domingo, 4 de março de 2012

LEVANTAMENTO APONTA QUE CUIABÁ É A CIDADE COM MAIS RUA UM NO PAIS


Conforme os Correios, existem 75 ruas nomeadas como “Rua Um”. 
Trocar nome de rua é possível, mas só após a aprovação dos moradores.


Cuiabá possui mais ruas com nomes de 'Rua Um' do que cidades como São Paulo (Foto: Marcelo Ferraz / G1)Cuiabá possui mais ruas com nomes de 'Rua Um'
do que São Paulo (Foto: Marcelo Ferraz / G1)
Cuiabá é a cidade do Brasil que mais usa números para dar nome às ruas dos bairros. Segundo a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, na capital existem 75 logradouros – espaços públicos - com a denominação “Rua um” e 72 com o nome de “Rua dois”.
Um levantamento com mais de 710 mil registros de ruas apurou que no Brasil o logradouro mais comum é “Rua Dois”, com mais de 1.534 ruas, seguido de perto pela “Rua Três”, com 1.513. No levantamento, Cuiabá ficou na frente de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Conforme os Correios, a capital possui 46 logradouros nomeados de 'Rua Dois' ou 'Rua Três'. As demais cidades são Belo Horizonte (MG), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ), com uma média de 41 logradouros para a "Rua Dois" e 36 logradouros para "Rua Três". Os moradores do bairro Recanto dos Pássaros, localizado em Cuiabá, ficaram surpresos com o total de ruas com a denominação “Rua Dois” e “Rua três”, já que no bairro também existe essa numeração crescente das ruas. “Esses nomes das ruas não refletem o nome do bairro. Aqui o bairro chama Recanto dos Pássaros, assim, as ruas teriam que ter nomes de pássaros, com beija-flor, sabiá e canarinho. Esses nomes estariam de acordo com a visão ambiental de Cuiabá. Seria menos burocrático, do que esses nomes sem vida”, ressaltou o jornalista Lorenzo Falcão.
Mesmo com muitos nomes de ruas repetidos, na capital existem bairros que ainda nem foram oficializados. De acordo com o diretor regional adjunto dos correiros, Dilson Antônio Lacádio Rosa, mais de 50 bairros em Cuiabá não recebem correspondências dos correios, pois não são reconhecidos por parte da prefeitura.
“As unidades dos correios não conseguem entregar a encomenda ou a correspondência, porque os bairros não preenchem os requisitos necessários”. O diretor salientou ainda que o Código de Endereçamento Postal (CEP) é fundamental para a instituição identificar a residência e fazer corretamente a entrega. “O nome da rua e do bairro é importante, mas o CEP é peça chave para que a entrega seja feita com segurança em cada casa”, alertou o diretor.

A prefeitura municipal de cada cidade é responsável por cadastrar e regulamentar os registros dos munícipes, bem como numerar e nomear as ruas e os bairros. Conforme o secretário de controle interno da Câmara Municipal de Cuiabá, Eronides Dias Luz, antes do Executivo sancionar essa identificação, o Poder Legislativo municipal deve aprovar os projetos para realizar a identificação das residências.

Sob a reclamação do morador do bairro Recanto dos Pássaros, Eronildes explicou que a mudança precisa da ajuda da população. “Os vereadores podem aprovar projetos que nomeiam ruas e bairros. Entretanto, quando o projeto trata-se de mudança dos nomes das ruas é necessária uma aprovação prévia dos moradores daquela região, onde a rua está localizada”, explicou o técnico legislativo.

Do G1 MT

0 comentários:

Postar um comentário

Visite