quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

SENADOR JOSÉ MEDEIROS COBRA SOLUÇÃO PARA DESBLOQUEIO DA BR - 162

Por : Bentinho

Usando da Tribuna do Senado do Senado o senador da República José Antônio Medeiros representante de

                                        Senador José Antônio Medeiros / MT

Mato Grosso, cobrou do Ministério da Justiça e da FUNAI, uma solução para o caso do bloqueio da BR -165, entre as cidades e Itaúba e Nova Santa Helena, onde os problemas tomam dimensões capazes de resultar em tragédia pela situação criada entre índios e caminhoneiros, neste entrave.
Com uma pauta de reivindicações os índios passaram a fechar a rodovia desde a a última sexta feira, dia 31/01/2015, proibindo a passagem de qualquer tipo de veículos, o que acarretou a revolta dos motorista de caminhões que assistem a perda de suas cargas transportadas, como frutas, verdura e animais, tendo acontecido com uma carga de porcos destinada a frigorífico e em que morreram todos os animais, devido a falta de água, comida e o forte calor, pela paralisação deste trecho da BR.
No seu pronunciamento o senador cita a importância desta BR - 163, não só para Mato Grosso, mas também para o Brasil.
Segundo alguns prefeitos da Região Norte que estiveram em Cuiabá para o Encontro com o governador  Pedro Taques e seus secretários, aa situação poderá ser palco de tragédia pelo comportamento dos índios em atuação e dos motoristas de caminões e carretas, que se sentem prejudicados em seu trabalho de transporte de bens de consumo, numa rodovia de integração nacional como é o caso da 163.
Entre os prefeitos da região, os mais preocupados com a situação são os de Itaúba e Santa Helena, onde ocorre o fechamento e de Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Matupá e Guarantã do Norte pela proximidade onde acontece este desfecho.
O prefeito de Itaúba, disse que esta situação já fez com se formasse uma fila de mais de 30 quilômetros de caminhões parados nos dois sentidos, fazendo com a cidade seja um dos locais de encontro de pessoas que procuram se deslocar para atividades quer seja particulares ou mesmo em busca de tratamento.
Uma solução só acontecerá com a intervenção dos poderes maiores da república, uma vez que as reivindicações dos índios e com a FUNAI, podendo haver a participação do Ministério da Justiça, na solução deste impasse.
O governo do estado tem se mobilizado em busca de uma solução e até mesmo o secretário de segurança pública  Mauro Zaque de Jesus, estará na Região, começando por Peixoto de Azevedo e se deslocandoàs cidades de Nova Santa Helena e Itaúba, para tomar pé da situação.
(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail  - fd.bentinho@uol.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite