domingo, 26 de fevereiro de 2012

AS TURBULÊNCIAS QUE ASSOLARAM CUIABÁ E MT NOS ÚLTIMOS DEZ DIAS

ARTIGO
Francisco Delmondes Bentinho
Nos últimos 10 (dez) dias, Cuiabá e Mato Grosso passaram por alguns momentos de turbulência que deixa a população em regime de expectativa, pelo que possa acontecer.
Um dos assuntos mais comentados, discutidos e ainda em fase de processo na justiça é o caso da SANECAP, que foi privatizada e já entregue, pelo Poder Executivo Municipal, à Empresa vencedora do certame, para administrar por 30 (trinta) anos o sistema de abastecimento de água e esgoto da Capital. É um assunto que ainda não está bem definido, pelos meandros da definição judicial do processo.
Também no Poder Executivo Municipal, ainda bastante comentado o assunto férias do prefeito Chico Galindo, pela sua substituição em que assumiu o presidente da Câmara Municipal vereador Júlio Pinheiro, já famoso pela experiência anterior no mesmo cargo, quando mandou para a Câmara Municipal  o projeto de privatização da SANECAP que até hoje vem causando dores de cabeça, para muitos.
Agora, já assumiu mandando um aumento considerável para os funcionários comissionados e secretários municipais. No entanto, as coisas ficam bem, pois a comunidade cuiabana, ordeira e bastante passiva assimila tudo numa grande tranquilidade.
Já no Poder Executivo Estadual, as coisas mudam de figura e de secretários, já com o primeiro secretario a sair o jornalista Osmar Carvalho, da Secretaria de Comunicação Social e já com a nomeação do substituto. que assumirá, na próxima quarta-feira.
                                      
                                         Jornalista Bentinho com o deputado Romualdo Júnior
O deputado estadual Romualdo Júnior, (PMDB) que é líder do governo, fez declarações de que o governo precisa enxugar a máquina e com isto, acabar com secretarias e órgãos da administração direta. Citou, ele as secretarias de Esporte e Lazer, de Cultura, de Acompanhamento Intermodal de Transportes e  MT - Gás.
Foi o estopim, para que os partidos, cujos titulares são filiados saissem em defesa dos seus companheiros e dos compromissos assumidos lá atrás. Ninguém quer perder espaço, num determinado momento. Um dos que levantaram a bandeira em defesa da não extinção das secretarias foi o deputado estadual Emanuel Pinheiro, que é secretário do PR, que comanda 2 (duas) das secretarias citadas e o MT-Gás.
O PP, partido ao qual é filiado o deputado estadual Antônio Azambuja, e que tem como estrela maior no estado o deputado federal Pedro Henry, também saiu em defesa do seu companheiro e pela não extinção da secretaria, principalmente pelo momento atual, em que Cuiabá é uma das sedes da COPA 2014.
Estes são alguns problemas que deverão ser analisados, discutidos e solucionados pelo governador Silval da Cunha Barbosa, depois de ouvir as bases de sustentação do seu governo. Em março, as definições e decisões serão tomadas e pode acontecer uma reforma administrativa governamental, que venha dar mais tranquilidade para se trabalhar.
Como a COPA 2014 é o assunto do momento e que vai movimentar em todos os sentidos, não só Cuiabá, mas toda a Baixada Cuiabana e o Estado no seu todo, quer seja financeiro, social esportivo e político, levando Mato Grosso para grandes conquistas em todos os campos de atividades, vem gerando uma série de conflitos, que só podem atrapalhar e mesmo atrasar as os projetos e prejudicar o andamento das obras necessárias.
Agora mesmo, um desconforto causado por discusso do senador da República Pedro Taques, na tribuna do Senado provocou uma reação do Secretario Eder Moraes, com muita determinação, o que poerá trazer consequências não muito boas para o andamento dos trabalhos da COPA 2014. Muito bem colocado o artigo de Maurício Munhoz - "EDER, TAQUES E DIÓGENES, para acabar com divergências e se buscar o bem comum, que é maior do que todas as contendas.
Outro assunto bastante comentado foi a divulgação de matérias, por um canal de comunicação, que coloca dúvidas quanto aos trabalhos efetuados até agora, e com um ataque a todos nós, cuiabanos ou não, mais que residimos aqui, e de que entre 10 habitantes, 9 são favelados, numa verdadeira afronta a todos nós.
O que podemos concluir é que um grande legado será deixada para a população cuiabana, mato-grossense e do Brasil, quando um País, como o nosso é escolhido para um dos maiores eventos do mundo que é a realização de uma copa mundial de futebol. (Bentinho - e-mail: fd.bentinho@uol.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite