sábado, 31 de janeiro de 2015

O SONORO GRITO DAS MASSAS POPULARES

Por : Bentinho
(Foto arquivo)

Ao longo da recente história brasileira, a insatisfação da população, quando atinge o seu ápice, passa a movimentar a grande massa popular em todos os níveis, num sonoro grito de que alguma coisa não vai bem.
A comunidade vem acompanhando o desenrolar de fatos que mais chamam a atenção por atingir produtores rurais, trabalhadores em várias atividades e principalmente por tentar contra a propriedade privada, impedir a máxima do ir e vir e desta forma contrariar todos os preceitos, que são cláusulas pétreas da nossa CARTA MAGNA, a CONSTITUIÇÃO FEDERAL de 1988.
O que vimos na desobstrução da área indígena na região do Araguaia em Mato Grosso, quando mais de 7.000 mil famílias foram despejadas de suas propriedades, para que fosse devolvida a mais ou menos 450 índios aquela região  desocupada, privando aos moradores até mesmo recuperar seus pertences, mexe  com a camada social e assim começam a aparecer os gritos das massas populares, em defesa da comunidade despejada.
Agora, no último dia 13/06/2013, quando a população deu mais um grito de alerta, nas concentrações em várias capitais, e quando a violência tomou conta das ruas, quando até profissionais da imprensa foram agredidos e feridos em seus próprios brios profissionais, estamos chegando a um momento que deve ser pensado e repensado e com muito carinho, pois quando acontece o grito uníssono das massas populares, algo tem que ser feito,  e como pano de fundo buscar-se o DIÁLOGO, que deve conduzir as estratégias de soluções para tantos e quantos problemas vem acontecendo a cada momento em nosso País.
Num passado, bem recente, tivemos a grande marcha dos CARAS PINTADOS, que culminou com o impeachment do presidente da República Fernando Cóllor de Melo, dos quais, os problemas não envolveram tão diretamente a população como agora vem acontecendo.
Um dos mais claros efeitos da revolta popular com os aumentos de preços, foram as concentrações em várias cidades brasileiras, demonstrando a insatisfação com os desmandos administrativos que fazem do cargo a força de comandar despejos e aumentos sem que haja  a solução imediata para tantos quantos problemas enfrentados em todos os níveis pela população brasileira.
É absurdo tentar explicar, como é que cada trabalhador brasileiro tenha que trabalhar por mais de 5 meses por ano somente para pagar impostos, e quando os resultados disto não sejam retornados em benefício, na mesma equivalência.
.
A corrupção que campeia solta em todos os níveis da administração pública, poderá vir a ser o estopim de uma revolta crescente e sem precedentes na história de nossa sociedade, com consequências das mais funestas possíveis caso, não aconteça um basta nesta situação.
Neste aspecto, o que estamos assistindo é o GRITO SONORO DAS MASSAS POPULARES, em defesa dos ideais do bem comum.

(Francisco Delmondes Bentinho – e-mail - :fd.bentinho@uol.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite