sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


É Bem Cuiabá...


Inicio falando da grande hospitalidade desta população cuiabana de “chapa e cruz”, quando nos idos de 1983, já nos recebia com tanto amor e carinho, e de uma curta temporada  do nosso ideal, na Cuiabá de outrora, terminamos por fincar aqui as nossas raízes, neste rincão dos quarenta graus, que aprendemos a amar e respeitar.
Cuiabá, do restaurante “Três quatro, feijão no prato”, do Flutuante, do Chopão, (este ainda em funcionamento), da Praça Maria Taquara, do Porto, com suas características de cidade com atracadores de navios e barcos, do Beco do Candieiro, do Coxipó da Ponte, do Clube Sayonara e de tantas e quantas lembranças, as quais o computador da mente tem em seus arquivos memoráveis e intocáveis.
O que ouvíamos, na época da nossa chegada aqui, era de que as três melhores coisas da terra cuiabana era: jornal de fora, ar condicionado e passagem de volta, hoje já acontece um verdadeiro contraponto ao pensamento daqueles que assim se expressavam.
Era a clara demonstração (de poucos), da falta do conhecimento local ou da não conquista da terra do ouro, do folclore, das tradições, do peixe com maxixe, do rasqueado, do siriri, do cururu e de tantas coisas boas de antigamente e que perduram até hoje.
Cuiabá, que é a cidade de um dos maiores legados do Rio Cuiabá e é em suas margens que o crescimento salta aos olhos de cada visitante e da própria comunidade.
Cuiabá dos 40 graus, sendo com outras cidades uma das mais quentes deste nosso imenso Brasil.
Cuiabá, cidade de oito prédios com vários andares em 1983, hoje se descortina num grande celeiro de construções alfinetando a imensidão do céu  e onde pode ser constatado o crescimento vertiginoso, em toda a cidade.
Com avenidas largas, a cortarem a cidade em todos os sentidos, em contraste com o centro antigo, onde os casarões contam a história das construções centenárias, e intermediada por igrejas, onde a fé cristã se condensa nos momentos de busca da espiritualidade, da gente humilde e hospitaleira.
Com um comércio crescente, onde três shooping se integram ao comércio local se tornando  os pontos essenciais de encontro de uma sociedade ávida por compras ou em busca de novidades, quer seja nos cinemas ou restaurantes, assim se apresenta o comércio local.
É por isto e por muito mais que estamos agora na ponta do que: É BEM CUIABÁ...    (Bentinho – fd.bentinho@uol.com.br)

1 comentários:

  1. É muito gostoso, ouvir tão bem da cidade amada, que como outras capitais tem suas deficiencias, mas também tem qualidades que nos encantam e nos fazem sentir bem em aqui morar. Parabéns

    ResponderExcluir

Visite