quarta-feira, 6 de junho de 2012

IPVA DE PLACA FINAL 0 COM DESCONTO DE 5% DEVE SER PAGO ATÉ SEGUNDA-FEIRA


Como em anos anteriores, junho é o mês de vencimento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de carros com placas final 0 (zero) em Mato Grosso. Entretanto, no exercício de 2012, os descontos no respectivo valor variam conforme a data da efetivação do pagamento no mês de vencimento.

 
Assim, quem possui veículos com placas final 0 tem até segunda-feira (11.06) para efetuar o pagamento à vista com desconto de 5%. De 12 a 20 de junho, o contribuinte poderá efetuar pagamento em cota única com desconto menor, de 3%.
 
De 21 a 29 de junho, o contribuinte poderá optar pelo recolhimento integral ou parcelado (em até três vezes), mas sem desconto. No caso da opção pelo parcelamento, a primeira cota deverá ser quitada até dia 29 de junho. Após o dia 29, o IPVA deverá ser pago integral com acréscimos legais (correção monetária, juros e multas). 
 
COMO PAGAR
 
O Documento de Arrecadação (DAR-1/AUT), com o valor para pagamento do imposto, pode ser emitido pelo próprio contribuinte no portal da Secretaria de Estado de Fazenda (www.sefaz.mt.gov.br), no menu IPVA (lateral esquerda da página). 
 
O contribuinte também pode retirar o DAR-1/AUT para recolhimento do IPVA nas unidades informatizadas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT). Nos municípios onde não houver unidade do Detran ou, se houver e a unidade não for informatizada, o contribuinte pode se dirigir à Agência Fazendária do seu domicílio fiscal para retirar o DAR-1/AUT.
 
Entretanto, se o contribuinte emitir o DAR pela internet, a taxa de serviços estaduais é R$ 4,62. Caso opte por retirar o documento no Detran ou nas Agências Fazendárias, a taxa é R$ 23,13.
 
ONDE PAGAR
 
Os pagamentos relativos ao IPVA, qualquer que seja sua modalidade ou exercício de referência, podem ser efetuados mediante a apresentação do DAR nas instituições financeiras credenciadas. O veículo em atraso do IPVA não pode ser licenciado.
 
O calendário de vencimento do IPVA 2012 termina neste mês. Em janeiro venceu o prazo pagamento do imposto de veículos de placas final 1; em fevereiro, de finais 2 e 3; em março, de 4 e 5; em abril, de finais 6 e 7; e em maio, de finais 8 e 9.
 
A tabela com os valores médios de mercado de veículos para efeitos de apuração da base de cálculo do IPVA, o calendário de pagamento e outras informações relativas ao imposto para o exercício de 2012 estão disponíveis na Portaria n. 340/2011-Sefaz.
Redação 24 Horas News

0 comentários:

Postar um comentário

Visite