terça-feira, 13 de março de 2012

"I CUIABÁ EM CENA" TERÁ PARTICIPAÇÃO DO GRUPO TEATRAL MOITARÁ



Na próxima terça-feira, 20 de março, iniciam as atividades do ‘I Cuiabá em Cena’, projeto que durante seis dias ocupará o espaço cênico do Cine Teatro Cuiabá, além de outros espaços alternativos, com a realização de espetáculos de teatro, performances temáticas, oficinas, palestra e mesa redonda. Todas as atividades são gratuitas e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do CTC.
A abertura oficial acontece às 20h, e logo após, às 20h30, o Grupo Teatral Moitará, do Rio de Janeiro, apresenta o espetáculo de teatro ‘Quiprocó’. Trazendo a ludicidade do universo cultural brasileiro, a montagem cria ‘tipos’ genuínos cheios de sonhos, crenças e costumes, e contempla o espírito festivo dos brincantes, a inventividade dos contadores de causos e a criatividade de sobrevivência do povo brasileiro.
Mostra Local
De quarta-feira (21) a domingo (25), acontece a Mostra Local que reúne espetáculos de teatro e performances temáticas de grupos, companhias, atores e atrizes atuantes em Cuiabá e Várzea Grande. Além de apresentarem-se no Espaço Cênico do CTC, os participantes também exploram espaços alternativos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Praça Alencastro.
A mostra reúne duas performances que trazem como tema a vida de Maria Taquara: ‘Maria Taquara em Foco’ do performer Wagton Douglas, no dia 21, às 20h, no Espaço Cênico do CTC, e ‘Negras Memórias’ do performer Stênio Soares, no dia 22, às 20h, no espaço do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Já os espetáculos de teatro são cinco e têm temática variada. A Cia Tok-kya-ty apresenta, no dia 21, às 20h30, a peça ‘Maria... Meu Bem...’ que traz, por meio de uma viagem por cartas, as situações rotineiras vividas por Maria Taquara. No dia 22, às 20h30, a Cia Vostraz de Teatro mostra no palco do CTC, a peça ‘O Circo’ que traz no enredo dois ilustríssimos personagens do mundo infantil: os palhaços. No dia 23, às 20h, o grupo Entrevia de Teatro encena o drama de dois irmãos em ‘Muito Além das Borboletas’, no Espaço Cênico do CTC. Já no dia 24, às 18h, o Grupo Tibanaré leva a peça ‘Andarilho das Estrelas’ para a Praça Alencastro, misturando poesia com intervenção teatral. Encerrando a mostra local, no dia 25, às 20h, a Confraria do Atores apresenta ‘Rusga’, no Espaço Cênico do CTC, peça que relata acontecimentos do episódio homônimo que teve como palco a Cuiabá de 1834.
Capacitações
No dia 21, iniciam duas capacitações, uma dedicada a interpretação e outra a performance. Quem ministra a Oficina de Interpretação ‘Treinamento do ator com a linguagem da máscara teatral’ é o professor e ator do Grupo Teatral Moitará, Venício Fonseca. A capacitação oferece 30 vagas, e é direcionada a atores e atrizes com experiência e acima de 18 anos de idade. As aulas acontecem de 21 a 25 de março, das 09h às 13h. Já a Oficina de Performance “O Corpo Performativo”, será ministrada pela atriz, performer e teórica da performance, Eleonora Fabião. As aulas acontecem de 21 a 24 de março, das 14h às 18h. São oferecidas 15 vagas, direcionadas a atrizes, atores, performers, artistas plásticos, acima de 18 anos. As inscrições para ambas as oficinas estarão disponíveis de 1º a 20 de março, no foyer do CTC, de terça a sexta-feira, das 14 às 18 horas.
No dia 24 de março, sábado, às 14h, será realizada a Mesa Redonda ‘Representação de Classe no Teatro em Mato Grosso’, atividade que possibilitará um reencontro com o fazer teatral, acerca da política e da representação de classe. Já às 19h30, a atriz, performer e teórica da performance, Eleonora Fabião, ministra a palestra ‘Performance e Teatro: Poéticas e Políticas na Cena Contemporânea’. A mesa redonda e a palestra são abertas a todos os interessados. Todas as atividades de capacitação são gratuitas e acontecem no Espaço Cênico do CTC.

Redação 24 Horas News 


0 comentários:

Postar um comentário

Visite