quinta-feira, 6 de setembro de 2012

AOS 70 EU MANDO EM MIM

Conhecimento e a experiência não 

podem ser ignorados devido à idade

Lendo o artigo de Roberto Pompeu de Toledo "Efeito Guilhotina", inspirei-me a apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição, PEC, que altera o dispositivo que obriga o servidor público em geral a se aposentar compulsoriamente . 
Quem o motivou a escrever o artigo foi o ministro do STF, César Peluso, que foi obrigado a se aposentar este ano por ter completado 70 anos. 
Eu, inspirado no passado, lembrei-me do meu primeiro mandato como prefeito de Sinop/MT, quando fui procurado pelo senhor Roque Canelli, um funcionário pioneiro do município, alegando ter completado 70 anos e o ex-prefeito o aposentou. 
Foi difícil para ele entender que a culpa era da Constituição e não do prefeito em questão. O nomeei imediatamente num cargo de confiança, era um belo jardineiro, plantou as primeiras árvores na cidade, passou a cuidar do Viveiro de Mudas do município, e comandar um programa de trocas de cesta básica de alimentos por uma muda de árvore. 
Cuidou daquele Viveiro como se fosse sua casa: replantou, reflorestou, cultivou, montou diversas hortas. Morreu alguns anos depois, feliz, pois dizia que a sua motivação era o trabalho. O viveiro municipal da cidade, hoje leva seu nome. 
A capacidade, o conhecimento e a experiência não podem ser ignorados devido à idade, por isso a minha proposta é que a decisão de parar aos 70 anos, seja do servidor, pois encontro nos corredores do Congresso homens e mulheres com seus 80 anos cheios de vigor e conhecimento para colaborar com o nosso País.
Encontramos nesse Brasil afora homens e mulheres com opiniões e atitudes que transformam suas comunidades, enfim, se o trabalho é braçal, ou intelectual, somos nós que devemos decidir o momento que devemos nos aposentar e abandonar uma rotina que pra muitos equivale a sua própria vida.
NÍLSON LEITÃO é deputado federal pelo PSDB/MT.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite