sábado, 10 de março de 2012

MUNICÍPIOS DE MATO GROSSO LIDERAM CASOS DE AIDS NO PAÍS


 
O mais recente Boletim Epidemiológico Aids-DST divulgado pelo Ministério da Saúde revela que Rondonópolis (60º) e Primavera do Leste (100º) estão entre os municípios brasileiros que apresentaram as maiores taxas de incidência de casos de Aids por 100 mil habitantes. Ainda em sua versão preliminar, o relatório mostra outro dado preocupante: Mato Grosso é 10º e Cuiabá 14ª entre os 26 Estados e a capital federal na mesma estatística.
Considerando o Centro-Oeste, com 17,4 em incidência por grupo de 100 mil habitantes, Mato Grosso ficou a apenas 0,2 abaixo da média nacional. Nos casos da doença em jovens de 15 a 24 anos, perde para Goiás e está muito à frente de Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, nesta ordem.
Outro detalhe que chama a atenção é que, ainda nesse grupo e em segundo lugar, a transmissão pela exposição sanguínea foi responsável por 36,2% dos casos, atrás da relação sexual. "Nesse caso, a categoria ‘sanguínea" é dividida em usuários de drogas injetáveis (UDI), hemofílico e transfusão, e seu índice pode ser revertido com menos dificuldade se tornarmos mais apurados os exames de sangue", observou o vice-líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos (PR).
Ele propôs que passe a ser obrigatória a realização do teste de HIV em todos os exames sanguíneos realizados em Mato Grosso, pelo SUS - Sistema Único de Saúde - ou em laboratórios via convênio público. Segundo o Projeto de Lei n° 76/2012, se o resultado do HIV for positivo a Secretaria Estadual de Saúde deverá receber informação oficial e sigilosa para o incluir nas estatísticas oficiais de saúde. O portador da doença também deverá ser comunicado.
Segundo a Organização da Saúde, o vírus da Aids já matou mais de 25 milhões de pessoas pelo mundo desde o seu descobrimento nos anos 80. A Coordenação Estadual de DST/AIDS do Amazonas estima que, para cada caso confirmado, existam outros quatro desconhecidos pela falta do exame. Essa estatística pode ser ampliada se for considerada a "janela imunológica" ou o intervalo de tempo entre a infecção da pessoa pelo vírus da Aids e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue.
No segundo caso, o período de identificação do contágio pelo vírus depende do tipo de exame e da reação do organismo do indivíduo. Na maioria dos casos, a sorologia positiva se constata de 30 a 60 dias  da exposição ao HIV, mas existem casos em que esse período chega a seis meses. Em seu endereço eletrônico "aids.gov.br", o governo federal afirma que "a epidemia no país é concentrada". Todos os números citados no Boletim Epidemiológico Aids-DST foram notificados no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) e declarados no Sistema de Informações de Mortalidade (Sim). Eles também estão nos Sistemas de Controle e Logística de Medicamentos (Siclom), e de Exames Laboratoriais (Siscel).
Fonte: Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

Visite