sábado, 17 de março de 2012

SENAR VAI OFERECER CURSOS PARA 100 MIL TRABALHADORES RURAIS ESTE ANO

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) pretende oferecer em 2012 capacitação profissional para 100 mil trabalhadores do campo em Mato Grosso. A previsão é do presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, que foi nomeado nesta semana membro do Conselho Nacional do Senar, órgão ligado à Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Segundo ele, o Senar credenciou mais de 100 instituições a realizar cursos de capacitação de mão de obra. O Serviço está atuando em parceria com o governo do Estado de Mato Grosso por meio do Mutirão Rural de Cidadania.
"Este ano já passamos por quatro cidades e oferecemos cursos para mais de seis mil pessoas. Queremos dar um 'gás' em Mato Grosso e capacitar mais trabalhadores", projeta.
Em 2011, cerca de 40 mil pessoas receberam algum tipo de treinamento para atuar na produção agropecuária.
Uma das dificuldades que os empreendedores rurais encontram atualmente é encontrar profissionais habilitados a trabalhar em diferentes culturas e manejos distintos e que dominem novas tecnologias do agronegócio.
"Hoje não tem gente preparada para atender às demandas do setor prosdutivo. Temos um grande gargalo a enfrentar. Queremos fazer a interação entre técnicos e os trabalhadores rurais. Corremos contra o tempo", frisou.
O Senar dispõe de um orçamento de R$ 25 milhões para 2012. O dinheiro é arrecadado junto ao produtor rutal, que destina a um fundo 0,2% de sua produção.
Brasília - Vinícius Tavares

0 comentários:

Postar um comentário

Visite