quinta-feira, 5 de abril de 2012

ORQUESTRA DE MAO GROSSO LANÇA DVD NO ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ COM O TRIO PESCUMA, HENRIQUE E CLAUDINHO





Assessoria/SEC-MT
OEMT lança DVD no aniversário de Cuiabá com o trio Pescuma, Henrique e Claudinho
OEMT lança DVD no aniversário de Cuiabá com Pescuma, Henrique e Claudinho
Em comemoração aos 293 anos de Cuiabá, a Orquestra de Mato Grosso sobe ao palco do Cine Teatro Cuiabá acompanhada do trio Pescuma, Henrique & Claudinho para uma importante apresentação da série de Concertos Oficiais em homenagem a capital mato-grossense. Os ‘clássicos populares’ que serão exibidos em uma única récita no dia 8 de abril, domingo, às 19h, tornaram-se referências do rasqueado mato-grossense, ritmo dançante que, invariavelmente, agrada os amantes da música popular.
Devido a grande procura de ingressos para o concerto especial no aniversário de Cuiabá, a Orquestra do Estado de Mato Grosso e o trio Pescuma, Henrique & Claudinho farão uma apresentação extra, às 21 horas, no Cine Teatro Cuiabá. Os bilhetes para a segunda sessão já estão disponíveis na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá e custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Sobre as apresentações, Henrique, um dos componentes do trio diz: “Esse show-concerto no aniversário de Cuiabá vai ser um presente para a cuiabania, para as pessoas que gostam de orquestra e da música regional brasileira e cuiabana. Nós vamos estar juntos com o maestro Leandro nesta festa. Com certeza vai ser um marco o aniversário de 293 anos de Cuiabá. Vai agradar em cheio. Vai ter muita repercussão esse show porque muitas pessoas nem imaginavam essa união de Pescuma, Henrique & Claudinho com a Orquestra do Estado de Mato Grosso, ainda mais nesse belo DVD”.

O repertório, além de desempenhar temas da música mato-grossense, como ‘A Lua’ e ‘Dinheiro custa a ganhar’, passeia por pérolas da música brasileira de diversas regiões como ‘Casinha Branca’ de Elpídio dos Santos, e ‘Querência Amada’ de Teixeirinha.  A apresentação que comemora o aniversário de Cuiabá também conta com composições marcantes de Pescuma, em parceria com importantes nomes da música popular brasileira, caso de ‘Tá faltando alguém aqui’, composta junto a Zezé Di Camargo, tema da cinebiografia ‘2 Filhos de Francisco’, além de ‘Sinhá Rita’, escrita por Pescuma e Marques Caraí.

Dois dos maiores sucessos do trio enriquecem ainda mais o repertório de abril: ‘Pixé’, uma parceria entre Pescuma e Moisés Martins, exalta diversas práticas sociais de Mato Grosso, tais como a culinária, o linguajar, festejos e danças regionais. É uma canção repleta de tradições e que imprime, de certa forma, a identidade mato-grossense. E uma das canções mais emblemáticas do estado, ‘É Bem Mato Grosso’, composição fruto da parceria entre Pescuma e Ulisses Serotini, tornou-se tema diário da TV Centro América - filiada a Rede Globo em Mato Grosso. É muito conhecida para além das fronteiras do estado e completa esse repertório comemorativo, especialmente rearranjado para a festa que celebra o aniversário da cidade.

O espetáculo que comemora o aniversário de Cuiabá foi criado em 2008 quando a Orquestra do Estado de Mato Grosso, em parceria com o trio Pescuma, Henrique & Claudinho, gravou seu terceiro DVD – Cantos do Brasil -, por ocasião da posse do então novo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Exmo. Sr. Conselheiro Antônio Joaquim, em um espetáculo aberto ao público, na Praça das Bandeiras, em Cuiabá. A nova prensagem do DVD motivou a retomada da parceria e a apresentação especial desse espetáculo que inclui novas peças e arranjos num dia tão especial para a capital de Mato Grosso. “Para nós, que sempre fazemos shows com bandas, foi uma experiência única fazer essa gravação junto com a Orquestra. Foi muito legal, sucesso de público. Esse DVD, foi para nós mais um aprendizado da cultura brasileira. Foi maravilhoso”, diz Henrique.

O DVD Cantos do Brasil – apesar de esta ser a segunda edição - será lançado no concerto que comemora o aniversário de 293 anos de Cuiabá. “Teremos a oportunidade de fazer esse show/concerto ao vivo que pode ser um start para uma turnê de Pescuma, Henrique & Claudinho e a Orquestra do Estado de Mato Grosso, tão bem conduzida, administrada e regida pelo maestro Leandro Carvalho, um jovem talento da regência nacional e porque não dizer, mundial. O maestro Leandro Carvalho tem uma empatia muito grande com a cultura regional. Poder estar com ele e dividir o palco do Cine Teatro Cuiabá com a Orquestra do Estado de Mato Grosso é um orgulho para nós. Ainda mais numa data fantástica que é o aniversário da nossa capital, a cidade que a gente tanto ama. Eu tenho certeza: Não vai dar para quem quer e vai ser um espetáculo maravilhoso”, antecipa Pescuma.
Realização

A Temporada 2012 da Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Patrocinadores: Eletrobras Eletronorte, Instituto Votorantim, Votorantim Cimentos, Bimetal e Lei de Incentivo a Cultura. Apoio: Localiza, Fisk Inglês e Espanhol, Amazon Hotel, Soul Propaganda e Sistema FeComercio/ SESC/ SENAC.
SERVIÇO

O quê: Concerto comemorativo ao 293° aniversário de Cuiabá - Lançamento do DVD Cantos do Brasil
Quando: 8 de abril às 19h (SESSÃO EXTRA ÀS 21H)
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Informações: 65 3027-1824
www.orquestra.mt.gov.br


PROTÁSIOS DE MORAIS
Assessoria/OEM

0 comentários:

Postar um comentário

Visite