sexta-feira, 27 de abril de 2012

PICO DE PRODUTIVIDADE CHEGOU A 85 SACAS DE SOJA POR HECTARE NA SAFRA 2011/2012




Na contramão da média da produtividade de 52 sacas por hectare da safra 2011/2012, alguns produtores que investiram em tecnologia de sementes chegaram a ter alto desempenho no campo com a colheita de 85 sacas por hectare utilizando a TMG 132 RR, variedade da soja da Tropical Melhoramento & Genética (TMG) desenvolvida em parceria com a Fundação MT.
Há mais de duas safras esta é a cultivar mais plantada em Mato Grosso. Resistência à nematoide de cisto é uma das principais características desta semente. No estado há registro de alta ocorrência de nematoides. Estima-se que 80% das áreas cultivadas estão infestadas.
Um dos que investem nas tecnologias é o produtor Domingos Sávio Xavier, da região Sul do estado. Na área cultivada com a TMG 132 RR a produtividade foi de 85 sacas por hectare (ha).
Marisa Rietjens, produtora da região de Itiquira, faz parte dos que estão satisfeitos com o desempenho da cultivar que ocupa o primeiro lugar no ranking dos materiais geneticamente modificados. O rendimento da TMG 132 RR numa área de 205 hectares alcançou 75,5 sc/ha.
O Grupo Bom Futuro também comemorou os bons resultados das cultivares TMG. Suas lavouras estão distribuídas em várias regiões do estado. Em uma fazendas cultivadas no município de Campo Verde, com 620 hectares a produtividade da TMG 132 RR foi de 71,30 sc/ha.
“Produtor que não quer ter prejuízos com nematoides deve procurar utilizar cultivares de soja com resistência aos principais nematoides: cisto e pratylenchus”, alerta Adalberto Basso, supervisor de Desenvolvimento de Mercado da TMG. 
Além da resistência ao nematoide de cisto, a TMG 132 RR tem ampla adaptação podendo ser cultivada em diversas regiões do Brasil. Sua arquitetura facilita o controle de pragas e doenças. Estes fatores auxiliam para obtenção de altíssimos rendimentos. 
No portfólio da TMG há outras cultivares resistentes a outros tipos de nematoides.
De Rondonópolis - Débora Siqueira

0 comentários:

Postar um comentário

Visite