domingo, 19 de fevereiro de 2012

AS VERTENTES NO CARNAVAL



Um pequeno relato sobre o ressurgimento da carnaval, festa popular que se tornou um dos maiores eventos mundiais e em especial no Brasil, envolvendo milhões de participantes e de expectadores pelo mundo afora, segundo pesquisas de pessoas interessadas no assunto.
Segundo estudiosos o carnaval teve a sua origem na antiguidade, relatado no livro de Êxodus, da Biblia, quando Moisés subiu ao monte para orar, por quarenta dias e os seus conduzidos, mais ou menos em torno de 2 milhões de pessoas, começaram a se impacientar e fizeram a escultura de um bezerro de ouro para adorar e brincar e dançar em volta.
Já outros, acreditam que o carnaval teve o seu nascimento no Egito Antigo, quando os agricultores, que plantavam os grãos na vazante do Rio Nilo, brincavam e dançavam para festejar a colheita e a fartura de alimentos, cujos produtos eram armazenados para alimentar a população até a nova colheita do próximo ano. 
Outros estudos também buscam conhecer a origem de uma festa que contaminou toda espécie humana, principalmente nos dias atuais, onde se confundem sociedade, riqueza, dança, história antiga e moderna e principalmente a evolução da economia, durante os quatros dias do rei Momo.               
Depois desta introdução, vamos às vertentes do carnaval, propriamente ditas.
APRESENTAÇÕES CARNAVALESCAS
Determinado grupo de pessoas fazem dos quatro dias, momentos de muita descontração, com danças e músicas e onde o escultural feminino tem a conotação maior da sensualidade  colocada à mostra, nas escolas de samba ou nos blocos carnavalescos. A musicalidade, travada nos enredos busca levar os participantes a um tipo de participação física que contamina a todos e proporciona contorções de todas as maneiras, que chamam a atenção dos expectadores, através da visão local ou dos canais de imagens, pelo mundo afora.
RETIROS ESPIRITUAIS
Outro grupo, o de evangélicos busca a concentração em retiros espirituais, onde se praticam estudos bíblicos, discussões sobre os temas bíblicos, consagrações (jejuns e abstinências), e orações. São momentos de muita paz, de muita harmonia espiritual e principalmente de aprendizagem de assuntos, onde podem existir dúvidas. Estes retiros são programados com antecedência e são bastante procurados, principalmente pela juventude evangélica.
VINDE - VEDE
Os católicos, principalmente em Cuiabá, busca a harmonia espiritual, participando nas igrejas, com eventos de liturgia e estudos e outros já vem participando ativamente da concentração do evento VINDE - VEDE, que este ano está sendo realizado, no local onde o Papa, João XXIII, celebrou a missa quando de sua visita ao estado de Mato Grosso e especialmente a Cuiabá.
Resultados
O evento do carnaval envolve muitas atividades, o que também provoca atitudes que não condizem com as brincadeiras, como acidentes de trânsito, brigas, agressões sexuais, bebedeiras fora do normal, roubos a residências entre tantos outros delitos, (com saldos negativos, em todos os sentidos, principalmente para a saúde),cometidos em beneplácito do carnaval, a maior festa popular da história da humanidade, segundo comentaristas atuais. (Bentinho – e-mail: fd.bentinho@uol.com.br )

0 comentários:

Postar um comentário

Visite