terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

TURISMO - A INDÚSTRIA SEM CHAMINÉ




O turismo, tem em nossa região um dos maiores complexos de todo o mundo, com a maior diversidade nas áreas da fauna e flora.
Na fauna podemos citar o Pantanal Mato-grossense como um dos pontos de maior concentração de animais silvestres de todo o globo terrestre. Sendo que nesta planície a concentração de jacarés, (nome científico - caiman yacare), chega a causar espanto para estudioso do assunto, e tudo pode ser visto e checado na Rodovia Transpantaneira, que tem o seu início no vizinho município de Poconé e num trecho de mais de 100 (cem) quilômetros, cortado por córregos e riachos, onde o turista pode filmar e fotografar à vontade estes remanescentes da antiguidade.
A revoada de pássaros, incluindo aí as araras azuis,(anodorhynchus hyacinthunus) que num belo espetáculo cruzam os céus em todas as direções, fazendo algazarra. Também podemos ver as garças (casmerrodius albes) em seu habitat natural, ou em seu voo matinal em busca de alimentos e no entardecer procurando os seus ninhais, para o repouso noturno.
O tuiuiu, (jabiru micteria) seu mome cientificoa ave que representa o Pantanal Mato-grossense, e que às vezes faz o seu ninho bem à vista, pode ser fotografado em sua busca por alimentos, ou mesmo nos seus vôos, em volta de lagos e corichos.
Onças, antas, capivaras, coatis, ariranhas, cobras, entre tantos outros animais, podem ser vistos ou fotografados por turistas, em suas visitas a este local, tão privilegiado por Deus e  pela natureza.
Na Flora, a diversidade de espécimes, atrai a  visitação de cientistas de todo o mundo em busca de novidades e de espécies raras de plantas ornamentais, ou medicinais.
Em Mato Grosso os biomas, podem ser vistos distintamente, como o Panatanal,  o Cerrado e a mata Amazônica, perfazendo um verdadeiro celeiro para estudos e pesquisas em todos os sentidos.

Aqui também pode ser encontrado um manancial de águas termais em várias localidades e águas minerais, que hoje são beneficiadas (envazadas), por muitas empresas, criadas com esta finalidade.Em breve sstareos novamente voltando ao assunto, que tanto interesse desperta para turistas, entre outros. (Bentinho - e-mail fd.bentinho@uol.com.br)

jacaré do pantanal de Mato Grosso (foto - Bentinho)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite