quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Secopa apresenta anteprojeto do VLT ao Geacopa no MPE


anteprojeto do VLT ao Geacopa no MPE

Os promotores do Grupo Especial de Acompanhamento das obras da Copa (Geacopa) do Ministério Público Estadual Clóvis Almeida Junior, Alexandre de Matos Guedes e Tiago Sousa Afonso da Silva e o procurador Thiago Lemos de Andrade, do Ministério Público Federal, conheceram na tarde desta quarta-feira (22) a íntegra do anteprojeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O secretário-adjunto de Infraestrutura da Secopa, arquiteto Marcelo Oliveira e o assessor especial de Mobilidade Urbana, arquiteto Rafael Detoni, responderam aos questionamentos do Ministério Público.

Pontos como acessibilidade, prazo de entrega da obra, capacidade de abastecimento de energia elétrica e valor da tarifa foram questionados pelos participantes. Além das intervenções feitas durante a apresentação, o Geacopa, segundo o promotor Clovis de Almeida Junior vai fazer outras ponderações que serão formalizadas em documento. “Temos o interesse de fazer estes questionamentos o mais rápido possível para não prejudicar o processo”, disse o promotor.

A apresentação do anteprojeto foi feita nos mesmos moldes das duas audiências públicas ocorridas na semana passada em Cuiabá e Várzea Grande. O Ministério Público ainda não conhecia a íntegra do anteprojeto, mas o promotor explicou que conheceu o estudo de viabilidade e percebeu que 90% dele foi aproveitado na elaboração.

 “Fico satisfeito com a apresentação dos senhores e reforço que é papel do MP e órgãos de controle fiscalizar todos os procedimentos para que tudo seja realizado com a maior transparência”, completou Clóvis Almeida.

O secretário-adjunto da Secopa, Marcelo Oliveira, explicou todas as intervenções no trânsito, as obras de drenagens e saneamento, inclusive esclareceu sobre as alternativas de desbloqueio para quando a cidade estiver com as obras principais em várias das  grandes avenidas.   

TRANSPARÊNCIA

Por ser um modal inédito no país e ainda ser licitado numa nova modalidade, o VLT está sendo amplamente discutido. O assessor de Mobilidade Urbana, Rafael Detoni, reforçou que essa obra representa a reengenharia de tráfego na cidade de Cuiabá e Várzea Grande. “A proposta é melhorar o transporte público e mudar o conceito, um redesenho para o trânsito”, completou.

Em dezembro, parte do anteprojeto foi apresentado a todos os órgãos de controle como Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União, representantes de Poderes e entidades como o Crea. O governador Silval Barbosa pediu a participação e contribuição de todos na implantação do modal.

“Estamos seguindo a determinação do governador Silval Barbosa, de realizar um processo transparente. É preciso celeridade, mas com absoluto respeito a todas as normas que regem estes procedimentos. Estamos enfrentando um grande desafio de realizar uma obra grandiosa como essa, que vai ser um marco para a população na melhora de qualidade do transporte público. A nossa meta é que em 24 meses o VLT esteja disponível para a sociedade usufruir já durante a Copa do Mundo”, disse Eder Moraes.

O aviso do edital do VLT foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 17 de fevereiro e no Diário Oficial da União no dia 22.
Com assessoria

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