terça-feira, 24 de abril de 2012

GRUPO TENTA RESGATAR INTEGRANTES DE QUADRILHA EM DELEGACIA



Ação foi frustrada por policiais da Derf; 

bando roubava caixas eletrônicos.


Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf) passaram por momentos de tensão, na manhã de domingo (22), quando suspeitos rondaram o local, na tentativa de resgatar integrantes da quadrilha presa no último sábado (21), durante a Operação Furacão.
Nove dos dez integrantes da quadrilha que roubava bancos e caixas eletrônicos estão presos em celas da Delegacia, aguardando os mandados de prisão preventiva serem expedidos pela Justiça. Um deles está preso na Delegacia de Gurupi, em Tocantins.
Segundo a delegada Elaine Fernandes, que participou da operação, o cadeado das celas chegou a ser rompido, mas ninguém conseguiu escapar.
Apesar disso, ela garantIu que o local é seguro e apenas após a conversão das prisões temporárias em preventivas é que os suspeitos serão encaminhados para uma penitenciária com um esquema mais forte de segurança.
“Houve apreensão de um veículo e um suspeito foi ouvido e liberado, porque nada foi encontrado com ele que o incriminasse. Mas aqui é um lugar seguro e adequado”, afirmou a delegada, durante entrevista coletiva na segunda-feira (23).
Operação Furacão
As investigações começaram há dois meses e cinco suspeitos ainda estão foragidos. A delegada Elaine Fernandes afirmou ainda que as investigações apontam a participação de uma grande empresário do Estado, que seria um financiador do quadrilha.
O inquérito ainda não foi concluído, mas os suspeitos irão responder pelo crime de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, uma vez que utilizavam as quantias roubadas para adquirirem veículos e imóveis e montarem empresas.
O grupo realizava planejamentos para executar os crimes e dividia muito bem as tarefas, chegando a montar uma base no local onde seria praticado o delito, independentemente do Estado onde o crime fosse praticado.
Após os planos serem montados pelo líder e vice-líder da quadrilha, os “executores materiais” partiam para a ação, recebendo para tanto suporte logístico e como financeiro dos demais membros do bando.
As últimas ações da quadrilha investigada foram o arrombamento a três caixas eletrônicos – ocorrido na madrugada do dia 16 de março de 2012, no Shopping Leste, em Porto Velho (RO) – e o roubo a um caixa eletrônico do Banco do Brasil, instalado no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no município de Gurupi (TO).
Neste último caso, os suspeitos renderam o vigia e arrombaram o terminal eletrônico, usando um maçarico. Ao todo, a quantia roubada foi de aproximadamente R$ 70 mil.
Além da delegada Elaine Fernandes, participaram da operação os delegados Fausto Freitas e Carlos Américo, bem como 20 investigadores, três escrivães e policiais da Delegacia de Patrimônio de Porto Velho (RO) e Delegacia Especializada em Investigação Criminal (Deic – TO).
LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO - OLHARDIRETO

0 comentários:

Postar um comentário

Visite