quinta-feira, 19 de abril de 2012

SECRETARIA DE CULTURA REALIZA CONEXÃO NACIONAL DE ARTES DE MATO GROSSO




A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, em parceria com o Sebrae-MT, traz ao público cuiabano, de 25 de abril a 30 de maio, a Conexão Nacional de Artes de Mato Grosso. Sob a curadoria da professora e crítica de arte Ludmila Brandão, a exposição reúne obras dos artistas Yuri Firmeza, do Ceará, Flávia Vivacqua, de São Paulo, e dos mato-grossenses Adir Sodré e Gervane de Paula. 
 
Flávia Vivacqua traz ao público cuiabano, dois de seus trabalhos: a instalação performática “Gole d’Água – o cotidiano do sentir” e a exposição fotográfica “Pegadas”. Yuri Firmeza traz a instalação performática “Ação 4”. Adir Sodré, a exposição “Sleeping”. E Gervane de Paula expõe “O caso dos 2 vestidos”.
 
O lançamento da exposição acontece no dia 25 de abril, a partir das 18 horas, na Galeria da Secretaria de Estado de Cultura, local onde os trabalhos ficarão expostos até o dia 30 de maio. Os temas, abordagens e estilos variam, mas segundo Ludmila Brandão há um elo entre as obras que estarão em exposição, este elo é a “intensidade”.
 
“Estamos falando de intensidades subjetivas, impossíveis de serem medidas, ainda que plenamente perceptíveis”. Segundo Ludmila Brandão, temos dificuldade para descrever as situações intensas. Ela afirma que nos faltam palavras e, às vezes, o que nos resta dizer é “muito forte isso”.
 
A curadora da exposição vai mais longe e afirma que as intensidades são “prova de vida”. “Todos passarão por intensidades diversas, alguns mais, outros menos. Mas são elas que rompem a rotina, o dia a dia marcado pelos atos e gestos repetitivos, e tornam a vida suportável. A arte contemporânea é capaz de provocar intensidades dolorosas, insuportáveis, trágicas, extasiantes, epifânicas, amorosas, delicadas e pacificadoras”, afirma Brandão.
 
Dentro da programação do evento ainda constam outras atividades. São oficinas e palestras que trazem ao público reflexões sobre a arte contemporânea. As atividades serão ministradas pelos artistas e especialistas em arte contemporânea, que estarão em Mato Grosso, através da parceria da Secretaria com o Sebrae.
 
Nos dias 20 e 21 de abril acontece a oficina “Dispositivos da Imagem e Arte Contemporânea”. A oficina visa apresentar e problematizar os novos dispositivos da imagem a partir de referências de artistas, filósofos e teóricos. Entre os temas abordados está a relação entre o cinema e a arte contemporânea.
 
No dia 24 de abril acontece o seminário “A Conexão Nacional das Artes Visuais com os Negócios” no Salão Nobre do Palácio da Instrução. O seminário inicia às 19 horas e reunirá as palestras “A Cadeia Produtiva das Artes e Suas Conexões” e “Tendências e Perspectivas do Mercado das Artes Visuais”, além do painel “Experiências e Debates – conversa com artistas”. 
 
A Palestra “A Cadeia Produtiva das Artes e Suas Conexões” terá início às 19 horas e será ministrada por Mônica Novaes Esmanhotto. A palestrante trabalha no mercado de arte desde 2005, atuando na área comercial, estratégica e de comunicação. Sua experiência internacional inclui estágio no Guggenheim Museum em Veneza em 2006 e o curso em Art & Business da Sotheby's Institute of Art de Londres, em 2010. Também é gerente do Projeto de Promoção Internacional e Exportação da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT). 
 
“Tendências e Perspectivas do Mercado das Artes Visuais” é a segunda palestra da noite, que terá início às 20 horas e será ministrada pela pesquisadora e gestora da área cultural, Ana Letícia Fialho. A palestrante é Doutora em Sociologia da Arte pela École des Hautes Etudes em Sciences Sociales/Paris, mestre em Gestão e Desenvolvimento de Projetos Culturais na Universidade de Lyon II e professora da pósgraduação em Economia da Cultura da UFRGS e pesquisadora-associada do projeto Globalization of High Culture, na Universidade de Amsterdã. 
 
E para fechar o seminário, o público participante também poderá participar do painel “Experiências e Debates”, com os artistas em exposição Adir Sodré, Gervane de Paula, Flávia Vivacqua e Yuri Firmeza. 
 
No dias 25 e 26 de abril é a vez da artista e educadora Flávia Vivacqua realizar a oficina “Arte, Ecológica e Movimentos Culturais”. A oficina traz à discussão as relações possíveis entre a produção artística, o meio ambiente e o seu contexto hoje. Acontece no horário das 19 às 22 horas, no Pavilhão das Artes. 
 
A Conexão Nacional de Artes de Mato Grosso é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o SEBRAE-MT, e conta com o apoio da Opaktan Consultoria e Assessoria. 

24 Horas News

0 comentários:

Postar um comentário

Visite