que foi exemplo de humildade em toda a sua vida cristã.
Lavar as suas roupas, fazer as suas próprias refeições, ter um contato direto com a população, usar ônibus em seus deslocamentos, quando ainda arcebispo na Argentina, são exemplos que devem ser seguidos por todos quanto desejarem uma aproximação maior com os ensinamentos do nosso maior MESTRE de todos os tempos, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, que em sua permanência aqui na terra trouxe para todos a maior de todas  as filosofias de vida pautadas naquele que foi a sua maior lição, se não, vejamos algumas máximas: "APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO"; e "VINDE A MIM TODOS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS E EU VOS ALIVIAREI".
E sobre o seu novo mandamento, que traduz em todos nós, aquilo que devemos fazer para podermos viver sempre os mandamentos e as leis de DEUS, "um novo mandamento vos deixo": "AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, ASSIM COMO VOS AMEI".
Com toda a clareza e por tudo que temos visto em todos os momentos do papa FRANCISCO, aqui no Brasil e mesmo durante o trajeto de viagem, da Itália para o Brasil, usando uma avião normal de carreira, o papa FRANCISCO demonstra o seu verdadeiro AMOR aos ensinamentos do maior de todos os mestres, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO DE NAZARÈ..
Aprender com estas lições de humildade é o que deve ser feito por muitos, principalmente aqueles que receberam a missão de administrar e gerir os bens da comunidade para atender aos anseios de humanidade.
(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail: fd.bentinho@uol.com.br)

segunda-feira, 22 de julho de 2013

MUITO FRIO EM CUIABÁ...NESTA MANHÃ DE SEGUNDA

Hoje, 22/07/13, a cidade de Cuiabá amanheceu com um frio de fazer com que os agasalhos sejam utilizados por todos. Pelas 5:00 horas o vento já anunciava a queda da temperatura, que bruscamente saiu dos 32 graus, durante o domingo, para 17 graus, agora as 9:00  horas, desta segunda-feira.

Não é muito normal uma temperatura cair violentamente em Cuiabá, trazendo também um ar tristonho para a cidade, com esta neblina fina que vai tornando sombria a nossa Capital, tão famosa pelos quarenta graus.

A temperatura vai cair um pouco mais podendo atingir menos de 10 graus na madrugada de segunda para terça e permanecendo um tempo frio até o final da semana, quando os termômetros começam a subir novamente, trazendo o sol, que tanta alegra a cuiabania.

Nestes dias frios uma alimentação mais forte pode ajudar a suportar esta temperatura, que poderá trazer alguns contratempos para crianças e idosos. Por conseguinte, um bom agasalho, pode evitar resfriados e outras doenças, que costumam acontecer com o tempo frio.

Uma boa feijoada será uma boa pedida, ou mesmo uma  peixada a moda pantaneira, com muito cheiro verde e uma pimenta malagueta, esta que é tradicionalmente um prato da culinária da Baixada Cuiabana.
Vamos nessa que é bom à bessa...
(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail:fd.bentinho@uol.com.br) 

Visite