sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Secel e Unemat ofertam curso de qualificação a gestores municipais


A Escola de Formação em Esporte e Lazer iniciou, na quinta-feira (17.08), o curso à distância para gestores municipais do setor esportivo em Mato Grosso. A qualificação online e gratuita é uma iniciativa do programa de formação implantado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

De acordo com o professor Riller Reverdito, que representa a Unemat na coordenação da Escola, a formação à distância é mais um importante suporte ao gestor que está na linha de frente fazendo a política pública de esporte e lazer.

“Com essa primeira transmissão, inauguramos o nosso plano de formação à distância e começamos a atingir o objetivo de levar conteúdo qualificado a diferentes regiões do Estado. Fica o convite para os gestores municipais acompanharem a programação. São conteúdos que poderão ajudar na tomada de decisões e orientar a execução de políticas públicas esportivas nos municípios”, informa Reverdito, que também coordena o Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (CIPEEF/Unemat).

Com o tema Planejamento em Esporte e Lazer nos Municípios, a primeira aula online terá continuidade no dia 31 de agosto. A segunda aula será oferecida nos dias 14 e 28 de setembro e terá como tema Esporte e Lazer nos Municípios: práticas exitosas em gestão.

O terceiro módulo ocorre nos dias 11 e 26 de outubro, abordando o tema Elaboração de Projeto em Esporte e Lazer, e para fechar a programação a Lei de Incentivo ao Esporte será tratada no último módulo, que ocorre nos dias 09 e 23 de novembro.

Os conteúdos são conduzidos por especialistas em educação física, que representam a Escola de Formação de Esporte e Lazer nas regiões do Estado, e contam com a participação de professores universitários e gestores públicos.

Todas as aulas são transmitidas e ficam disponibilizadas no canal de YouTube CIPEEF – UNEMAT. Apesar de ser direcionada a gestores e secretários municipais em esporte e lazer, a formação é aberta aos demais profissionais de educação física e público em geral. 

O curso à distância é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. A certificação será garantida por meio de assinatura de lista de presença online no decorrer de cada aula.

“É mais uma etapa do Programa de Formação em Esporte e Lazer que colocamos em prática. Agradecemos ao Governo do Estado pela confiança nesse projeto da Secel, que busca levar qualificação aos gestores municipais, de modo que o acesso ao esporte e lazer esteja cada vez mais presente em todos os cantos de Mato Grosso. Agradecemos também à equipe da Unemat pela parceria nas atividades da Escola”, destaca o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

A Escola 

A Escola de Formação em Esporte e Lazer é um programa de qualificação gratuito com atividades direcionadas a profissionais da área e gestores de municípios mato-grossenses. Sua implantação integra as metas e estratégias da Lei 11.551/2021, que dispõe sobre o Plano Estadual de Esporte e Lazer. 

Criada em 2020 pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Escola garantiu cursos online no período da pandemia, durante a etapa preliminar. 

A partir de 2023, por meio de termo de fomento com a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Estadual (Faespe/Unemat), a parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso possibilitou avanços para atender demandas por regiões do Estado.

O programa inclui seminários, cursos presenciais e à distância, disseminação de boas práticas e criação de uma rede de suporte em todo o estado. Dentre os objetivos estão ainda a realização de diagnóstico do esporte e lazer nos municípios e a democratização do acesso ao conhecimento produzido na área.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite