terça-feira, 3 de julho de 2012

OS CANDIDATOS E A REALIDADE HISTÓRICA DE CUIABÁ

OPINIÃO


Após as convenções e as definições dos candidatos, e a luta desesperada por um vice, finalmente vamos conhecer os candidatos através dos programas de governo, inicia-se os debates sobre os grandes temas, e a partir das propostas facilmente conheceremos quem é quem. Pelas propostas saberemos quem é sério e responsável diante da realidade, e quem é irresponsável ou devaneador. Se o candidato mente antes de assumir o mais importante cargo público da cidade, imagine ele gerindo os problemas diário de uma cidade que é a extensão da sua casa.

Cuidado!

Um cidadão que se dispõe a candidatar a Prefeito de Cuiabá tem que conhecer e respeitar a história da cidade e do seu povo:

1 – Que ele saiba, quais foram os nossos heróis, que lutaram no Movimento Rusga, e que deram a vida pela liberdade do comércio e de livre pensamento dos cuiabanos;

2 – Que ele saiba, sobre a vida e luta dos famosos cuiabanos que estão inseridos na história do país, como: Marechal Eurico Gaspar Dutra (Presidente da República do Brasil); Marechal Candido Mariano da Silva Rondon ( Considerado Mundialmente como o Patrono das Comunicações); Gov. Dante Martins de Oliveira (Conhecido Nacionalmente como o Homem das Diretas Já, movimento pela redemocratização do país) e outros;

3 – Que pelo menos já tenham lido os livros, ouvido as nossas músicas ou tenham conhecimento dos trabalhos de homens que lutaram e lutam pela Cultura cuiabana como: Rubens de Mendonça; Silva Freire; Mestre Albertino, Mestre Inácio, Moises Martins; Lenine Povoas, Liu Arruda, Dom Aquino Correa e outros;

4 – Que conheça e respeite as tradições das festas religiosas de São Benedito, Senhor Divino e São João, que tenha o prazer de sentir os sabores e cheiros do Chá com Bolo após as missas. Que sinta saudade dos bailes na Casa de Bem-Bem, Beleca e Juja, eram festas de fazer noite virar dia e dia virar noite; que fique sabendo que o Santo Negro Benedito, é o símbolo da religiosidade desta Terra, e que por séculos fazemos festa para referenciá-lo e para relembrar aos outros que também somos uns dos povos mais religiosos, alegres e festeiros do mundo. Fazemos festas de uma semana para celebrar a santidade negra, com procissão composta de milhares de seguidores e devotos seguindo pelas ruas de Cuiabá, e lá no alto do Rosário a festa é completa, e nesses momentos reverenciamos a nossa cultura, onde se misturam músicas (rasqueado, cururu e siriri) e culinárias tradicionais (Chá com Bolo de Arroz e Fransisquito; e a noite se completa com os pratos saborosos de Maria Isabel; Farofa de Banana, Paçoca de Pilão, Sarapatel, Ventrecha de Pacu e Mugica de Pintado e Pacú seco com arroz) , e são nesses momentos que se destaca a cuiabanidade, extrapolando uma mistura de festividade com a peculiar alegria de viver, que é própria da essência dos cuiabanos:

Agora o que, que é esse,
Não importa da onde você veio,
Se quiser ser integrado,
Seja feliz e festeiro,
Se não quiser,
Lugar de gente triste e feio é de onde veio.

Este texto, antes que alguém queira intitulá-lo de xenófobo, este é um momento de reflexão e recordação dos grandes momentos vividos nesta cidade acolhedora e que hoje é considerada como a cidade das oportunidades. Todos nos somos estrangeiros, pois chegamos a esta parte do mundo através dos nossos ancestrais, ás vezes entre percalços, quem chega é bem recebido e logo é apresentado a uma nova vida. Uma vida que exige uma rápida adaptação, contornos de obstáculos, escolhas de amigos(as), e até mesmos estratégias de sobrevivências nesta terra de muito calor, mas que é compensado com o calor humano espalhado em cada esquina desta terra.

Quem vem para cá, veio por escolha própria e aqui começaram a escrever a sua vida de acordo com livre arbítrio, são novos cuiabanos que serão responsáveis por suas próprias caminhadas. Portanto, Cuiabá poderá ser o fim da sua estrada, e aqui ficará sua bagagem de vida, recheada de conhecimentos, derrotas e vitorias construída e que ficará em forma de herança aos seus filhos que serão os novos cuiabanos por conseqüência da sua escolha. Será que ao escolher Cuiabá para sua morada definitiva foi uma escolha sábia, ou os seus caminhos foram traçados ao enlaces dos caminhos de outras pessoas?

Aqui em Cuiabá todos os estrangeiros (paus rodados) são bem recebidos e com o passar do tempo, começam a assimilar os costumes locais, o sotaque, o amor a terra, e logo recebe um apelido e vira cuiabano. Mas, alguns oferecem uma forma de resistência, mantendo na íntegra os seus costumes, (por ações diferentes de um cidadão do mundo, que são pessoas que jamais desdenha a cultura e o sotaque da cidade visitada), e pelos seus próprios raivosos preconceitos, dificilmente deixarão de serem vistos como “pau rodado”, e se esse candidato que você quer escolher traz em suas atitudes esses preconceitos, fica claro que seus sentimentos são desagregadores, tenha certeza ela não está preparada para ser o melhor Prefeito para Cuiabá.

O melhor candidato será aquele que respeita a nossa história e que você possa escolhê-lo, para dar conselho ao seu filho e ser exemplo para os jovens que constituem a nova geração de cuiabanos.
Pense bem, faça muitas reflexões antes de decidir.

Aquele “nhenhenhem” aquele “lero-lero”, de dizer:

1 – Sou candidato porque amo Cuiabá mais que os próprios cuiabanos (como se fosse possível);
2 - Cuiabá me deu tudo que eu queria, e por isso tenho que devolver tudo que tenho ao povo cuiabano;
3 - Que vai mudar a temperatura de Cuiabá instalando um grande aparelho de ar condicionado central lá no Morro da Luz;
4 - Que vamos construir ou reformar o pronto socorro, para melhorar a saúde povo de Cuiabá;
5 - Que vai transformar Cuiabá na melhor cidade em coleta de lixo, que os abrigos de ônibus terão ar condicionado e que o transporte público será de excelência; com distribuição de água tratada a todos e tratamento de esgoto terá resíduo sólido e líquido zerado, e que o Prefeito ao final do seu mandato deverá apanhar um copo com água do Rio Cuiabá e beber publicamente;
6 - Esses itens serão ditos por alguns candidatos, sem responsabilidade nenhuma.
Não procrastine em questões de honra, em política faça a melhor escolha e não dê oportunidade à vitória do mal nem do vício, nem da corrupção na administração de Cuiabá. Não esperem felicidades da ação daquele político que calcou sob os seus pés a felicidade de outros.

Olhe bem na imagem dos candidatos e nas suas palavras, pois este pode estar entre os seus inimigos ou pode estar o parceiro político que administrará Cuiabá em seu nome. Dentro de uma argumentação pode estar escondido uma ação antiética ou corrupta. Mas, também através de um discurso simples e pouco rebuscado pode estar um grande líder ou um grande estadista, que será um renovador das causas sociais e você terá orgulho de dizer eu votei nele, ele honrou meu voto.

O político na sua essência é um líder natural, a sua responsabilidade existencial é muito grande, por receber esse dom divino ele nunca pode transgredir a verdade, a honestidade e o sentido comunitário.
Pense bem!
Autor: Wilson Carlos Fuá

0 comentários:

Postar um comentário

Visite