terça-feira, 8 de março de 2016

Políticas públicas para Coxipó do Ouro são debatidas em reunião com moradores

O deputado Wilson Santos (PSDB) está a frente do debate e quer garantir a realização de um plano diretor para o distrito. Instituto Memória é parceiro do projeto Redescobrindo o Coxipó do Ouro – Rumo aos 300 anos.

ALLINE MARQUES/ Secretaria de Comunicação


Dep. Wilson Santos participa da reunião do Projeto Redescobrindo o Coxipó do Ouro (Foto: Marcos Lopes/ALMT)
O desenvolvimento de políticas públicas para a região do distrito do Coxipó do Ouro, que envolve 13 comunidades, foi debatido durante uma reunião ampliada entre moradores, lideranças da região e autoridades do estado e também município de Cuiabá. Liderada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), a reunião debateu sugestões de ações e apresentou  o projeto Redescobrindo o Coxipó do Ouro – Rumo aos 300 anos.
O Instituto Memória da Assembleia Legislativa é um dos parceiros do projeto e coordenará junto com os idealizadores, Valdeque Taques e Selma Costa, as ações que visam à melhoria na região que, apesar de sua importância histórica, tem sido esquecida ao longo dos anos e sofre com a falta de políticas públicas.
Isis Catarina, do Instituto Memória, ressalta que a primeira missa de Mato Grosso foi realizada no Coxipó do Ouro, em 1721, dois anos após a chegada dos bandeirantes. Ela lembra ainda que foi através desta comunidade que ocorreu a colonização de toda essa região central do país.
Wilson Santos, professor de história, destacou que o Coxipó do Ouro é mais antigo inclusive que Cuiabá, o estado de Mato Grosso, Goiás Velho e Rondônia, que surgiram após a colonização desta região.
O parlamentar fez questão de ressaltar que não fará nenhuma promessa e sugeriu a realização de um plano diretor para o distrito, que fará um raio-x completo da localidade, pontuando as necessidades e o que deve ser feito para alcançar o desenvolvimento sustentável.
O tucano planeja destinar emenda para realização deste estudo, que deverá ser orçado em pelo menos R$ 100 mil. Para realização do plano diretor, todas as 13 comunidades seriam envolvidas e participariam do planejamento.
A reunião contou com a participação de representantes das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura, Agricultura Familiar, além da presença de servidores das secretarias municipais de Cultura e Desenvolvimento Urbano.
Os moradores aproveitaram a oportunidade para elencar os problemas da região como a questão de falta de asfalto, ambulância, infraestrutura, segurança pública, além de fazer  reivindicação para incentivo ao turismo e cultura na região.
No próximo dia 3 de abril será realizada uma sessão especial no distrito que levará o Legislativo estadual e municipal, além de autoridades também do estado e município para debater com a população e tratar de ações reais. Isis destacou as potencialidades da região, mas enfatizou que é preciso sair da história e entrar na realidade. “É um momento histórico que precisa ser aproveitado e estamos aqui para colher a responsabilidade destes representantes do estado e município para garantir ações reais que tragam de fato melhorias à comunidade”.


Mais informações:
Secretaria de Comunicação Social
Telefone: (65) 3313-6310 / 3313-6680

0 comentários:

Postar um comentário

Visite