sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Em outubro, 339 estudantes conheceram atribuições do Tribunal de Contas


 

A curiosidade da estudante Ketlyn Rodrigues em conhecer mais sobre as atribuições do Tribunal de Contas de Mato Grosso não se resumiu a assistir às palestras ofertadas pelos servidores da instituição aos participantes do projeto TCEstudantil. Ela questionou, participou das ações propostas, visitou as Secretarias do Pleno e de Controle Externo de Auditorias Operacionais e ainda conheceu de perto o Plenário Benedito Vaz de Figueiredo, ocupando, na oportunidade, a cadeira em que usualmente se senta a primeira mulher a ocupar o cargo de conselheira no TCE de Mato Grosso, a conselheira substituta Jaqueline Jacobsen.

Conforme observou a estudante da Escola Estadual Estevão Alves Correa, é muito encorajador perceber que as mulheres têm ocupado altos cargos na administração de entidades, o que a motiva, ainda mais, a perseguir seu sonho de se tornar servidora pública. “Eu quero me formar em Administração e foi muito importante participar desse projeto. É interessante notar que tem mais assuntos envolvidos no julgamentos das contas, como Saúde e Educação, analisada por tantas pessoas”, relatou durante a visita da escola no dia 20 de outubro.

A jovem de 17 anos foi uma dentre 339 participantes que participaram, ao longo do mês de outubro, do projeto TCEstudantil. Além da E.E Estevão Alves Correa, participaram também os estudantes do Centro Universitário UNIC (no dia 4), da Escola Estadual João Brienne de Camargo (dia 18) e da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral (25).

De acordo com a professora de Língua Portuguesa da E.E. Pascoal Moreira Cabral, Mírian Lesbão, a aula de cidadania que acontece fora dos bancos escolares também é importante para a formação dos jovens que irão contribuir direta ou indiretamente com a sociedade. “Para os estudantes exercerem plenamente a cidadania é preciso conhecer seus direitos e deveres, conhecer as instituições e observar de perto todo esse processo”, afirmou.

Para o professor de Direito Administrativo e servidor aposentado do TCE de Mato Grosso, Manuel Ribeiro, retornar com seus alunos do curso de Direito à Instituição, que foi por longos anos a sua segunda casa, representa uma grande responsabilidade. “Hoje tenho a oportunidade de demonstrar para os meus alunos um pouco das atividades que desenvolvi aqui com muito orgulho”, pontuou.

Também em outubro, no dia 5, ocorreu no Colégio Primeiros Passos & Êxitus a Ação de Controle Social em que foram observados os desdobramentos do projeto realizado pelos alunos que participaram do TCEstudantil no dia 7 de junho deste ano. Ao todo 178 estudantes estiveram envolvidos na atividade de multiplicação das informações adquiridas pelo grupo que visitou o TCE de Mato Grosso.
 
Assessoria TCE/MT
 

0 comentários:

Postar um comentário

Visite