sexta-feira, 6 de julho de 2012

MINISTRO INAUGURA EMBRAPA E DESTACA FORÇA DE SINOP


A sede da Embrapa Agrossilvipastoril foi inaugurada, esta manhã, pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. Ele destacou a grande importância deste centro de pesquisas para o futuro da atividade agrícola, pecuária e florestal em Mato Grosso. "Esta unidade é uma das mais modernas do país, sendo referência e foi concebida em Sinop porque houve um agrupamento de forças", afirmou, lembrando que Sorriso também pretendia ter a unidade. "Sinop é a terra da Embrapa e agora é responsabilidade dos governantes de Mato Grosso lutar por mais investimentos", referindo-se a ampliar a estrutura em vários setores na cidade porque a Embrapa vai atrair mais moradores e investidores.

O chefe da unidade, João Flávio Veloso, destacou a história de implantação do centro de pesquisas mato-grossense e os esforços de todos - governos municipal, estadual e federal - para a concretização da instalação. Veloso resumiu que é um "sonho sendo realizado".

O presidente nacional da Embrapa, Pedro Arraes, também enalteceu a estrutura da sede sinopense onde foram investidos cerca de R$ 30 milhões - construção do centro e aquisição de equipamentos para pesquisas nas áreas agrícola, florestal e outras.

O governador Silval Barbosa, o senador Blairo Maggi, o prefeito Juarez Costa, os deputados federais Nilson Leitão Valtenir Pereira, Wellington Fagundes e os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Baiano Filho e Ademir Brunetto acompanham a solendidade.

Conforme Só Notícias informou, o centro foi construído, desde 2009, pelo governo federal, próximo ao aeroporto, e tem 8.500 m² de área construída (a área total é de 612 hectares sendo 580 de campo experimental) divididos em 24 laboratórios multiusuários, nas áreas de sanidade animal e vegetal, fitoquímica, biologia molecular, solo, água, biomassa, sementes e mudas.
Sinop passa a ter uma das maiores estruturas da Empresa Brasileiro de Pesquisa Agropecuária, na região Centro-Oeste.
Só Notícias/Alex Fama/Karoline Khun 

0 comentários:

Postar um comentário

Visite