domingo, 8 de abril de 2012

AÇÕES DE PROMOÇÃO À CIDADANIA MELHORAM A VIDA DA POPULAÇÃO CUIABANA




Todos somos cidadãos enquanto indivíduos que constituem a sociedade brasileira. Contudo, nem sempre as pessoas tiveram acesso aos serviços públicos. Cuiabá surgiu com o garimpo, numa busca avassaladora pelo ouro de aluvião. A atividade deu origem a cidade, que nasceu ao acaso, em meio a ruas estreitas e sinuosas. Na época, a distância aos grandes centros do país tornava tudo muito difícil para a população que aqui residia.
Mesmo depois de tantos anos, as ações de cidadania realizadas pelo Governo do Estado ainda são fundamentais para que as pessoas consigam exercer seus direitos. O Mutirão da Cidadania, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), continua sendo um dos projetos de grande relevância social, por propiciar o acesso a documentação básica para a população dos municípios de norte a sul do Estado. 
 
Uma vez por mês a população de um bairro da grande Cuiabá recebe a caravana do Mutirão da Cidadania para realização do exercício da promoção social. As pessoas podem então solicitar a emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador, Carteira de Aposentado ou Pensionista, receber material educativo, além de orientações jurídicas sobre os direitos dos consumidores e as normas de trânsito. 
 
Localizado no coração de Cuiabá, o Ganha Tempo, uma das superintendências da Setas, reúne uma grande diversidade de serviços para atender a população da Capital do Estado. O órgão já realizou mais de sete milhões de atendimentos na cidade, sendo transformando em um local de referência nas ações de cidadania. 
 
Já o trabalho em conjunto entre Governo Federal, Estadual e Municipal tornou possível o sonho da casa própria para muitas famílias cuiabanas. Nos últimos dois anos foram entregues mais de quatro mil casas na Grande Cuiabá. Dona Adarci Legal Simão foi uma das beneficiárias do Programa Minha Casa, Minha Vida. “Agora durmo sossegada, já que não preciso pagar mais aluguel”, disse a idosa que recebeu a casa no dia 29 de março, um dia antes do seu aniversário de 71 anos. 
 
O Governo do Estado estima que a Capital do Estado receba mais de 8,7 mil casas até 2014. “Estamos entregando casas populares com toda a infraestrutura possível para as famílias contempladas nos projetos de habitação. Esta é mais um das ações realizadas para melhorar a vida das famílias de Cuiabá e todo o Estado”, disse a primeira-dama e secretária da Setas, Roseli Barbosa. 
 
INCLUSÃO DIGITAL 
 
Outro programa que promove o exercício da cidadania é o Ação Digital, um projeto criado para democratizar o acesso ao mundo virtual nos 141 municípios de Mato Grosso. A iniciativa consiste na montagem de laboratórios de informática em diversos pontos do Estado para uso da população em geral. 
 
Este ano, o Ação Digital retomou sua trajetória de expansão das atividades e hoje conta com mais de 171 unidades do projeto. Só em Cuiabá, o programa já realizou mais de 229 mil atendimentos em 2012. 
 
Além de todas os programas e projetos de cidadania, a Setas realizou também a doação de 99 mil unidades de eletroeletrônicos, peças de vestuário e artigos de higiene para 73 instituições filantrópicas de Cuiabá e Várzea Grande. Os produtos são resultado de apreensões ilegais feitas pelo Estado e repassadas à população em situação de vulnerabilidade social. 
 
“A promoção do exercício da cidadania é um dever do Estado e uma meta para os gestores públicos do executivo estadual”, afirmou a secretária adjunta de Cidadania da Setas, Vanessa Rosin.
 24 Horas News

0 comentários:

Postar um comentário

Visite