sexta-feira, 6 de julho de 2012

GOVERNADOR E MINISTRO INAUGURAM EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL SEXTA



O governador Silval Barbosa (PMDB), o senador Blairo Maggi (PR), o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes e uma caravana de lideranças políticas inauguram, nesta sexta-feira, o Centro de Pesquisa da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop.

É o primeiro Centro de Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Mato Grosso, um dos principais expoentes da produção agropecuária no país. A unidade foi criada há três anos para trabalhar com tecnologias sustentáveis para sistemas integrados de produção agropecuária.

O chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, João Flávio Veloso Silva, disse, nesta quinta-feira de manhã, em entrevista coletiva à imprensa, que a estrutura foi construída com recursos do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa, o PAC Embrapa. “A estrutura física teve um custo de R$ 16 milhões. Outros R$ 14 milhões foram investidos na compra de equipamentos, máquinas e veículos, que darão suporte para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para sistemas integrados de produção agropecuária”.

Em 8.500 m² de área construída, o Centro de Pesquisa conta com 24 laboratórios multiusuários, nas áreas de sanidade animal e vegetal, fitoquímica, biologia molecular, solo, água, biomassa, sementes e mudas. As salas de trabalho foram construídas de modo a alocar a equipe de pesquisa e suporte à pesquisa sempre em duplas e com a mesma estrutura de mobiliário.

Há ainda salas de reuniões, salas de estagiários e bolsistas e espaços para pesquisadores visitantes e parceiros institucionais. Além disso, a Unidade tem um auditório com capacidade para 120 pessoas, centro de treinamento, restaurante, espaço cultural e biblioteca. No setor de serviços, galpões, garagem, oficina, posto de combustível, central de tratamento de resíduos de laboratório e de campo, casa de força e casas de vegetação completam a estrutura inaugurada.

Inspirada no barroco brasileiro, a arquitetura do centro de pesquisa levou em conta aspectos regionais, conforto térmico, integração das estruturas e aproveitamento dos recursos humanos, materiais e naturais. Parte da madeira utilizada na construção foi legalmente doada pelo Ibama e é originária de desmatamentos irregulares ocorridos na região. A ação visou dar um uso público ao ilícito ambiental.

Como forma de compensação, 320 mudas de itaúba foram plantadas na área experimental da Embrapa Agrossilvipastoril. A localização geográfica de cada uma delas está registrada em placas afixadas nas principais peças de madeira utilizadas na obra.

Ao todo, o Centro de Pesquisa da Embrapa Agrossilvipastoril tem 612 ha, sendo 580 ha de campo experimental, onde já foram instalados grandes experimentos de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF). Em outros 12 ha foi montado o Sítio Tecnológico, uma vitrine onde são expostas tecnologias da Embrapa disponíveis para o estado de Mato Grosso.

Com o foco na agricultura de baixa emissão de carbono e em indicadores de sustentabilidade, as pesquisas desenvolvidas nesta Unidade envolvem a dinâmica de carbono em solos tropicais, mudança do clima, recuperação de áreas degradadas, biocombustíveis, dinâmica de água em agroecossistemas, sanidade animal e vegetal, fruticultura, produção de sementes e mudas de espécies florestais e frutíferas, entre outras áreas.

A Embrapa Agrossilvipastoril contará com uma equipe de 35 pesquisadores, a maioria deles com o título de doutor, e ainda abrigará outros 35 pesquisadores oriundos de outras Unidades da empresa. Adicionalmente, cerca 70 empregados darão suporte à pesquisa nas áreas administrativa, transferência de tecnologia, comunicação, tecnologia da informação e de apoio de campo.

Atualmente, o Centro de Pesquisa já conta com 96 empregados, sendo 40 deles pesquisadores.
*Com informações da assessoria.
Olhardireto de Sinop - Alexandre Alves

0 comentários:

Postar um comentário

Visite